Através deste artigo iremos explicar o que é doji dragonfly (libélula). As doji libélulas são velas Japonesas. As velas Japonesas são padrões gráficos essenciais nos estudos de análise técnica em negociações. Graças às mesmas é possível analisar a situação do mercado, identificar o melhor momento para compra ou venda, estudar e seguir tendências de alta ou de baixa e assim por diante. Padrões gráficos como a doji dragonfly (libélula) facilitam a vida de todo o tarder e possibilita que os mesmos possam traçar metas e estratégias adequadas, de acordo com suas necessidades de negociação. A descoberta dos padrões Japoneses revolucionou a maneira de negociar nos Estados Unidos, que posteriormente aperfeiçoou as técnicas e popularizou este tipo de análise, que hoje é utilizada por traders de todo o mundo.
A seguir exploraremos a definição de doji dragonfly (libélula).
Definição da Doji dragonfly
Os tipos de velas doji ou castiçais japoneses foram inventados cerca de 300 anos atrás (pelos japoneses precisamente) como um método para ver de relance os 4 principais preços e, portanto, a tendência do mesmo dia: abertura, fechamento, máximo e mínimo. Uma doji é uma estrutura formada por uma única vela japonesa. Elas são praticamente substituídas por gráficos de barras, espalhando-se rapidamente como um método de exibição de preços. Os cursos de abertura e fechamento são idênticos; no entanto, pode haver uma pequena diferença entre os dois. Entre as principais características da Doji dragonfly é que é possível encontrar doji em qualquer mercado, seja em tendência ou não, bullish como bearish.
Velas positivas (o preço de fechamento é maior do que a abertura) são exibidas em branco ou verde, dependendo de como você escolhe visualizá-las e a plataforma que você usa; os negativos (o preço de fechamento é menor do que a abertura) são exibidos em preto ou vermelho. É preciso ficar muito atento a esses tipos de detalhes, que embora pequenos, fazem toda a diferença na hora de interpretarmos o gráfico de análise técnica. As Doji, como a libelula doji são excelentes recursos que facilitam a vida de todo negociante que deseja obter sucesso em suas posições. Quando mais familiarizado um trader estiver com as velas Japonesas, mais chances ele terá de identificar oportunidades no mercado, afinal de contas, como já diz a máxima “conhecimento é poder”.
Representação gráfica da Doji libélula
A doji dragonfly libélula, que faz parte do grupo de tipos de doji possui apenas uma sombra mais baixa, é formada no final de uma tendência de baixa e é um sinal do início de uma tendência de alta. Ela possui o formato da letra “T”. Tanto sua abertura quanto o seu fechamento estão na mesma posição, o que caracteriza a indecisão do mercado. Por conta do formato “T” a doji libélula é bem fácil de ser identificada. O rumo que mercado vai tomar, seja uma tendência de alta ou de baixa será determinado pela abertura. A Doji libélula pode ser considerada o oposto da Doji Gravestone, que tem o formato de um “T”, porém ao contrário, ou de “cabeça para baixo”. O Dragonfly doji tem uma sombra longa (ou o pavio como às vezes é chamado) e, portanto, o preço aberto é preço justo, que para a vez é igual a preço alto.
Interpretação da Doji
Embora denotando indecisão, em certas condições o doji é uma figura de inversão. A única vela em si reúne toda a informação do dia e reflete a psicologia dos comerciantes durante o mesmo dia. Dependendo de onde é formado, é mais ou menos importante. Em um mercado sem tendências, isso deve ser ignorado. Formações particulares de velas chamadas padrões assumem significados específicos para uma possível ascensão ou queda. Em um mercado caracterizado por uma forte tendência, o aparecimento de um doji indica uma possível reversão. Mas pelo que vale a pena, o Dragonfly é um doji muito importante para se ter em mente e existem dois tipos: aquele que é formado em uma tendência ascendente e o que é formado em uma tendência descendente.
A dragonfly doji candlestick é uma vela mais relevante em um mercado em alta. No lado negativo, sua eficácia é, pelo contrário, reduzida. Também é necessário verificar se o ativo em questão forma frequentemente doji. No caso de uma resposta negativa, o doji torna-se mais importante. Note que se a vela após o doji não abrir em um espaço vazio ou não tiver uma cor diferente da tendência anterior, o doji não é válido. No mercado real pode haver um pouco de pavio entre o abrir/fechar e o máximo da vela. Uma doji pode dizer muito sobre a situação real do mercado.
No momento da abertura do pregão, o título ou moeda sofre uma queda acentuada no preço de troca, até atingir um valor mínimo. É devido à pressão dos vendedores. Neste ponto, as negociações estão novamente elevando o preço das ações, graças à reação dos compradores, até que retornem aos valores iniciais.
Exemplos práticos
Vamos observar os dois exemplos práticos, que podem ocorrer, e que de fato são muito comuns em um gráfico:
Caso uma Doji Dragonfly seja formada em uma tendência ascendente, e se isso acontecer em algum tipo de nível de resistência, considero-a como um sinal curto. Vou tentar vender na quebra do mínimo dessa vela. No entanto, se uma Dragonfly doji é formada em uma tendência de queda e ocorre em um tipo de nível de suporte, considero um longo sinal. Dragonfly Doji é um sinal de tendência de subida (tendência de alta. Ocorre no final de um período de baixa. O padrão consiste em uma única vela doji com um corpo ausente. O preço de fechamento quase coincide com o preço de abertura.
Gravestone versus Dragonfly
Como mencionamos anteriormente ambos podem ser consideradas opostas uma s as outras. Ou seja, tudo o que falamos sobre a libélula é o oposto na vela Gravestone. Lápide e Dragonfly Doji são dois padrões de inversão usados na análise técnica. Gravestone Doji é um padrão de inversão que geralmente anuncia a chegada de uma tendência de tendência de baixa, enquanto que a doji libélula anuncia a chegada de uma possível tendência de alta e por essa razão é chamada por muitos de vela “altista”.
FAQ sobre Doji Dragongly