Para que serve a estratégia de combinação de indicadores? A resposta é muito simples, pois muitas vezes em nossas negociações sentimos a necessidade de obter mais informações do que um determinado indicadores que estamos utilizando pode nos oferecer. Nestes casos podemos recorrer a outros indicadores para “complementar” nossas operações. Por exemplo, alguns indicadores são ótimos para indicar uma tendência em tempo real, no entanto outros podem nos oferecer informações mais atrasados, e por isso é preciso ficar atento. O sucesso nas negociações não dependem necessariamente do que investimos em capital, mas em suma de quais ferramentas utilizamos como nossas aliadas.
Os benefícios de combinar indicadores
Se descreveremos a definição de combinação de indicadores de uma forma simples, podemos dizer que trata-se do ato de combinar ou integrar indicadores ou osciladores a fim de atender as necessidades de uma negociação. O mercado financeiro é um dos mais complexos e a depender de qual ativo estamos lidando, ele pode extremamente volátil. Por exemplo, o mercado de moedas é considerado um dos mais voláteis do mundo. Quanto maior for a quantidade de informações que o negociador tem em mãos para entender o comportamento das negociações, maiores serão suas chances de lucrar.
Além do mais, não é só de preocupação com fazer lucro que vive um investidor, os riscos também são um fator que exige bastante atenção. Muitos indicadores conseguem ajudar os negociantes a prever possíveis riscos, que a “olho nú” passariam despercebidos. Além do mais uma estratégia com vários indicadores nos ajuda a identificar padrões que costumam ocorrer no mercado com uma certa frequência, portanto, muitos deles são excelentes identificadores de tendências de preço.
Como combinar indicadores
Alguns negociantes mais experientes alertam que uma combinação incorreta de um indicador com outros “incompatíveis” pode desabilitar de uma certa forma funções de alguns indicadores além de deixar o negociante ou investidor “confuso”. No entanto, ao saber como fazer combinação de indicadores um trader terá a chance, por exemplo, de identificar o melhor momento para comprar ações e assim por diante. Os indicadores Awesome Oscillator e Alligato, são um caso de combinação bem sucedida. Ambos foram desenvolvidos por Bill Williams e são super compatíveis.
Neste exemplo, trata-se de dois indicadores de atraso, ou seja, focam em tendências muito forte em um período mais longo, e essa é a chave da combinação dos mesmos dar certo. Outro exemplo clássico é o Ichimoku Cloud e Índice de Força Relativa (RSI). Enquanto o primeiro ao mesmo tempo que é um oscilador, também pode ser considerado um indicador de tendência, indicando a movimentação dos preços, para onde a tendência está indo além dos números de resistência e suporte; o segundo indicador é um ótimo apontador de possível reversão, além de mostrar a potência de uma tendência mais atual. Portanto estes foram uma boa combinação de indicadores em função do segundo complementar o que falta no primeiro.