O índice de movimento direcional ADX médio é um apontador de tendências. O mesmo ajuda a determinar se há uma tendência no preço,isto é, uma tendência no mercado, mas também encontrar quais são as forças envolvidas: ou seja, se a evidência do tendência está aumentando ou diminuindo. Possuir um tipo de ferramenta como esta em mãos é uma ótima opção para os traders que precisam entender o comportamento do mercado. Estamos falando de um dos indicadores mais conhecidos que existem e que foi inventado por Welles Wilder para medir a força de uma tendência ou para analisar melhor a transição de um estado de tendência e de não tendência, incluindo congestionamentos e movimentos laterais.
Conhecendo mais sobre o ADX
O método do Índice direcional médio DX mais simples de negociação baseado no sistema de movimento direcional envolve a comparação de dois indicadores de direção desenvolvidos por J. Welles Wilder: o + DI (indicador direcional positivo) do período quatorze e o -DI (indicador direcional negativo) também de período quatorze. Para muitos traders experientes trata-se de um indicador muito preciso para medir a tendência de uma ação ou de um índice de mercado. Para realizar o método que mencionamos, desenhe os dois indicadores sobrepostos no gráfico (geralmente com uma linha tracejada) e, em seguida, + DI é subtraído de -DI ( o mesmo é mostrado no gráfico na forma de uma curva contínua).
Como utilizar o indicador DX
É importante enfatizar que o ADX possui valores que, por sua definição, podem assumir valores entre zero e cem, mas valores acima de sessenta a setenta são realmente muito raros. Tendo o DX em um movimento bastante irregular, é preferível usar sua média móvel como descrito abaixo. Para os interessados em criar o Índice direcional médio DX, o índice é definido por uma série de fórmulas, não complexas, mas na verdade numerosas e tediosas. Desta forma, a tendência é muito menos irregular e frenética e é mais legível. Para uma discussão exaustiva, refiro-me ao livro “Novos conceitos em sistemas técnicos de negociação”, de J. Welles Wild. A tendência do ADX representa a força da tendência.
Aqui vou me limitar a descrever sua construção sem oferecer fórmulas matemáticas bem definidas do ponto de vista formal. O indicador ADX, cujo cálculo requer o preço de fechamento, máximo e mínimo de cada
período, pertence à classe dos chamados “osciladores”, indicadores que se movem dentro de uma faixa de valores entre zero e cem. No entanto, tenha cuidado para não também representa a direção. Embora as flutuações do indicador ocorram dentro desse intervalo, o ADX raramente excede o nível de sessenta. Valores altos do ADX indicam que a tendência atual é forte, mas pode ser tanto para cima quanto para baixo. O + DI e -DI indicarão qual das duas tendências está em andamento.
Se o valor do índice Índice direcional médio DX for menor que vinte, isso indica uma tendência fraca, enquanto que se o valor exceder quarenta, isso indica, pelo contrário, uma tendência forte. Observe que valores de índice acima de quarenta podem indicar uma forte tendência de queda e uma forte tendência de alta. Portanto, o índice de movimento direcional médio indica apenas a força, a robustez, a tendência, não sua direção.