A coroa Islandesa, embora não seja tão conhecida como às coroa sueca e a coroa norueguesa também tem origem nórdica em seu nome. Trata-se da unidade monetária da Islândia. Sua subdivisão é feita em “100 aurar” e a mesma é emitida pelo Banco Central da Islândia. A moeda foi introduzida pela primeira vez em 1874, como veremos a seguir, como uma nova opção para substituir outra unidade monetária, o rigsdaler dinamarquês. As moedas em circulação atualmente são as seguintes 1, 5, 10, 50 e 100 Coroas e as notas que existem ou já existiram: 500, 1000, 2000 (não emitida), 5000 e 10.000 Coroas.
Breve história
Como mencionamos a moeda foi introduzida em 1874, para substituir a moeda da Dinamarca que era a que oficialmente circulava no país no período que antecedeu sua emissão. No entanto, foi somente em 1981 que a moeda Coroa Islandesa foi desvinculada da unidade monetária Dinamarquesa. Isto deu-se em função principalmente do fim da União Monetária Escandinava e o começo da grande primeira guerra mundial. A parte deste período a nova corna foi introduzida, com um novo valor.
Atualmente em uma comparação entre a Coroa Islandesa e o dólar 1 USD=126.01 IS. Como a Islândia não possui uma economia tão expressiva a moeda não possui um valor relevante como algumas outras de sua região. Anda sim, o país que segue a linha de filosofia capitalista também valoriza muito o bem estar social e por essa razão prioriza este conceito aos direitos dos seus cidadãos. O estilo de vida do país, bem como sua economia pode ser comparada (dada às devida proporção) a Dinamarca, um dos países que servem como referência em boa qualidade de vida para o mundo.
O padrão econômico e a coroa Islandesa
Já, se compararmos a coroa Islandesa e o peso Chileno, teremos atualmente o seguinte resultado 1 ISK = 5,72309 CLP. As políticas monetárias da Islândia, bem como a forma como os bancos trabalham elevam ainda mais o padrão do país, e dão a sua moeda um poder de compra muito positivo. Vale ressaltar que a Islândia já foi considerada uma das nações com maior padrão econômico do mundo. Logicamente com uma população bastante pequena, de somente trezentos e cinquenta habitantes, fato que facilita administração do país.