O rendimento anual médio, também conhecido em alguns países como rendimento bruto, é como diz o próprio termo, um tipo de rendimento. Todos os investidores e empresários estão sempre buscando formas de aumentar seus rendimentos, porém muitas pessoas não buscam saber o que é e como funciona o rendimento bruto e o líquido. Todo rendimento com perfil de de rentabilidade aplicada, pode ser considerado bruto. Um aspecto que deve ser incluído como parte do que é um rendimento bruto, é a consideração das deduções de taxas e impostos. para se ter uma idéia, ao compararmos dois bens de consumo que são muito semelhantes, apenas em saber o valor bruto de cada um é possível entender qual deles é o que mais gera lucro, ou seja, o mais rentável.
Mas de fato, o que é rendimento bruto? Para responder melhor essa pergunta, de uma forma completa, porém objetiva, vamos explorar a definição abaixo:
Definição de rendimento médio anual bruto
É possível calcular o rendimento anual bruto tanto do contribuinte, ou seja, pessoa física, quanto de uma empresa. No caso do rendimento anual bruto do contribuinte, sua sigla é IRS. O rendimento bruto anual do contribuinte leva em consideração o quanto o indivíduo recebe durante todos os meses do ano, mas suas despesas declaradas, para que o mesmo consiga receber uma quantia em reembolso de acordo com os termos da lei do país em questão. Porém quando falamos sobre o rendimento bruto anual de uma empresa, podemos através do mesmo fazer comparações sobre a rentabilidade de determinadas mercadorias, isto é, produtos da empresa. Para ter acesso ao valor exato de quanto o investidor receberá com uma aplicação, por exemplo, é preciso levar em consideração a fórmula do rendimento líquido anual.
Rendimento bruto versus rendimento líquido de uma empresa
A principal diferença entre o rendimento bruto financeiro e o rendimento líquido é basicamente que no primeiro caso, as taxas e impostos gerais não são levados em consideração no cálculo. Enquanto que no caso do rendimento líquido anual, todas as taxas de impostos devem ser levadas em consideração. Ou seja, o rendimento líquido é na verdade o valor do rendimento bruto, com todas as taxas descontadas. Para ilustrar melhor essa diferença, nós podemos dar um exemplo simples do nosso dia-a-dia.
Quando recebemos o nosso salário, normalmente no contracheque vem descrito o valor bruto (que é o valor do vencimento complet, sem nenhum tipo de desconto), porém ao final do contracheque é possível encontrar diversos descontos, ou seja, taxas de impostos que devem ser pagar e que são descontadas do valor bruto do salário, e ao final do contracheque é possível encontrar o valor do rendimento anual médio financeiro, líquido (que nada mais é do que o valor total do salário, acrescido dos descontos das taxas e impostos inerentes ao mesmo). Nas finanças de uma empresa o mesmo ocorre, onde o investidor consegue observar qual é o valor líquido de seu rendimento (valor com os descontos de taxas e impostos) e o valor bruto (valor inicial dos rendimentos antes de serem descontados as taxas e os impostos). O rendimento bruto também é comumente chamado de rendimento total médio anual, pois não considera a dedução dos descontos dos impostos.