Você já ouviu falar em Forward cambial ou contrato a termo forward? Se sim e deseja aprender mais sobre o que é e como funciona, você está no lugar certo! se você já opera ou tem interesse em operar, essa é uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre esses termos. Através deste artigo elaboramos explicações claras e objetivas a cerca do que é contrato a termo, contrato futuro, a diferença entre ambos, as semelhanças, exemplos e casos práticos, para contribuir com sua aprendizagem.
O que é forward cambial ou contrato a termo
O contrato forward, mas conhecido no Brasil como contrato a termo é um tipo de contrato derivativo e não padronizado. Ele possui várias diferenças em comparação ao contrato futuro, e talvez a maior delas seja o fato do contrato futuro possuir um padrão, ou seja, diversas características que não podem ser alteradas e devem ser cumpridas. O contrato a termo ocorre basicamente da seguinte forma: As partes definem os termos para realizar a compra e a venda de um ativo no futuro. Aspectos como o tamanho, o preço, o volume e etc…são definidos entre as partes e não precisa seguir um padrão pré estipulado, como acontece no caso do contrato futuro. Muitos confundem ambos os contratos por se tratarem de contratos que funcionam visando o futuro.
Então para entender a diferença entre contrato a termo e o contrato futuro, lembre da simples informação: O contrato a termo possui este nome, por diferente do contrato futuro, nele é possível negociar os termos do contrato, onde as partes decidem o que desejam através de um consenso na negociação. O contrato a termo pode ser negociado sem seguir padrões, pelo fato de sua negociação ser realizada em sistema “balcão”. Nesse tipo de contrato, além de não ser necessário seguir padrões, ele também não exige uma margem inicial de depósito e não recebe ajustes diários. Em compensação a vantagem de não possuir um ajuste diário, esse tipo de contrato apresenta risco de crédito. Como tudo no mercado financeiro e na vida empresarial, cada escolha possui ônus e bônus.
A diferença entre contrato a termo e contrato futuro
Muitas pessoas têm dúvidas em relação a qual é a diferença entre contrato a termo e contrato futuro. De fato existem algumas semelhanças entre ambos, porém também existem distinções que os diferenciam um do outro.
Por exemplo, vamos para algumas semelhanças:
- Os dois contratos são contratos de derivativos;
- São utilizados para fazer negociações de compra e venda de produtos e serviços em uma data futura;
Agora vamos para as diferenças:
- Ambos são produtos diferenciados, pois cada um possui um perfil diferente de contrato;
- O contrato futuro é um tipo de contrato padronizado, com preço, volume e prazo de vencimento. Nele as partes negociantes se comprometem a comprar e vender determinada quantia de um ato em uma data futura;
- O contrato futuro, diferente do contrato a termo possui um local certo para ser negociado, no caso a bolsa de mercadorias e futuro, a famosa Bovespa;
- O contrato futuro sempre vai exigir que você possua uma quantidade para fazer um depósito inicial, que também é chamada de margem de garantia, que nada mais é que um percentual do valor do contrato futuro. vale ressaltar que é a Bovespa que realiza os ajustes diários desse valor para operar;
- Uma vantagem em relação ao contrato futuro é que o mesmo não apresenta risco de crédito, seu risco é considerado nulo;
- O contrato padrão de futuro em dólar é no valor de $50.000 dentra da Bovespa. Mas também é possível ter acesso a mini contratos no valor de dez mil dólares. Mas para começar a operar basta ter pelo meno vinte por cento do valor total do contrato. Por exemplo, se seu mini contrato é no valor de dez mil dólares, com apenas dois mil dólares você já tem a chance de iniciar suas operações.
Exemplo do contrato a termo em dólar mais utilizado
O exemplo de contrato a termo forward mais comumente utilizado em negociações realizadas em dólar é chamado de: Non diliverable forward (NDF), que é negociado diretamente com a instituição bancária.
Como funcionam os contratos a termo ou forward
Para facilitar a compreensão a respeito de como os contratos a termo funciona vamos imaginar o seguinte caso:
Exemplo 1:
Luiza decidiu que vai comprar uma casa no prazo de um ano. Ao mesmo tempo nós temos José, que possui uma casa a venda pelo valor de cem mil dólares ao qual também possui um interesse em realizar a venda em um prazo de até um ano. Então os dois aceitam firmar um contrato no qual acordam a venda da casa pelo valor de 104 mil dólares para pagar no período de um ano. Luiza é a compradora e José é o vendedor e é ele quem abrirá o contrato forward ou a termo. Ao final do prazo de um ano, vamos supor que o valor da casa era de cem mil, porém o valor que foi acordado para vendê-la é de 104 mil dólares, porém o valor da casa precisa passar por ajustes e conversão em relação ao valor real do mercado, então Luiza poderá vender a casa pelo valor de 110 mil dólares. Então podemos dizer que José perdeu o valor de diferença de seis mil dólares que poderia ter ganhado com a casa. Este é um exemplo de contrato a termo bem simples.
Características específicas do contrato a termo:
- É um contrato privado;
- Pode possuir qualquer tamanho ou volume, tudo vai depender do que as partes desejam;
- Não é necessário a realização de nenhum tipo de depósito de garantia obrigatório;
- Não é um tipo de contrato de negociação transferível;
- Não é organizado ou fiscalizado pelo mercado.
Essas são as características do contrato forward em uma síntese objetiva.
Contrato forward e o mercado a termo
Para compreender um pouco mais a respeito do contexto em que os contratos a termo estão inseridos, vamos abordar brevemente o que é o mercado a termo e como ele funciona. O mercado a termo também é um tipo de derivativo, porém possui diferenças ao ser comparado ao mercado de opções. No mercado de opções por exemplo, o investidor possui a opção de comprar ou vender algo. No mercado a termo não existe essa opção, e sim uma obrigatoriedade.
Uma análise da operação a termo, seus prós e contras
Vamos utilizar novamente o segundo e último exemplo citado para imaginar novamente que ao final do termo, o seu carro esteja com um valor de estimado de quarenta mil reais. O comprador deste caso será beneficiado, por comprar um carro mais barato do que ele realmente vale. O comprador poderá até mesmo no mesmo dia vender esse automóvel por um valor bem mais acima do que comprou e ter um lucro considerável de forma rápida. E mais do que isto, observar por outro ponto, se a garantia que o comprador deu pela negociação do carro foi feita em ações. Logo após liquidar o contrato, o comprador poderá resgatar o automóvel, pagar os trinta mil juntamente com a taxa de juros selic e ainda no mesmo dia, caso queira, poderá vender pelo seu valor atual do mercado. Ou seja, neste exemplo o comprador teve muito mais benefícios e lucro do que o vendedor do produto.
E outro detalhe importante sobre o contrato forward que deve ser levado em consideração, as ações que serviram de garantia continua rendendo e volta para a conta do comprador, assim que o contrato é liquidado. Então se analisarmos na prática, embora o comprador tenha feito o uso de suas ações como uma forma de garantia, nenhum capital foi necessário para que a operação a termo fosse realizada com sucesso. Então nesta situação o vendedor que sairá ganhando, já que venderá o carro por um valor muito acima do que ele atualmente vale no mercado. E o comprador neste caso não terá como vender o carro pelo valor que comprei, ao contrário, terá que negociar por uma quantia muito abaixo, de acordo com a demanda do mercado vigente de automóveis.
Vale ressaltar que para cada tipo de negociação, ativo, produto e etc… são utilizadas diferentes taxas de juros.
Definição de operações a termo ou forward
As operações de modelo de contrato a termo ou forward são negociações onde existe a compra de ações sem possuir uma necessidade ou obrigatoriedade de ter dinheiro que sirva de garantia. A operação também pode ser considerada um contrato de empréstimo de dinheiro, que possuirá o seu uso unicamente para a compra de ações, com data, pagamento e vencimento determinada e pré estabelecido pelas partes negociantes. O valor da ação negociada será o equivalente ao preço que a mesma vale no mercado atual, somado dos valores das taxas de juros vigentes para aquele determinado tipo de ação que está sendo negociada.
As vantagens de fazer uma operação a termo
- Alavancagem: A razão principal para realizar operações a termo está relacionada a alavancagem em suas operações. É muito mais fácil comprar ações neste tipo de mercado do que no mercado a vista por exemplo, pois no mercado a vista é preciso possuir todo o capital, enquanto que no mercado a termo, basta uma garantia (que não precisa ser necessariamente dinheiro) em forma de porcentagem do valor do ativo ou produto.
- A diversificação: A diversificação também pode ser considerada uma espécie de alavancagem. Um exemplo sobre vantagem do contrato a termo: Eu possuo cinco mil reais e quero distribuir este valor em diversas ações. Para este caso existem algumas opções, ou eu vou até o mercado a vista e realizo a compra no valor de vinte mil reais em cada ação ou eu posso comprar cem mil reais de cada uma dessas ações, com quinhentos mil e realizar uma diversificação o meu investimento, diminuindo assim as minhas chances e níveis de risco em relação a diversificação, porém ampliando o meu risco pelo lado da alavancagem.
- Antecipar um recebível: Por exemplo, caso você possua um CDB próximo de vencer ou um capital para receber e você tem o desejo de realizar esta operação no dia de hoje, resgatando o valor no futuro. Desta situação é possível realizar a compra e garantir o preço atual, e receber o dinheiro posteriormente.
Aprendendo um pouco mais sobre o mercado futuro e o contrato a termo ou forward
Podemos definir o mercado futuro como uma ferramenta que proporciona a fixação do preço dos produtos, em especial os produtos do setor da agropecuária, por intermédio de negociações de contratos que são liquidados em datas futuras. Nos negócios efetuados a futuro, os compradores e vendedores de determinados produtos fixam um preço determinado com uma data de vencimento para o futuro. O comprador a futuro é quem fixa o valor de compra de seu ativo de uma forma pré determinada, com o objetivo de assegurar uma quantia que seja compatível com a margem de rentabilidade do mesmo, para poder se proteger contra o risco de alta no valor deste insumo.
O vendedor a futuro, diferentemente do que aacontece no contrato a termo explicado, também deve fixar o preço de sua mercadoria ou produto de forma pré determinada, para que esteja protegido contra o risco de queda no preço, garantindo assim a sua margem de rentabilidade ou lucro. Alguns investidores por exemplo, utilizam contrato de termo ou forward a futuro para comprar commodities (que é uma operação de compra e venda de uma quantidade específica de uma ativo que possui um padrão, por um valor combinado entre as parte, para uma liquidação em uma data de vencimento futura, também acordada entre ambas as partes.
Em uma explicação breve sobre o contrato a termo ou forward, podemos dizer que:
Nele existe um acordo entre as duas parte que estão negociando, ou seja, o comprador eo vendedor. Neste acordo fica estipulado a troca de um ativo ou produto em específico por um valor já pré decidido , com data de vencimento do negócio, bem como sua entrega para o futuro. Enquanto o contrato futuro é negociado na bolsa, o contrato a termo é negociado somente entre as duas partes, sem existir uma padronização, ao contrário do contrato futuro que é padronizado. O contrato a termo é negociado diretamente com o banco. O contrato futuro possui um ajuste diário, enquanto que o contrato a termo é ajustado somente após o seu vencimento.
FAQ sobre