O código ISO 4217 para uma moeda é utilizado especialmente na área bancária e nos negócios de nível internacional. É comum encontrar em certos países notícias sobre a taxa de câmbio que ao invés de mencionar o nome das moedas em questão, mencionam os seus códigos ISO 4217, isso significa que nestes países os códigos bastante conhecidos. Também é possível encontrar os códigos ISO 4217 nos bilhetes de passagens de avião e demais transportes internacionais, como alguns trens, para que o preço fique bastante claro e não gere confusão para os passageiros. Mais ainda sim os códigos ISO 4217 (tem o seu uso prioritariamente)são uma prioridade das instituições bancárias e nas realizações de negociações de nível global, como mencionamos anteriormente. Mas de fato, o que é o código ISO 4217 para uma moeda? Para descobrir sua definição completa, vamos para a explicação a seguir.
Definição do código ISO 4217
O ISO 4217 pode ser definido ou descrito como um padrão global publicado pela pela International Organization for Standardization no ano de 1978 que cria códigos para as moedas dos países, além de referências para as mesmas. A Organização Internacional para Padronização introduziu o sistema ISO 4217 para a identificação de moedas através de códigos de três letras. Existem determinados territórios que não estão na lista ISO em razão de suas moedas sofrerem interferências e variações por parte de outras moedas. Esses casos são:
- Coroa feroesa (depende da Coroa dinamarquesa);
- Libra de Guernsey, a Libra de Jersey e a Libra de Ilha de Man(depende da Libra Esterlina);
- Dólar de Tuvalu (depende do Dólar australiano).
Vale ressaltar que existem outras situações onde os código de moeda ISO 4217 antigos não são mais utilizados, e as razões são diversas, por exemplo moedas que deixaram de existir, moedas que foram substituídas por outras, como são os casos das moedas dos países que hoje pertencem a União Européia e passaram a utilizar o euro como unidade monetária única, (em razão da criação da Zona do Euro), e outros casos em que as moedas foram substituídas por outras do mesmo país. As moedas que foram substituídas pelo euro, por exemplo, são cerca de quinze. No Brasil temos o exemplo do código ISO 4217 “BRR” Brasileiro que representava a moeda chamada de “cruzeiro real”, que posteriormente foi substituída pelo real Brasileiro, que hoje utiliza o código iSO 4217 “BRL”.
Em geral, código ISO 4217 para uma moeda de três caracteres usa o código ISO 3166-1 do país para as duas primeiras letras, enquanto a letra inicial da moeda é usada como a terceira letra, onde as duas primeiras letras do código correspondem ao código nacional definido pela ISO 3166-1 alfa-2, a terceira letra geralmente corresponde à inicial do nome da moeda. a moeda única da União Europeia é representada pelo código EUR, embora a UE não seja um código nacional, mas tenha sido adicionada aos códigos ISO para representar a União Europeia.
Exemplos práticos da utilização do código ISO 4217
O código ISO4217 é um código de moeda e não um sinal de moeda, como algumas pessoas acabam equivocadamente denominando. Para compreendermos o que é este código de fato, vamos imaginar o exemplo prático, um bilhete de passagem aérea. É comum observarmos que nele vai está mencionado o valor da passagem em unidade numérica mas “EUR” se a passagem tiver sido comprada em euros, por exemplo.Dificilmente será mostrado o sinal ou símbolo da moeda, que no caso do euro é o “€”.Pensei na importância deste padrão internacional, já que as moedas são o ativo pelos quais todas as operações monetárias do mundo são realizadas. Deles dependem uma série de fatores e eventos que sustentam os países, e que movimentam as economias de todo o mundo.
Outro exemplo que podemos dar é uma transação bancário a nível internacional, uma transferência ou depósito recebido, por exemplo, quando observarmos o saldo ou o comprovante, iremos observar que irá constar o código ISO 4217 da moeda na qual a transação bancária foi realizada e não o seu sinal ou símbolo. O código ISO 4217 do real Brasileiro, por exemplo é “BRL”, enquanto que seu número é 986. Já o código do dólar Norte-Americano é o “USD”, e o seu símbolo é o “$”. Ou seja, o símbolo, o código ISo 4217 de uma moeda e o seu número são três coisas completamente distintas, embora ambos sirvam como uma maneira de identificar tal moeda.
A importância do código
Os códigos são muito úteis no dia a dia, especialmente em casos de operações internacionais de diversos setores. Eles são uma via muito mais rápida e práticas, para que tanto as pessoas comuns como as entidades bancárias possam identificar por exemplo em que moeda uma transação foi realizada ou em que moeda um determinado bilhete poderá ser pago, tendo em vista que estamos falando de operações internacionais. Os padrões são numerados e o código ISO 1 é listado na lista padrão.
O padrão ISO 4217 agiliza as operações, já que é muito mais fácil para uma pessoa identificar um código de três letras maiúsculas do que uma palavra inteira no meu de um texto, por exemplo. Vamos imaginar a quantidade de moedas que existem ao redor do mundo e a quantidade de operações bancárias que são realizadas nos bancos dos os dias, ou a cada minuto, as quantidades são realmente enormes. Desde que o sistema de códigos foi criado os países começaram a aderir o memso muito rapidamente, em razão de sua utilidade.
Então, quanto mais simples forem as operações mais fácil tudo será. Os agentes e funcionários das entidades bancárias costumam memorizar os códigos do padrão internacional ISO 4217, principalmente as pessoas que trabalham no setor específico de transações internacionais nos bancos e nas empresas. Podemos dizer que o código é uma espécie de sigla composta por três letras que servem como um identificador de uma determinada moeda. Desta forma, as confusões entre moedas com mais representações locais, como o dólar, a libra ou o franco, foram eliminadas.
FAQ sobre o ISO 4217