As velas Japonesas hoje são peças fundamentais na análise técnica, pois através das mesmas é possível compreender o comportamento do mercado em tempo real. Hoje falaremos do padrão de velas Japonesas (Bullish). O termo “Bullish” vem da palavra Inglesa “bull” que nada mais é do que touro. O touro na linguagem do mercado financeiro sempre está associado aos momentos em que o mercado segue uma tendência de alta. O movimento contrário ao do bull market é o bear market, já que o bear (urso) representa um momento em que o mercado segue uma tendência de baixa nos preços. Compreender ambos os conceitos é de extrema importância para todos os negociantes que desejam entender como o mercado se comporta e realizar melhor suas negociações. A seguir, a definição do padrão de velas Japonesas de alta.
As velas Japonesas e a tendência de alta do mercado
O período em que os preços sobem, ou seja, o momento de alta do mercado pode ser chamado também de padrão Bullish. As velas ou castiçais (candles e candlestick) Japoneses foram inventados cerca de 300 anos atrás (pelos japoneses precisamente) como um método para ver de relance os 4 principais preços e, portanto, a tendência do mesmo dia: abertura, fechamento, máximo e mínimo. São atualmente um dos melhores meios para análise técnica e tem substituído pouco a pouco o gráfico de barras, que a cada dia se torna menos utilizado no mercado. Os padrões de velas Japonesas são excelentes ferramentas que nos ajudam a identificar a melhor hora de comprar ou vender, e por esta razão não devem ser menosprezados, ao contrário, devem ser estudados a fundo.
As velas positivas (o preço de fechamento é maior do que a abertura) são exibidas em branco ou verde, dependendo de como você escolhe visualizá-las e a plataforma que você usa; os negativos (o preço de fechamento é menor do que a abertura) são exibidos em preto ou vermelho. Quando o mercado alcança picos por um tempo determinado rande, isso significa que o mesmo está seguindo um padrão de alta, ou seja, trata-se de um padrão de candlestick Bullish. Formações particulares de velas são chamadas de padrões e assumem significados específicos para uma possível ascensão ou queda. Os padrões são peças chaves que mostram ao negociante uma maneira de identificar a direção que o mercado irá tomar.
O gráfico de velas japonesas é um dos tipos de gráficos mais importantes e usados, o que nos permite obter mais informações sobre a tendência de preço, graças à maneira particular como ele é construído. A validade da análise técnica melhora com o aumento do horizonte de tempo de referência. Em outras palavras, qualquer construção de análise técnica é mais significativa em gráficos diários ou semanais, do que nos gráficos horários ou pior sob a hora. O Bullish candlestick, por exemplo, para ser confirmado deve ser analisado constantemente, já que seguir as informações atualizadas é de muita importância para o sucesso de uma negociação. Não basta abrir o gráfico, é preciso acompanhar para que a análise técnica seja a mais exata possível.
A importância do padrão de Bullish
Não que as velas sejam projetadas como um sinal, mas o todo reflete o comportamento e, portanto, a psicologia do mercado naquele momento específico. Não é suficiente delinear um padrão, mas o mesmo padrão deve ocorrer em certos níveis de preço (suportes e resistências). O padrão de alta Bullish, por exemplo, é um excelente sinal que o vendedor terá a chance de vender sua ação por um valor bem acima do que ele comprou. Também acontece frequentemente que um padrão de inversão no suporte ou resistência de um canal se torne um padrão de continuação. Ao aprender a ler essas formações, podemos prever a tendência futura dos preços.
Quanto mais acostumado com os padrões e velas Japonesas o negociante ou operador estiver, melhor serão suas negociações, já que o mesmo terá mais capacidade de julgar o momento mais adequado para realizar uma compra ou uma venda de um determinado ativo financeiro. O que precisamos ter em mente é que os preços são o resultado de negociações feitas por seres humanos, então são o resultado da psicologia humana e do “sentimento” dos investidores e, como um comportamento humano de massa, certas formações gráficas tendem a se repetir. Portanto, se estudarmos estes padrões que se repetem e utilizarmos como uma estratégia, eles serão nossos aliados na tomada de decisões mais inteligentes e baseadas em racionalidade.
O Bullish market, por exemplo, é a representação do mercado em alta, quando os preços atingem seus valores mais elevados. Existem diversas estratégias que podem ser traçadas graças à identificação prévia de uma tendência de alta. O caso do padrão engulfing bullish trata-se de um padrão de reversão de castiçal japonês de duas velas (existem padrões de vela de inversão e padrões de continuação japoneses), mas acima de tudo há velas de uma vela, duas velas ou três velas. Muitos negociantes conseguem bons lucros ao seguir estratégias que exploram o padrão de engulfing bullish. Este padrão pode ser otimista, por isso é chamado de Engulfing Bullish, ou bearish e é, portanto, chamado de Engulfing Bearish.