Podemos começar este artigo sobre as fases dos ciclos de mercado com a seguinte frase de John Templeton: “Os mercados de alta nascem no pessimismo, crescem no ceticismo, amadurecem com otimismo e morrem pela euforia.” Praticamente os ciclos estão presentes em quase tudo à nossa volta. Se pararmos para analisar nosso simples cotidiano por exemplo, iremos identificar situações ou eventos acontecendo de forma repetida, nos mesmos períodos, e em muitas vezes, com as mesmas características.
Dentro do setor financeiro, a realidade não é muito diferente. O mercado segue tendências, padrões e é atravessado por diversos ciclos, necessárias para sua sobrevivência. Neste caso não estamos falando de ciclos viciosos e nocivos ao desenvolvimento economia, mas do ciclo de mercado que ocorre naturalmente, com exatidão. E para compreender melhor este contexto, nós elaboramos uma série de explicações que definem o que são os ciclos de mercado, quais são suas fases e como eles ocorrem.
Definição de ciclos de mercado
O mercado não permanece imóvel ou imutável, ele se desenvolve e evolui com o decorrer dos anos. É muito importante ter uma compreensão acerca do momento em que o mercado se encontra e ter a ciência de que o mesmo está sempre em movimento, e portanto em constantes mudanças e transformações. E mais do que isso, existe um caminho natural a ser seguido. Existe um termo que costuma muito utilizado na área de finanças: Ciclo da vida do mercado”. Para cada fase do ciclo de mercado existem políticas monetárias e estratégias específicas, que visam o seu equilíbrio e saúde. Os ciclos que o mercado atravessa também podem ser grande oportunidades para os investidores profissionais lucrarem.
Aliás, o que vai diferenciar um investidor profissional e uma pessoa leiga ou mera aventureira dentro da bolsa de valores, por exemplo, é sua experiência e capacidade de usufruir das chances de fazer mais dinheiro através dos ciclos. Um investidor com conhecimento aprendeu a entender cada uma das fases do ciclo do mercado e sabe como tirar proveito de cada uma delas. Pois ele conhece a fundo todas as suas principais características, ponto positivos e os contras que devem ser tratados com cautela. Afinal de contas, todos os dias, diversas pessoas que optam por aventurar-se dentro da bolsa de valores sem nenhum tipo de preparo ou experiência prévia, perdem dinheiro. Por investir definitivamente não lhe garante lucro, o que lhe garante retorno é o seu desempenho diante das operações e de seus concorrentes.
As fases do ciclo de mercado
Todas as fases ou etapas que o ciclo do mercado possui são de extrema importância para o seu desenvolvimento e evolução. Nenhuma delas deve ser pulada ou excluída, já que o mercado depende das mesmas para se manter saudável, através da adaptação e da inovação de seus recursos e tecnologias. Por isso, se uma pessoa deseja ser um investidor de sucesso, deve definitivamente se dedicar a conhecer em detalhes todos os aspectos de cada uma das fases que compõem o ciclo de vida do mercado e também do produto. E pensando nisto, nós elaboramos a explicação a seguir, que traz um pouco de como é o contexto em cada uma das fases, bem como os seus pontos mais marcantes.
Dentro do ciclo de mercado existem quatro divisões, nomeadas de as quatro fases do ciclo de mercado: o lançamento, o crescimento, a maturidade e por fim, o declínio. E para conhecer as características de cada uma delas, vamos para as descrições a seguir:
Fase de lançamento
A fase de lançamento é a primeira das quatros fases, se colocarmos as mesmas em uma ordem. caracteriza-se pela aquisição de novas habilidade e competências, através das tecnologias, métodos e conceitos que podem modificar a indústria.
Fase de crescimento
O padrão de crescimento é finalmente alcançado pela empresa. Nesta etapa, surgem novas tecnologias e habilidade. Quando mais rápido uma companhia consegue possuir o controle de tais habilidade, mas competitivas e as poderão ser dentro do mercado, deixando as concorrentes para trás. Conseguir ser mais avançado no tempo e na qualidade é um fator muito importante para garantir uma posição positiva e de destaque no mercado. Porém nada em de graça. É preciso investir pesado, afinal as tecnologias possuem um custo, e a cada dia estão mais evoluídas. Essa fase é um período de expansão e aperfeiçoamento das atividades. Quando mais veloz uma empresa for em relação às demais que atuam no mesmo setor, mais vantagens a mesma terá.
Fase de maturidade
Essa fase ou etapa do ciclo de mercado é marcada por estabilidade, equilíbrio, onde o setor já sabe o local onde está e para onde deseja ir. Este período é repleto de entendimento e conhecimento acerca de como lidar com a concorrência e não perder seu espaço no mercado. A fase da maturidade é importante porque também promove uma maior intimidade com a tecnologia, e habilidade para utilizar a mesma como uma aliada para lucrar e se desenvolver no setor econômico. Esse período possui um foco maior na produtividade e a redução de custos, que aliás também está presente nas outras fases, pois nenhum mercado que gasta além do necessário consegue se manter por muito tempo em uma situação favorável e estável no mercado. Ela é a terceira fase que compõe o que são os ciclos do mercado.
Fase de declínio
A fase de declínio normalmente é a que sofre uma modificação muito grande, em especial em sua estrutura, desenvolvimento e concorrência. As empresas que sabem identificar essa fase acabam por ter que repartir a indústria em fatias, dividindo as partes com concorrente. Muitas companhias precisam renovar suas estruturas para não ficar para trás. É possível também encontrar muitas empresas que simplesmente desistem de suas atividades dessa fase, em razão do grau de dificuldade e adaptação que a mesma requer, para que uma companhia consiga sobreviver à concorrência acirrada do mercado. Uma Característica marcante desta fase final do ciclo do mercado é o corte nos gastos e em algumas situações, demissões de antigos funcionários.