O Índice Ifo de Clima de Negócios da Alemanha (da The German Information and Foschung) é um dos apontadores mais relevantes do setor. Através deste é possível chegar a um panorama da situação vigente tanto dos negócios quando do bloco econômico ao qual a Alemanha faz parte a Zona do euro. Nos tempos modernos os índices têm desenvolvido um papel cada vez mais necessário, já que em um mundo globalizado, onde tudo acontece em uma velocidade absurda, ter acesso a dados atuais que revelam a real situação econômica, seja de um setor ou de um país inteiro, é de suma importância para os negociantes e investidores que querem entender como o mercado funciona no momento.
Do que se trata o Ifo
Estamos falando de um índice mensal que averigua as expectativas das empresas em relação aos negócios para o próximo mês. É um apontador que mostra o humor atual das empresas, em razão de sua efetivação mensal. Economistas e investidores do mundo todo consultam o Índice Ifo de Clima de Negócios Alemão como uma ferramenta para compreender o que está acontecendo no setor econômico da Alemanha, bem como na Zona do Euro, já que a Alemanha atualmente é considerada por muitos a maior potência deste bloco, e esta posição se tornou ainda mais clara depois do anúncio da saída do Reino Unido da Zona do euro.
Por exemplo, índice de clima de negócios alemão Ifo ficou em 99,6 em março, superior a 98,5 no mês passado e excedeu as estimativas de consenso em 98,7.
Como o Ifo é feito
O Ifo é popularmente conhecido também como índice de Munique, sua realização é organizada pela The German Information and Foschung e a pesquisa baseia-se em sete mil companhias. As pesquisas e os resultados são processados mensalmente e esta característica faz do indicador uma ferramenta de conhecimento da situação do mercado mais atualizada possível, já que a cada mês é possível realizar comparações com os meses anteriores, tanto do mesmo ano quanto de anos que antecedem, para que os especialistas possam calcular o que a Alemanha espera para os meses seguintes.
Como os resultados do Ifo devem ser interpretados
Quando os número são maiores do que o que foi esperado, devem ser tidos como positivos para a moeda Européia unitária (o euro), no entanto quando os valores são abaixo do que foi esperado, é um sinal ruim para a situação do euro. Por se tratar de um índice de baixa complexidade é muito fácil compreendê-lo e saber o que este está apontando. Sempre que o Índice Ifo de Clima de Negócios recua é um sinal de que as empresas estão mais frágeis, ou vulneráveis a situação do euro, ou seja, as questões que pairam em sua comunidade economia (a Zona do euro) tem um poder maior de impacto nos negócios locais. As comparações a partir dos resultados mensais do índice são um excelente recurso.
Vale lembrar também que, embora a Alemanha seja atualmente considerada a “locomotiva da Zona do Euro”, existem especulações de que a sua produção industrial irá diminuir consideravelmente nos próximos anos. Fatores como falta de mão de obra qualificada e uma série de outros problemas estão sendo questionados por diversos estudiosos do Velho Continente. Portanto saber as previsões mensais do Ifo da Alemanha é um recursos muito positivo para tentar contornar os possíveis problemas. Para se ter uma idéia, no mês de março de 2019, em uma avaliação econômica atual, foram atingido 103,8 pontos no mês reportado, em comparação com 103,4 e 102,9 no mês anterior (fevereiro).