Você conhece ou ao menos sabe o que é o Cedi do Gana? O cedi é a unidade monetária da República do Gana. Gana é um país localizado na África Ocidental, cuja capital é Acra
e cuja economia pode ser considerada bastante diversificada. Se olharmos para a história desta nação tão interessante e rica culturalmente, veremos que o país tem um perfil único, já que um dia foi um grande império. Outra de suas façanhas é ter conseguido se desenvolver em diversos aspectos sem ter que depender de uma localização de litoral, e fora da parte do território Africano que é predominantemente Muçulmano. O país no entanto atravessa diversas dificuldade sociais, como por exemplo a desigualdade.
Existem diversas informações sobre a moeda, a economia e a história de Gana que merecem atenção, porém, hoje iremos discutir sobre sua unidade monetária, e abordaremos fatores como seu valor frente ao dólar, suas trajetória história até se tornar o que é hoje e os impactos que a economia vem gradualmente gerando na moeda do Gana.
Breve história do Cedi do Gana
O Cedi Ganês é a unidade monetária oficial da República do Gana. Ele tem suas subdivisões em cem pesewas. Outras moedas já foram utilizadas no país, como por exemplo a moeda oficial do Reino Unidos (a libra, que no Gana era chamada de Libra de Ghanian), seu uso foi feito somente depois que o país se tornou independente. O cedi do Gana foi o substituto da libra, e tal substituição aconteceu entre os anos de 1965 e 1967. A autoridade responsável pela mudança foi Kwame Nkrumah, que não por acaso foi o primeiro presidente do país a chefiar a nação. Embora o país atravesse por diversas dificuldade, ainda possuem uma das moedas com maior valor relativo em seu continente.
No entanto, o Gana, assim como muitas repúblicas jovens foi vítima de um golpe militar, que teve como consequência o fim da administração do presidente Nkrumah, colocando no poder outra liderança. A partir deste novo governo, uma nova moeda foi introduzida, porém mantendo nome do Cedi. A transição se deu entre 1967 e 2007, portanto foi um processo longo e bastante complicado, e que tinham como principal foco remover a imagem do antigo líder (NkrumAh) e destacar o “rosto” do novo regime em questão. Como a economia na época, definitivamente não ia bem, os níveis altos de inflação fizeram com que a moeda perdesse poder de compra, fato que foi gradualmente desvalorizando-a.
Para se ter uma ideia, nos anos próximos a 2010, o Cedi do país chegou a ser cotado em 1:10. Um dado peculiar é que a nota de vinte que entrou em vigor em 2007 era a maior unidade da moeda, que também, posteriormente em consequência da crise, perdeu seu valor drasticamente. Podemos ver que desde a criação a moeda passou por uma série de problemas e desafios, muitos me razão do golpe instaurado no país, que não prejudicou somente a moeda, mais a economia de Gana como um todo, bem como toda a parte social, que até os dias de hoje é marcada por grande desigualdade. Ainda sim o governo não desistiu do Cedi como moeda do Gana, e deu continuidade a diversos planos em uma tentativa de elevar o valor da unidade monetária ao menos fazer com que ela volte a ter o valor de quando tudo começou.
Breve história dos três Cedis do Gana: O primeiro, segundo e o terceiro
O segundo Cedi do Gana foi chamado de “novo Cedi” e substituição a primeira versão da moeda em 1967, com um preço acima do que foi cotado para o pirmeiro, cerca de 1.2. O valor tornava possível o câmbio decimal com a libra, onde um kg era o mesmo que dois da segunda versão da moeda. No início da introdução do segundo cedi era possível trocá-lo pela libra esterlina, porém esta realidade infelizmente mudou rápido, já que a moeda mais uma vez perdeu seu valor gradualmente. E logo depois de dois meses o preço do segundo Cedi do Gana já valia menos do que o do primeiro, fato que preocupou demais as autoridades do país, que perceberá que a introdução não foi bem sucedida, e que poderia existir a necessidade de uma nova versão da moeda o futuro.
Para se ter uma idéia, o novo Cedi chegou a valer menos do que metade do primeiro. No ano de 1967 seu valor apresentou uma elevação, porém isto nada tem haver com a moeda em si, mas com a desvalorização da moeda do Reino Unido. A desvalorização da Libra esterlina se manteve até 1973. Porém, quando a inflação tornou o cedi ainda menos valioso, sua taxa foi cotada a 2.80 cedis = $1.00, nem mesmo a desvalorização da libra pode mudar este quadro. A moeda do Gana desde sua criação vinha em um movimento de montanha Russa, uma hora ganhava valor e em outro momento perdia. Logicamente este fato era reflexo da instabilidade econômica do país, já que nenhum golpe de estado traz consigo estabilidade e melhorias, pelo menos na maioria dos casos.
A realidade por detrás do terceiro Cedi do Gana
A inflação sem sombra de dúvidas tem sido a diversas décadas o fantasma que mais assombra a economia de Gana. Não adiantou todas as interferências que o governo fez, já que as versões da primeira e da segunda moeda por fim não deram certo, e a moeda perde seu valor inicial. O objetivo é alcançar a estabilidade de preços O terceiro Cedi foi marcado pela mudança sutil de seu nome, passando a ser chamado de “Ghanian Cedi “, e chegou a ficar em circulação no mercado juntamente com seu antecessor, o segundo Cedi do Gana. A partir de 2007 o governo decidiu iniciar um processo de desuso da moeda, que aos poucos foi removida do mercado. A partir de 2008 só era possível fazer a utilização do terceiro Cedi já que a segunda versão não era mais aceita em nenhuma instituição bancária.
Uma das mudanças que o terceiro Cedi proporcionou foi a criação da cédula de dois Cedis, que segundo o governo era uma necessidade do mercado vigente. De fato, por terem valor econômico, esses ativos podem ser aceitos pelo Banco Central justamente como garantia da concessão do empréstimo. Porém em 2014 o Fundo Internacional monetário decidiu ajudar o Gana e tal fato ajudou o país a conquistar novamente a estabilidade de sua moeda oficial. O valor do cedi do Gana vem aos poucos buscando estabilidade frente ao mercado local.
Informações relevantes sobre a emissão do Cedi do Gana
- Toda a emissão do Cedi do Gana é realizada pelo Banco Central do Gana.
- Desde sua criação diversas moedas comemorativas circularam no mercado, como por exemplos os casos das libras e as coroas.
- A criação de três versões da moeda do Gana foi uma tentativa de estabilizar o valor monetário do país, e isto só foi possível a partir de 2014, com a ajuda do FMI (Fundo monetário Internacional).
- Atal aumente a cotação do cedi e o dólar está em: 1 cedi é igual a 0,19 em dólar.