É muito comum escutarmos falar ou ler notícias sobre “cotação direta e indireta” dentro do mercado de Forex (Foreign Exchange), responsável pela realização das trocas de moedas. Como atualmente, este é o mercado que mais lucra em todo o mundo, não é nenhuma surpresa que é muito provável que essa expressão seja a cada dia mais utilizada. Então, vamos para sua definição completa!
O que é uma cotação direta
A resposta mais breve para a pergunta “O que é uma cotação direta” é a seguinte: Uma cotação direta é representada por uma taxa de câmbio de moedas cotada em unidades que são fixas de moedas de outros países, em contrapartida as quantidades que variam da moeda nacional ou local. A cotação direta difere da cotação indireta, já que a segunda é a taxa de câmbio cotada através de uma moeda estrangeira sobre uma moeda nacional.
O conceito de cotação direta
Este conceito em comparação o conceito de cotação indireta vai depender da localização. As publicações não comerciais e outras mídias costumam citar as taxas de câmbio em termos diretos para a facilidade dos consumidores. A taxa de câmbio direta ou de cotação direta está diretamente ligada a uma taxa de câmbio fixa. Porém, a indústria de troca de moedas estrangeiras possui convenções que vão muito além das fronteiras locais ou locais.
Fórmula da cotação direta
CD = 1 / CI
Onde: CD é referente a cotação direta e CI simboliza a cotação Indireta
O dólar no cenários das cotações possui um papel protagonista. E isso se dá em razão da moeda ser a mais negociada em todo o mundo. Praticamente todo o petróleo negociado mundo, por exemplo, é comprado ou vendido através do dólar. Em razão de sua alta demanda, ele também é frequentemente utilizado como uma espécie de moeda base na horas da realização das cotações. A sua estabilidade e fácil aceitação em todo o globo, também o coloca em uma posição privilegiada, afinal de contas, ninguém quer negociar em uma moeda que possa trazer futuros prejuízos, po