Um dos conceitos importantes quando o tema é sobre macroeconomia é o que diz respeito ao significado de conta corrente e conta capital. Ambos os termos são relevantes e bastante significativos para todas as pessoas que possuem um real interesse em aprender um pouco mais sobre o setor financeiro, ou até mesmo entender sobre o que se trata as notícias ou reportagens dos jornais, que abordam esses conceitos são necessários para a economia. E justamente para contribuir com a sua aprendizagem, elaboramos esse guia completo e bastante objetivo que relata e explica a definição em relação a o que é conta corrente, a sua comparação com a conta capital, seus conceitos e dados gerais de relevância.
A utilização da conta corrente para pessoas físicas
É muito interessante saber mais sobre este recurso que a maioria das pessoas utilizam para guardar suas finanças, receber seu salário e de muitas outras formas.
A conta corrente sem sombra de dúvida é uma ferramenta muito fácil de ser manuseada e auxilia na praticidade do nosso dia a dia. Ela é uma maneira de realizar movimentações com o capital que possuímos, seja através de saques, transferências, depósitos, realização de pagamentos em débito automáticos e etc…Os custos para possuir uma conta corrente podem ser variados, a depender da idade do usuário, o tipo de conta que deseja ou que o banco disponibiliza, se a conta é individual ou conta conjunta.
Além do mais, existem também alguns tipos de contas gratuitos, disponibilizada por bancos que normalmente tem o governo como proprietário, como é o caso da Caixa Econômica Federal no Brasil. Mas o fato é que, quanto mais recursos você possuir a sua disposição através de uma conta corrente, maior será a tarifa para ser paga.
Antes de pularmos para a definição de conta corrente, vamos conhecer um pouco mais sobre os seus contras:
Contras das contas correntes
Uma das desvantagens em relação a conta corrente é que a mesma não é a melhor forma de fazer o seu capital render, como no passado foi o caso da conta poupança, que hoje tem seus rendimentos drasticamente prejudicados em razão das altas taxas de inflação, que faz com que a moeda do país perca valor a cada ano, ou seja, faz com que o capital ou a quantia investida em uma poupança perde seu valor de compra e consumo quando resgatada.
Por esse motivo, boa parte dos investidores e especialistas em economia orientam as pessoas a cerca de um planejamento sobre como economizar, investir e fazer a utilização do capital que possui em mãos. Aprender sobre o conceito de conta corrente, quais são os tipos de conta que existem e estudar suas características lhe ajudarão a decidir pela conta corrente mais adequada para as suas necessidades e para o seu perfil, seja como uma pessoa física comum ou até mesmo para um investidor com maiores recursos financeiros. Pois afinal de contas, a maioria dos serviços é pago, e ninguém deseja pagar por algo que não satisfaz a sua demanda.
Definição do que é uma conta corrente para uma pessoa física
A conta corrente é um dos serviços que são fornecidos pelas instituições bancárias mais utilizados, sejam eles bancos que pertencem ao governo, quanto bancos privados. Essa ferramenta é apropriada para as pessoas que tem a necessidade de realizar operações através de dinheiro e com uma certa constância em seu dia-a-dia.
Para utilizar a conta corrente não é preciso possuir nenhum tipo de autorização, e a pessoa possui total liberdade e independência para manusear o seu capital da maneira que deseja, seja através da realização de saques, pagamentos, investimentos bancários, transferências para contas do mesmo banco ou até mesmo de outras instituições bancárias, depósitos, e muitos outros recursos. É desta maneira como a conta corrente funciona, em uma explicação bem simples.
As pessoas costumam iniciar suas atividades em uma conta corrente quando começam a trabalhar, ao abrir uma conta conhecida popularmente como “conta salário”, local onde a empresa que a empresa realiza o pagamento de seus rendimentos mensais. Pois são raros os casos de companhias que ainda pagam “em mãos”, o mais comum é que os vencimentos sejam pagos através de contas correntes.
Agora que você já conhece sobre a conta corrente para pessoa física, vamos conhecer sobre a diferença entre a conta corrente e a conta capital e o que cada uma é exatamente, logo a seguir. A conta capital e a conta corrente fazem parte do que é conhecido como balanço de pagamento.
O balanço de pagamento, a conta corrente, a conta de capital e a conta financeira
A conta corrente, a conta financeira e a capital são chamadas de contas analíticas, pois estão ligadas diretamente ao balanço financeiro. Vamos para uma síntese do que são cada uma delas:
- Conta corrente: As contas correntes realizam as transações e movimentam os produtos e serviços, além dos pagamentos de capital, rendimentos, juros, dívidas e operam transferências de ambos os lados relacionados a rentabilidade. Os créditos e débitos são gravados no saldo da conta corrente, bem como as importações e exportações entre os países. Nesse tipo de conta as operações costumam ser de curto prazo, chamadas de “transações reais”. Essas transações são assim nomeadas pois possuem um impacto real e verdadeiro nos níveis de emprego, produção da indústria e rentabilidade.
- Conta financeira: A conta financeira vai para a esfera global também, pois ela tem a função de tomar nota, isto é, realizar o registro de todas as movimentações de dinheiro entre as nações e o resto no globo.
- Conta capital: Já a conta capital é responsável pela realização do registro das transferências de cunho unilateral de produtos palpáveis ou financeiros, por parte de residentes ou não. O registro feito pela conta capital costuma ser anual e leva em consideração os pagamentos das dívidas ou créditos, além da comercialização como um todo de ativos e passivos internacionais. Tudo o que gera mudanças nas ações se direciona para o saldo da conta capital. Podemos dizer que a conta capital registra as entradas e as saídas de dinheiro que possui impacto direto nos ativos e passivos internacionais. Fazem parte da conta capital:empréstimos e investimentos de origem internacional, dinheiro de instituições bancárias, fluxos monetários e alterações na reserva de troca de moedas. Ou seja, a conta capital é voltada para a parte internacional e estrangeiras das transações financeiras.
Balanços de pagamentos e os tipos de conta:
Talvez a conta corrente seja um pouco mais simples de ser compreendida, pois se trata basicamente de receber pagamentos em capital e ativos que não são capital, enquanto que a conta capital possui um efeito na forma de operar e fazer o uso do capital.
Para chegar ao resultado do balanço do pagamento é preciso fazer a soma da conta corrente com a conta capital. O resultado do efeito no balanço de pagamento será de zero, um superávit ou déficit da conta corrente possui conexão e pode ser anulado por um excesso ou falta similar no outro tipo de conta, a capital.
O que são déficits e superávits no balanço de pagamentos de um país
É o que resulta do balanço internacional dos pagamentos que mostrará em qual local do ranking a nação se encontra, em relação às suas operações externas totais.
Déficits:
São eles que apontam quais foram as saídas das reserva de câmbio acima das entradas, fazendo com que ocorra uma diminuição das reservas voltadas para o câmbio na nação.
Superávits:
São eles que apontam a parte líquida dos recursos, com a elevação dos estoques dos ativos de fora, e neste caso a ampliação da reserva.
Conhecer sobre conta corrente e economia é sem dúvida uma chave relevante para entender melhor o que se passa no setor financeiro.
As contas correntes e contabilidade
Desde a antiguidade os países adquiriram o costume de realizar trocas entre si. Nos dias de hoje a quantidade de negociações internacionais são enormes, sejam através de compra e venda de produtos e serviços, investimentos, ativos e etc. Para aperfeiçoar e agilizar os processo, foi criado um sistema que organiza cada tipo de transação financeira. Essas operações podem ser de vários tipos e formatos e estão relacionadas a diversos fatores, tais como: movimentações de dinheiro, comércio de produtos e serviços, transferências internacionais e outros.
São esses fatores os responsáveis por gerar o saldo líquido parcial, que possuem um efeito forte na situação do nação, em especial em sua estabilidade e desenvolvimento econômico. Por essa razão se tornou tão importante organizar e categorizar as operações, de acordo com suas características no setor da contabilidade. Através desta organização se torna possível criar mecanismos de recebimento de riquezas e rendas, além de propiciar a comercialização de mercadorias e outros ativos entre vários países, na esfera internacional
A conta corrente e a contabilidade podem andar de mãos juntas e trabalhar a favor do desenvolvimento da economia, pois possui um impacto real na sociedade, seja através do desenvolvimento e planejamento das pequenas, médias e grandes empresas ou como um instrumento de educação financeira.