Você já ouviu falar sobre o que é o dinar do Kwait? O dinar é a moeda corrente oficial do Kuwait e é conhecida mundialmente por ser atualmente a moeda com maior valor no mundo. No presente ano, uma dinar KWD vale cerca de 3,28847, é um número impressionante, não é mesmo? Um fato curioso é que embora a moeda possui tanto valor, ela não é muito utilizada internacionalmente e os volumes de negociações feitas na mesma são praticamente irrelevantes. O Kuwait é um país localizado no Golfo Pérsico, próxima ao Iraque e a Arábia Saudita, embora o nome de sua moeda oficial seja de origem romana. Vamos descobrir agora alguns fatos curiosos sobre a moeda dinar do Kuwait.
Breve história sobre o Kuwait e sua moeda
No início do século XX, a Inglaterra interveio não apenas para garantir a autonomia do pequeno Estado diante da esmagadora força Turca, mas também para neutralizar as ambições, ainda que não tão ocultas, da Alemanha, que já planejava levar a ferrovia até lá. que, de acordo com o projeto inicial, teve que chegar a Bagdá. Assim, o antigo Al-Kuwait foi declarado Protetorado Inglês. Em 1927, em reconhecimento aos interesses britânicos no país, o Negd também assinou um acordo com a Grã-Bretanha com o compromisso de respeitar a integridade territorial do Kuwait. Abdullah as-Salim as-Sabah subiu ao trono em 29 de janeiro de 1950, que, junto com um Supremo Conselho eleito, previa a transformação econômica do país, enquanto exercia o poder como monarca absoluto.
Existiu um processo histórico intenso por parte do país em livrar-se de controles externos, até que o Dinar do Kuwait fosse constituído. O país também intensificou as relações internacionais, especialmente com todos os outros estados árabes, e em julho de 1961 entrou oficialmente na Liga Árabe. Posteriormente as tensões com o Iraque reacenderam periodicamente até a invasão americana de 2003. Em 2006, após a morte do xeque Jabir Al-Ahmad Al-Sabah, o poder passou para o ex-ministro das Relações Exteriores, Sabah Al-Ahmad Al-Ahmad. O sistema político foi submetido a algumas reformas importantes, incluindo a concessão do direito de voto às mulheres em 2005.
Atualmente não há restrições sobre as transferências de capital e o dinar do Kuwait, uma moeda forte e estável, é livremente conversível e transferível.
A economia do país e a força da moeda
O Kuwait sempre desfrutou de uma economia suficientemente aberta, com extensas relações comerciais antes mesmo da descoberta do petróleo. Não é atoa que a dinar kuwaitiano é a moeda mais cara no mundo. Os habitantes, alguns milhares, vivem quase exclusivamente na cidade, muito poucos são os beduínos do interior que praticam o pastoreio. A maioria dos habitantes, com exceção dos que trabalham nos vastos campos de petróleo, dedicam-se à pesca das pérolas que exportam abundantemente. Desde 1974, o governo do Kuwait controla diretamente as companhias petrolíferas estrangeiras existentes no Kuwait. O Kuwait está aberto ao comércio exterior, não tem restrições quantitativas sobre importações, mas proíbe a importação de certos produtos por razões religiosas, de saúde e segurança.
FAQ sobre o dinar do Kuwait