A Doji estrela da tarde (evening star), como é conhecida é um dos padrões mais observados em negociações. Mas o que é doji evening star de fato? Estamos falando de um padrão de gráfico de valas, ou seja, um padrão de candlestick para análise técnica e gráfica. Os padrões de vela são peças chaves para que possamos compreender as movimentações do mercado. Graças as velas Japonesas é possível identificar padrões de tendências, que nos apontam se é a melhor hora para realizar uma venda ou uma compra. As velas são revolucionárias, quando o assunto é análise técnica. E não importa o mercado financeiro, elas sempre serão uma ótima ferramenta de compreensão do mercado em tempo real. A seguir iremos descrever como a doji evening star é caracterizada.
Explorando a estrela da tarde (evening star)
Um dado que precisamos memorizar é: A estrela da tarde (evening star) é a contraparte de baixa do padrão de estrelas da manhã. Trata-se de um padrão de inversão e aparece depois de uma tendência ascendente. A estrela da manhã e da tarde são duas configurações idênticas, mas opostas, que podem nos sinalizar uma inversão de tendência. Vale ressaltar que tal padrão estrela da tarde (evening star) costuma ser confiável, pois quando ocorrerem levam a uma mudança de tendência de 92% dos casos, estão entre as formações de vela mais apreciadas pelos comerciantes e também as mais eficazes se usadas corretamente.
A estrela da tarde se desenvolve após uma tendência de crescimento dos preços, destacando um enfraquecimento das pressões de alta. E este é um fato que merece atenção. Inclusive é por esta razão que essa doji evening star trading em específico é um padrão de reversão de baixa. Do ponto de vista operacional, uma posição de baixa pode ser aberta. O stop loss neste caso é identificado acima do máximo da segunda vela. O padrão de estrela da tarde também é chamado de “Vênus”, porque é uma figura de reversão de baixa que ocorre no final de uma tendência de alta. A seguir vamos conhecer um pouco de como se dá a formação da doji estrela da tarde.
A estrela da tarde é um padrão de baixa que sinaliza reversão de um movimento de alta. Este padrão sempre vai acontecer depois de uma movimentação de alta.
Como é a formação e a aparência da doji evening star
Como já mencionamos anteriormente, a estrela da manhã é um padrão de vela que vai numa direção oposta a estrela da manhã. Saber o conceito de ambas é de extrema relevância. A seguir suas principais características de formação:
- O padrão evening star (estrela da tarde) é composto por três candles (velas);
- A primeira vela grande e de alta;
- A segunda normalmente possui um corpo menor do que a primeira, além de ter um corpo no espaço em que a primeira vela não ocupa;
- A terceira vela tem que ser de tendência de baixa, e seu corpo invade a faixa de preço ocupada pelo corpo da primeira vela.
- Os seguintes fatores deixam a evening star (estrela da tarde) mais potentes: Uma abertura da primeira vela acima da máxima da segunda vela, a abertura da terceira vela abaixo da região ocupada pelo corpo da segunda vela e o fechamento da terceira vela mais perto da abertura da segunda. Outro fator que também torna a estrela mais forte é o volume elevado na terceira vela, e que seja mais alto do que a da primeira.