Antes de explicarmos o que é cotação indireta, precisamos descrever para você de uma forma objetiva o que é uma cotação. A cotação é o valor de referência da unidade de uma moeda, esse valor normalmente é fixado pelo próprio mercado, embora o governo também possa estipular taxas de câmbio fixas (neste caso estamos falando especificamente no mercado de troca de moedas estrangeiras). A cotação é portanto, a ação ou o efeito d e determinar ou dar valor a um ativo. Em um contexto geral a cotação é o preço de um ativo em específico, em um determinado momento. Normalmente são os níveis de oferta e demanda que definem o preço de cotação de um produto ou serviço. Para compreender melhor como a cotação indireta funciona, vamos para sua definição.
Definição de cotação indireta
A cotação indireta é considerada uma taxa de câmbio cotada como a moeda estrangeira por uma unidade da moeda nacional ou local. Enquanto que a cotação direta é definida como uma taxa de câmbio cotada através de unidades fixas e não móveis, de uma moeda estrangeira em comparação a quantidades que variam de uma moeda nacional ou local. Portanto, a cotação indireta possui um conceito bem diferente da direta e em praticamente nada elas se assemelham, a não ser pelo fato de existirem duas moedas, uma nacional e uma estrangeira, se correlacionado. Muitas pessoas pensam que não existe muita diferença entre a cotação direta e a cotação indireta, é neste caso que pode morar o perigo.
Cada uma delas possui uma ordem própria e por isso, não devem ser de maneira nenhuma confundidas. Para facilitar vamos para uma diferença entre ambos os tipos de cotação em um sentido mais prático. Sempre dentro de uma cotação irá existir uma moeda estrangeira e uma moeda nacional. Por exemplo, se você deseja saber o valor do dólar dos Estados Unidos em comparação ao iene, que é a moeda oficial do Japão basta colocar um “contra” o outro. A cotação ficaria assim USD/JPY= 120,00. Portanto, neste caso ilustrativo, podemos dizer que 1 dólar custa 120,00 ienes. A cotação indireta é quando uma moeda estrangeira é cotada em relação ao valor da moeda nacional. Esse exemplo nos ajuda a compreender a definição de cotação indireta.
Diferença entre a cotação direta versus cotação indireta
Uma maneira fácil de ler uma cotação é memorizar a seguinte afirmação: Sempre que uma moeda tem seu valor cotação, a cotação deve ser feita mediante a comparação de uma moeda em relação ao valor da outra moeda. Então sempre na cotação direta ou indireta haverá duas moedas, uma moeda nacional e uma moeda estrangeira. A moeda mais forte sempre será chamada de moeda base. Uma curiosidade é que a moeda mais negociada no mundo como moeda base é o dólar Norte-americano, e as moedas mais negociadas do mundo, depois do dólar são o Euro da União Européia e o Iene do Japão.
Existem duas maneiras de realizar a cotação de um par de moedas, ou direta ou indiretamente. Sempre que a moeda nacional for a cotada, a cotação é direta, no entanto, sempre que a moeda estrangeira tiver sendo cotada, trata-se de uma cotação indireta.
Por exemplo, se eu estou em Portugal e desejo cotar o valor do euro em comparação ao valor do dólar, trata-se de uma cotação indireta de moedas. No entanto se eu estou nos Estados Unidos e desejo cotar o valor do dólar em relação ao valor do Euro, trata-se de uma cotação direta.