O franco do CFA (Comunidade financeira Africana) é a unidade monetária de quinze Estados Independentes do continente Africano. É representado pelo código ISO 4217: XOF e foi introduzido a partir do ano de 1945, com o fim da segunda guerra mundial, nos territórios onde estavam as colônias da França na região. Atualmente as seguintes nações fazem o uso da moeda: Togo, Senegal, Benim, Níger, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gabão, Chade, República do Congo, República Centro-Africana, Guiné Equatorial e Camarões. A seguir veremos as principais características do franco do CFA bem como sua história.
A divisão da moeda
Para facilitar a identificação da moeda, bem como sua organização, a mesma é “dividida” em CFA da África Central (Gabão, Chade, República do Congo, República Centro-Africana, Guiné Equatorial, Camarões) e CFA da África Ocidental (Togo, Senegal, Benim, Níger, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Costa do Marfim). Como podemos ver, o franco da parte ocidental é utilizado em uma quantidade maior de países, que ao total são oito. Embora a diferença entre ambos seja muito pouca, já que a parte Central vem com sete estados independentes fazendo o seu uso.
A entidade responsável pela emissão do franco CFA de África ocidental é o Banco Central dos Estados Oeste Africano (BCEAO). Um dado interessante sobre a parte Central é que somente a Guiné Equatorial (ex colônia da Espanhol) adotou a moeda mais tarde, em 1984, e na parte ocidental, a Guiné-Bissau foi adotar a moeda onete em 1994 como sua unidade monetária oficial. Atualmente a moedas em circulação são as seguintes: 1, 5, 10, 25, 50, 100, 200, 500. E as notas são: 500, 1000, 2000, 5000, 10000 francos. A divisão é em cêntimos.
Valor da moeda
O valor da moeda é bastante baixo, para se ter uma idéia, o franco do CFA para euro em uma comparação é de para cada um euro, são 655,960 francos CFA. A região sofre com a inflação a muitas décadas e este problema parece a cada ano aumentar. Podemos dizer que tanto o CFA da África Ocidental quando o CFA da África Central são a mesma moeda e portanto, atravessam pelas mesmas crises financeiras. Já em uma comparação do franco do CFA para real, 1 franco vale 0,006977 em reais brasileiros.