O setor financeiro e econômico é repleto de indicadores e ferramentas que visam facilitar a compreensão não somente do comportamento do mercado, como uma série de outros aspectos. Hoje falaremos especificamente de um indicador muito levante, o indicador adiantado. Mas afinal, o que é Indicador principal ou adiantado? Antes de mais nada, como o próprio nome sugere, este apontador está diretamente ligado a estatísticas que devem prever o futuro de uma atividade econômica futura. Portanto trata-se de um instrumento de previsões com base em dados concretos.
Definição do indicador principal ou adiantado
O Indicador principal ou adiantado é um dos principais indicadores na análise dos gráficos, que indica uma reversão de tendência potencial antes que ocorra. Indicadores são ferramentas capazes de mostrar (medir) o progresso de um fenômeno que é considerado representativo para análise e são utilizados para monitorar ou avaliar o grau de sucesso, ou a adequação das atividades implementadas. Geralmente expressa de forma quantitativa, coincidindo com uma variável ou composta de diversas variáveis, capaz de resumir a tendência do fenômeno a que se refere.
No caso do Indicador principal (ou adiantado) estamos falando de um recurso que prevê acontecimentos com base nos dados colhidos. Precisamos deixar claro que o indicador em si não é o fenômeno propriamente dito, mas representa e resume o comportamento de um fenômeno mais complexo que devemos monitorar e avaliar. Por essa razão ele deve ser sempre entendimento como um instrumento de análise técnica. O Indicador principal (ou adiantado) sempre vai procurar identificar o acontecimento antes que de fato o mesmo ocorra. O sucesso nas negociações muitas vezes vai dependem de uma combinação bem pensada de indicadores econômicos complementares que irão se relacionar.
O objetivo do indicador adiantado
Um dos principais alvos que os negociantes aumenta ao utilizar este indicador é a possibilidade de prever os preços futuros. Para isto é possível observar as mínima,as máximas, fechamentos e aberturas que aparecem no gráfico de análise técnica. O intervalo de tempo também faz toda a diferença no estudo do comportamento do mercado em questão. O termo em Inglês para os indicadores adiantados é “leading indicators”, e tais indicadores são classificados como indicadores de momento, pois acompanham em tempo real as mudanças que ocorrem nos valores dos ativos.
Portanto, ao descrevermos a definição de Indicador principal ou adiantado, não podemos esquecer que os mesmo são realizados com base em taxas de variações dos preços, e por esta razão sinalizam o melhor momento para uma possível compra ou venda de uma forma muito veloz, ao contrário dos chamados “lagging indicators”, que nada mais são do que os indicadores considerados mais “atrasados”, por se tratarem de indicadores de tendências ou médias móveis. Portanto o indicador adiantado serve como um complemento para outros sinalizadores.
O indicador adiantado acaba confirmando os sinais e isto facilita bastante a vida dos negociantes, que podem identificar uma boa oportunidade de compra ou venda mais rapidamente. Vale ressaltar que existem diversos indicadores de momento ou adiantados.