Se você é um negociante ávido e tem buscado por novas opções de indicadores, é possível que esteja curioso para saber o que é Índice de Canal de Commodities (CCI), ou se, caso tenha “caído” aqui por acaso, devemos reforçar que este indicador é uma ferramenta que definitivamente vale a pena estudarmos e conhecermos mais. Como o mercado financeiro é um dos mais complexos e que demanda muito conhecimento e racionalidade por parte de seus participantes, entender como funcionam os principais indicadores e osciladores fará sem sombra de dúvidas, toda a diferença na vida daqueles que buscar por melhores negociações. Por essa razão, descrevemos a seguir a definição de Índice de Canal de Commodities (CCI).
Conhecendo o CCI (Índice de Canal de Commodities)
Antes de mais nada, precisamos dar o devido crédito aquele que introduziu este grande recurso de análise técnica, o pesquisador Donald Lambert, que em 1980, fez desta ferramenta um instrumento conhecido e acessível. O veículo de comunicação utilizado para a propagação da ideia foi a revista Commodities.
Outra informação que também precisamos deixar bem clara é que o Commodity Channel Index (CCI) é um indicador de análise técnica do tipo oscilador. Portanto ele vai se basear na busca de tendências. Mas o que isto quer dizer exatamente?
No início de sua introdução, o pesquisador tinha como principal objetivo identificar ciclos no comércio de commodities, no entanto, os dias de hoje o oscilador pode ser aplicado a uma ampla gama de atividades e tem se tornado cada vez mais moderno. Atualmente o mesmo é utilizado para identificar uma tendência emergente e determinar os níveis de sobrecompra/sobrevenda.
Como funciona o CCI
O Índice de Canal de Commodities (CCI) possui diversas funções de bastante utilidade para negociantes e investidores que procuram entender melhor como o mercado se comporta. Uma de suas funcionalidades é a comparação entre o preço atual com os preços médios durante um determinado período de tempo. Como a maioria de nós já sabemos o monitoramento dos preços é uma das formas mais práticas de análise técnica e de identificação de possíveis tendências. Interpretar o índice também não é uma tarefa difícil se ficar atento ao que o mesmo está apontando. Quando os preços atuais estão acima do nível mediano, o ICC é relativamente alto.
Em contrapartida, quando os preços atuais são inferiores ao valor médio do período, o CCI é relativamente baixo. Portanto, o indicador fornece os meios para identificar o nível de sobrecompra/sobrevenda. Este pode ser considerado tanto um indicador de complemento em relação a outros indicadores ou osciladores, quanto pode ser utilizado como um indicador principal, pois as informações contidas no mesmo são confiáveis, pois mostram tanto os níveis de sobrecompra como de sobrevenda.