Talvez você seja um novato no setor de finanças e esteja se perguntando o que é gráfico de barras. Antes de mais nada, precisamos enfatizar que o mercado financeiro deve muito às facilidades trazidas pelo gráfico de barras. Antes do gráfico de barras os estudiosos tinham que se aventurar em gráficos de linhas, muito mais complicados de serem compreendidos. Com a utilização dos gráficos de barras a vida do trader se tornou muito mais fácil, principalmente no que diz respeito a análise técnica. De fato tanto o gráfico de barras, quanto o de velas faz com que os negociantes consigam identificar padrões de comportamento no mercado de uma forma muito mais simples e imediata.
Aprender a interpretar gráficos de barras definitivamente não é uma tarefa difícil, já que o recurso tem um layout bastante visionário. A seguir explicaremos a definição de gráfico de barras.
Gráfico de barras: O que é
Uma das primeiras dúvidas que os traders novatos se deparam é certamente o que é o gráfico de barras, e como ele pode ser compreendido. O gráfico de barras ele é idêntico ao gráfico de velas Japonesas e esta informação pode ser confirmada assim que clicamos na plataforma de análise técnica na parte de gráfico de velas. A diferença entre ambos é que o preço de abertura no gráfico de barras sempre será encontrado ao lado esquerdo da barra, enquanto que o preço de fechamento sempre será encontrado ao lado direito da barra. É possível também observar o preço máximo e o mínimo. Podemos descrever o gráfico de barras como o mais importante instrumento de análise técnica nas negociações.
E esse fato se dá pois é através do memso que podemos observar tudo o que está acontecendo no mercado, como por exemplo as tendências, o preço máximo, ou mínimo, a melhor hora de fechar ou abrir uma posição. É justamente através dos gráficos, e neste caso precisamos incluir o gráfico de velas, o de arras e o de linhas, que o trader ter acesso a todas as informações necessárias para que ele tenha condições de montar estratégias de negociação e entender o que deve ser feito para tomar as melhores decisões. Se pararmos para imaginar como seria o setor financeiro sem a opção dos gráficos de barras para realizarmos a análise técnica, tudo parece ser muito inviável.
O gráfico de barras é uma ferramenta de estatística utilizada para realizar análise em diversos setores da sociedade. Aliás, até mesmo graduações da área de humanas costuma estudar brevemente como interpretar um gráfico de dados, já que estudos sociais costumam envolver também estatísticas a respeito de fatores socioeconômicos e políticos, que aliados a análise oferecida por um gráfico de barras, se tornam muito mais fáceis de serem interpretados. Portanto, podemos dizer que o gráfico de barras bar chart, não é um instrumento de uso exclusivo do traders, ao contrário, tem sua utilização amplamente difundida nos mais diversos setores de estudo e atuação, ao redor do mundo.
Principais características de um gráfico de barras
Existe alguma características que são peculiares dos gráficos de barras, e os distinguem dos demais. tais como:
- O gráfico de barras (bar chart) costuma apresentar as informações de forma mais clara, por exemplo, é muito fácil identificarmos os picos e as mínimas no gráfico de barras;
- Cada barra vai significar um dia inteiro de negociações, e as barras são bem definidas, facilitando definitivamente a visão dos traders;
- Nas barras podem existir “traços”, normalmente pequenos. Esses traços costumam se espalhar, se posicionado no lado esquerdo ou no lado direito de cada barra do gráfico;
- Uma barra costuma possuir quatro elementos: o traço localizado no lado esquerdo da barra (que aponta o preço de abertura), o traço do lado direito (que aponta o preço de fechamento), o topo (o início, que é a parte mais alta da barra e significa as máximas) e o final da barras (que aponta a mínima);
- A depender do tipo de mercado financeiro, gráfico de barras é adequado para comparar vários valores. O eixo da dimensão mostra os itens da categoria sendo comparados, enquanto o eixo da medida mostra o valor de cada item na categoria. Na imagem os valores de dimensão correspondem a diferentes regiões: Norte da Europa, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Espanha e Alemanha. Cada região representa um valor de dimensão e tem uma barra correspondente. A altura da barra corresponde ao valor da medida (vendas) para diferentes regiões.
- No bar chart (gráfico de barras) é possível encontrar mais elementos do que em alguns outros gráficos, e entre os elementos que podem ser encontrados estão: a variação intradiária dos preços, o preço de abertura, o preço de fechamento;
- Através do mesmo é possível realizar comparações mais complexas de dados usando barras empilhadas ou agrupadas. Para esta operação é necessário usar duas dimensões em uma medida.
- O gráfico de barras é um dos recursos mais utilizados pelos analistas, pois seus elementos são bastante visuais. Portanto é muito mais fácil de determinar o comportamento dos preços.
A substituição do gráfico de barras pelo gráfico de velas (chart candlestick)
O gráfico de barras trading foi amplamente difundido na década de noventa, e pouco a pouco tornou-se popular em todo o mundo. No entanto, como tudo nesta vida passa por evoluções e se estamos falando e mercado financeiro, devemos ressaltar que é um mercado cuja tecnologia da informação beneficia todos os dias; assim como outros recursos o gráfico de barras também está sendo substituído (ou aperfeiçoado) pouco a pouco. Ainda sim muito analistas mais experiente optam por continuar utilizando o gráfico de barras, sem contar nos livros de estudos vindo dos Estados Unidos, que ainda abordam muitas estratégias através de uma visão fornecida pelo gráfico de barras. Portanto a importância deste recurso para o mercado financeiro é realmente inegável.
Contudo precisamos reconhecer que o gráfico de velas Japonesas dominou o mercado financeiro.O gráfico de velas japonesas está sempre associado à negociação on-line. O gráfico de castiçal japonês é considerado o melhor tipo de gráfico a ser usado para negociação on-line. Entre as várias ferramentas gráficas, candelabros são aqueles que têm a tradição mais longa e possuem uma disseminação mundial. De fato, através do comerciante japonês candlestick pode obter um monte de informações úteis para pesar suas decisões de investimento. O sucesso dos gráficos candlestick, na verdade, é independente do discurso comercial do Cfd e diz respeito a todo o universo de leitura do investimento, assim como o gráfico de barras foi um dia.
Até agora, a plataforma de negociação de qualquer corretora oferece a oportunidade de usar um gráfico de velas japonesas. As origens desse tipo de gráfico são muito antigas. Os primeiros gráficos de velas, na verdade, surgiram há cerca de quinhentos anos no distante Japão.