No mundo das finanças e dos negócios existem diversos termos que precisamos aprender para que não nos confundamos na hora de operar dentro de algum mercado financeiro. Você sabe, por exemplo, o que é oferta monetária? Tal termo é utilizado para denominar o valor total dos ativos monetários que estão a disposição no mercado em um período determinado. saber exatamente o que essa expressão significa a fundo e entender o contexto em que ela é aplicada é de extrema relevância para que um trader seja bem sucedido em suas negociações. Por essa razão, hoje iremos abordar o significado de “oferta monetária” ou “recursos monetário”.
Definição de oferta monetária
A demanda (individual) por dinheiro é a quantidade de dinheiro que um sujeito econômico, em média, detém em forma líquida. A oferta monetária é a quantia de dinheiro que as autoridades monetárias disponibilizam. Se agregarmos a demanda por dinheiro de indivíduos residentes em um país (famílias e empresas), obteremos a demanda global por dinheiro, que é a parte da renda nacional mantida em forma líquida por todos os sujeitos da comunidade.
Quando a oferta monetária é igual à demanda por dinheiro, há um equilíbrio no mercado financeiro. A oferta é composta por operadores que criam dinheiro, ou seja, o Banco Central e o sistema bancário. A oferta global de dinheiro é, em vez disso, o recurso monetário em circulação num determinado país. A oferta monetária inserida no sistema cobrirá as solicitações da demanda a serem convertidas em investimentos financeiros ou reais. Enquanto que a oferta global de dinheiro é, em vez disso, a quantidade de dinheiro em circulação num determinado país.
Em uma definição de oferta monetária, podemos dizer que: É a quantidade global de dinheiro presente em um sistema econômico, uma moeda que pode ser usada para consumo e investimento