O termo no inglês “market maker” em uma tradução literal, significa “fazedores de mercado” ou “formadores de mercado”, mas afinal de contas, qual é a função real de um market maker? E qual é a sua importância dentro do mercado?
É possível encontrar market maker que operam realizando vendas e outros que operam comprando dentro do mercado. É importante relevar que ambos possuem uma relevância considerável, principalmente no que diz respeito a liquidez do mercado. Os market makers são os principais responsáveis por suportar a liquidez, e possuem uma grande participação dentro deste contexto do mercado. E para compreender um pouco mais, elaboramos diversas explicações claras e objetivas, que abordará o que é market maker, quais são suas funções mais importantes e outros aspectos que os caracterizam.
Definição de market maker
Quando um investidor, não importa se ele é um novato no mercado, ou se já possui bastante experiência, ambos os tipos de investidores irão compartilhar uma mesma preocupação básica, a liquidez de um determinado ativo. É nesta realidade que o market maker entra em cena. Basicamente, podemos dizer que os market maker são vendedores, ou compradores que suportam a liquidez do mercado.O market maker nada mais é do que um indivíduo que faz parte do mercado ativamente e possui a responsabilidade de continuar com o que foi ofertado para sua compra ou venda, fazendo com que o ativo a ser negociador tenha maior liquidez. Existem diversos tipos de market maker, mas na maioria das vezes ele são instituições bancárias, corretoras e afins, que possui esse objetivo em comum, dar suporte a liquidez do mercado. No geral essa é a definição de market maker mais breve, porém a seguir, veremos mais detalhes.
As vantagens que os market makers trazem para o mercado
Os market makers costumam se solicitados pelas companhias que emitem ações, com o objetivo de tornar a liquidez do mercado maior, e garantir mais segurança para quem opera no mercado. Logo, também podemos dizer que, os market maker, isto é, os formadores de mercado estimulam que as negociações dentro da indústria financeira ocorra, trás mais segurança em relação à liquidez nas operações.
Quando um ativo possui a garantia de que poderá ser vendido ou comprado com facilidade, em razão da liquidez que possui, os investidores se sentem muito mais seguros para adquiri-lo. Esse é um benefício atribuídos ao papel que os market makers realizam dentro do mercado financeiro. É através do market maker que os preços dos ativos são definidos, com uma máxima e uma mínima de valor para sua negociação. Então, podemos dizer que os market makers também fomentam preços mais justos dentro do mercado, já que ajuda no controle da volatilidade.
O investidor por ter a garantia de que conseguirá vender o seu ativo a qualquer momento em que precise do capital, caso contrário possuir um ativo pode demandar um risco que no final das contas não será nada bom. Mesmo que o mercado não tenha interesse em compra, possuir a garantia de que um “fazedor de mercado” compara o ativo é um alívio, de uma certa forma. E o mais interessante, os market makers costumam pagar valores justos por um ativo, de acordo com quanto vale o determinado ativo no mercado comum, naquele momento em específico, quando a operação de compra está sendo realizada.
O método market maker
O universo financeiro a cada dia se desenvolve e amplia-se muito rapidamente. Vários fatores interferiram e ainda interferem diretamente em seu desenvolvimento. A tecnologia é um dos pontos que tem promovido um avanço muito acelerado no setor financeiro, pois através dela diversos processos são utilizados e aperfeiçoados, além de trazer uma acessibilidade notória para esse mercado. Antigamente, somente pessoas com um valor alto de capital, tinham acesso a bolsa de valores por exemplo, ou outros tipos de investimentos em instituições financeiros. Mas essa realidade já está ultrapassada, já que cada vez mais pessoas tem aderido ao mercado financeiro, como uma maneira de fazer mais capital e lucrar em uma velocidade relativamente rápida.
Mas não basta a acessibilidade que a tecnologia móvel, por exemplo proporciona. Os investidores que desejam de fato conseguir sucesso dentro do mercado financeiro precisam ser guiados por profissionais, isto é , corretoras que apontem o tempo mais adequado para abrir uma posição, realizar um investimento e assim por diante. Profissionais que indicam o melhor ativo para investir, o orientam se um determinado investimento é apropriado ou não, são peça chave no quebra cabeça complexo do setor financeiro.
Ou seja, os serviços dos especialistas que orientam os investidores, sejam eles atuando em instituições bancárias, corretoras e ect… são fundamentais. E uma das formas que esses especialistas encontraram, através de um estudo e experiência para influenciar positivamente o mercado, foi através do que chamamos de método dos market makers.
Explicando o conceito de market maker
No conceito de market maker é a corretora ou instituição financeira que toma a responsabilidade de conduzir os investimentos em ativos de um cliente, ou seja, levando-o, mesmo que o mercado comum não tenha interesse, gerando assim uma espécie de mercado alternativo, onde são os market makers que ditam as regras, mostram como devem ser as operações financeiras, e servindo de intermediário dessas operações.
Existem muitas opinião a respeito desse mercado alternativo. Alguns especialistas não o veem como algo positivo, já que pode existir um desencontro de interesses entre o investidor cliente e a instituição financeira intermediária. O fato é que, mesmo se o investidor cliente ter um prejuízo, isto é, perder capital, ainda sim a instituição financeira sairá com algum tipo de lucro. Muitas corretoras, com o objetivo de mostrar para os seus clientes que pensa também neles e não somente em seus interesses, oferecem alguns tipos de benefícios. Algumas corretoras inclusive optam por não seguir essa filosofia, com receio de uma má interpretação ou uma crítica negativa, envolvendo o seu nome no mercado. Então a resposta para a pergunta sobre “Quem são os market makers” é muito simples: Corretoras e diversas instituições financeiras que agiram como intermediárias entre o cliente investidor e o mercado.
A importância de escolher um market maker confiável
A única maneira de evitar riscos e prejuízos no trato com uma corretora market maker, é busca por uma que possui um perfil idôneo, com contratos de serviços claros e honestos, sem a famosa “maquiagem” dos fatos, e que não vise somente obter lucro para si, mas também ajudar de verdade o seu cliente investidor a ter um desempenho melhor em suas operações, e alcançar o tão sonhado ganho ao investir. O mercado está repleto d e instituições financeiros que colocam os seus interesses de levar vantagem, completamente acima dos interesses do cliente, e é neste contexto que “mora o perigo”.
As vezes é muito melhor optar por uma correta que não oferece tantos “bônus”, mas que é transparente com os seus clientes e costuma operar mostrando a realidade, ao invés de optar por uma instituição financeira que faz diversas propagandas prometendo uma variedade de “benefícios”, sem muitas explicações claras, que no fundo, tem como objetivo conseguir o cliente e lucrar, sem levar em consideração o desempenho dos investimentos daquele cliente, e se o mesmo está tendo prejuízos ou não. Por essa razão, optar pela corretora market maker mais confiável é a melhor saída.