Através deste presente artigo, iremos explicar o que são métodos de Gann. Estes métodos tiveram origem através das teorias e dos estudos de William Delbert Gann. É interessante memorizarmos este nome, já que Gan possui uma série de estudos de extrema importância, e utilizados até os dias de hoje. Para se ter uma idéia de sua relevância para o mercado financeiro, muitos o chama de o “Nostradamus” deste setor. Logicamente nada que ele escreveu é resultado de adivinhação, mas sim de muito estudo, prática e dedicação. Pensa em um estudioso que conseguiu aliar com sucesso os estudos de Geometria, Religião, Matemática, Astrofísica e Astronomia. Este foi um dos feitos de William Gann. Aliás, o livro religioso mais vendido do mundo, a Bíblia, foi uma das inspirações que Gann, que passou a levar a sério muitas das informações encontradas e busca por respostas científicas.
A seguir veremos um pouco mais de seu perfil, antes de entrarmos na definição do indicador gann.
Os métodos de Gann
A Teoria de Gann, conhecida nos países de língua Portuguesa como “métodos de Gann”, é um de seus estudos para a análise técnica do instrumento financeiro. A bolsa de valores, por exemplo, é um mercado financeiro que se beneficia muito com tais métodos. A teoria de Gann, é considerada uma das análises técnicas mais estudadas em todo o mundo. Mas do que se trata? Ela afirma que os mercados financeiros são governados por princípios geométricos precisos e que os preços seguem uma tendência errática, dominada por um equilíbrio geral que faz flutuações previsíveis e controláveis.
Como mencionamos anteriormente, foi graças a dedicação do matemático a diversas áreas de estudo que foi possível que o mesmo chegasse a tantas conclusões com embasamento científico. Em geometria, por exemplo, William Gann chegou a conclusão de que seu fundamento passa pelas seguintes formas geométricas: círculo; triângulo; quadrado. A partir destas, outras formas podem ser formadas, portanto, estas podem ser consideradas as formações mais básicas da Geometria, de acordo com uma das teorias de Gann. Essas figuras geométricas são usadas pela teoria estabelecida por Gann para medir as duas variáveis mais importantes nos mercados: tempo e preço.
Por mais que tal afirmação nos dias de hoje parece bastante óbvia, na época em que Gann viveu não existia essa compreensão. Portanto, se hoje temos acesso a essa informação, é graças William Gann. A sua obra mais conhecida, sem sombra de dúvidas é o livro “45 anos em Wall Street”. A obra foi escrita no final da jornada de seu negociante e depois de várias publicações anteriores, Gann descreveu todas as suas experiências diretas nos mercados financeiros e desenvolveu parte de sua teoria em forma escrita. Muitas estratégias são traçadas por traders da bolsa de valores graças ao conteúdo desta obra, que hoje é bastante popular em todo o mercado financeiro.
O suporte e a resistência na teoria de Gann
Gann também calculava os níveis de apoio e resistência usando as retratações divididas em oitavos e para chegar à construção de tais níveis ele se referia àqueles elaborados pelas teorias de Dow e Fibonacci. Assim como as teorias de Fibonacci, que antecedem bastante os métodos de Gann, as teorias de Gann são baseadas em boa parte em estudos que podem ser comprovados. Após uma longa série de estudos, o comerciante americano criou “seus” níveis de suporte e resistência chamados “linhas Gann”, que ligam preço e tempo. Sua experiência como comerciante fez toda a diferença, assim como Leonardo de Pisa, que ajudava o pai no comércio.
A importância das teorias de Gann
Como já dizemos, William Gann revolucionou a forma de fazer negócios, ou melhor, as análises técnicas financeiras. Dentro da análise técnica, existem vários métodos utilizados pelos comerciantes para gerar sinais confiáveis de compra e venda em um determinado instrumento financeiro. Ainda hoje, um método amplamente utilizado e considerado entre os mais confiáveis é o desenvolvido por William Delbert Gann. Seus métodos de Gann aliados às ferramentas gráficas que hoje o mercado financeiro tem em mãos são excelentes ferramentas de análise, que fazem toda a diferença na hora das negociações.
A teoria de Gann é bastante complexa e baseia-se na natureza cíclica dos eventos financeiros, no estudo de séries históricas, bem como em referências bíblicas e astrológicas. Ou seja, abrange diversas áreas de estudos diferenças, e talvez este seja um de seus principais diferenciais. Por essa razão nós explorado apenas uma visão geral resumida das teorias, já que seria praticamente impossível abordá-la em sua plenitude e profundidade.
FAQ sobre teorias de Gann