Tudo o que precisa saber sobre canais de Fibonacci

Se você quer aprender o que são canais de fibonacci, está no lugar certo! Os canais de Fibonacci só existem graças a linhas de tendência paralela que o edificam. Antes de explicar o que são os canais de Fibonacci, nós precisamos enfatizar a importância que os estudos de Fibonacci (Leonardo Fibonacci ou Leonardo de Pisa) tem, e não somente para o mundo dos negócios, mais para diversas áreas de estudos, já que é possível encontramos a sequência de Fibonacci em diversos elementos da natureza, fato que ainda intriga muito matemáticos e cientistas. Através deste presente artigo iremos descrever a definição de canal de Fibonacci em um contexto geral, além de explorarmos um pouco sobre como eles são abordados na plataforma MetaTrader 4.

O que é um canal de Fibonacci

O canal de Fibonacci faz parte do complexo enorme de teorias matemáticas e científicas de Leonardo Pisano Bigollo, conhecido popularmente por Leonardo de Pisa, ou Leonardo Fibonacci (em homenagem ao apelido de seu pai “Bonacci”). Seus estudos receberam grande destaque ainda na Idade Média e continuam super atuais, já que a forma de Fibonacci, por exemplo, pode ser encontrada até os dias de hoje em diversos elementos da natureza, como caracóis e etc. Alguns estudiosos chegam a afirmar que Leonardo foi o maior matemático que a Idade édio conheceu. Seus estudos foram desenvolvido em conjunto com suas experiências comerciais no setor da Alfândega, bem como o seu interesse em aprender mais sobre a Matemática Hinduísta e Árabe.

Já os canais de Fibonacci são uma evolução de seus estudos e observações. O canal de Fibonacci é na prática uma variante do retracement de Fibonacci mais conhecido. Este indicador é formado por linhas de estudo que são distantes umas das outras por uma medida ditada pelos números de Fibonacci, mas, em vez de serem dispostas horizontalmente, elas são organizadas na diagonal. Será traçado um canal criando um paralelo a uma linha de tendência e para canais aplicam-se as mesmas regras de suporte e resistência, de linhas de tendência, de recuos, de falsas quebras. É um excelente indicador para que áreas de suporte e resistência possam ser descobertas.

Um adendo interessante é que, Leonardo de Pisa viveu em uma época em que os livros não eram um instrumento tão acessível a todos, então por falta de recursos, ele acabou escrevendo suas teorias em cadernos particulares, como uma forma de deixar registrado todo o conhecimento que foi adquirido. Os canais de Fibonacci que hoje são aplicados a análise técnica nas superações financeiras, são fruto destes estudos revolucionários que graças a Leonardo de Pisa, foram imortalizados e se tornaram acessíveis a todos, passando por séculos, até serem estudos, analisados; desenvolvendo-se assim, diversas outras teorias que nos beneficiam até o que chamamos de tempos modernos.

A utilização do cana de Fibonacci em negociações (trading)

O canal de Fibonacci explicado aqui costuma ser usado em análises técnicas para identificar áreas de suporte e resistência. Ou seja, sua finalidade principal é a mesma no que diz respeito aos níveis de retração Fibonacci, apenas esta ferramenta é muito mais útil se nos encontramos em uma fase de mercado caracterizada por uma tendência predominante. Esta técnica está sendo cada vez mais difundida entre os trader, já que tanto a resistência quanto o suporte são peças chaves nas negociações.Quando mais fácil for para identificar canais de resistência e suporte, menos trabalhoso será o trabalho do negociantes, mais chances o mesmo terá de ter sucesso.

Muitos comerciantes geralmente usam linhas de canais de Fibonacci em combinação com outros níveis de suporte e resistência obtidos de outros indicadores. A combinação de técnicas em muito dos casos é a melhor saída. Vale ressaltar que os canais de Fibonacci são uma das ferramentas mais utilizadas para day trade. Embora sua versão clássica seja a mais popular entre os negociantes, existem diversas variações da mesma, isto é, diversas versões, que visam atender a necessidade do trader que está colocando-a em prática. Ou seja, mais ações foram introduzidas a versão clássica, fato que reforça ainda mais a importância dos canais de Fibonacci para as negociações.

Uma das técnicas mais comuns é justamente combinar as linhas horizontais fornecidas pelos níveis de retração de Fibonacci com as diagonais fornecidas pelos canais de Fibonacci. É interessante pensarmos que um Matemático na Idade Média, que começou estudando uma sequência de números milenar, que podia ser encontrada em diversos fenômenos da natureza, acabou por influenciar estudos em diversas áreas distintas, e suas influências seguem até os dias de hoje, através não somente da filosofia ou da Matemática tradicional, mais principalmente através dos estudos matemáticos aplicado para o setor financeiro, e em específico para o universo das negociação, que é tão completo e amplo.

A partir disto, podemos compreender a profundidade e a perfeição técnica que os canais de Fibonacci nos proporcionam.

Como é formado um canal de Fibonacci e qual é sua função

O indicador Fibonacci é amplamente utilizado pelos traders, e realiza seus cálculos com base nas extremidades do gráfico de preços, identificando os níveis baseados nos números que vêm da “teoria de Fibonacci” e que correspondem aos possíveis obstáculos às tendências do mercado. A  Retração Fibonacci é um indicador de negociação presente em todas as plataformas de análise técnica, neste artigo quero explicar-lhe como traçar as retrações de Fibonacci diretamente nos gráficos de análise técnica. Os números de Fibonacci são refletidos na natureza em quase todos os fenômenos naturais, que aparentemente deveriam ser aleatórios, mas não são.

Tudo o que precisa saber sobre canais de Fibonacci

Antes de prosseguir, porém, precisamos entender como calcular as retrações a partir da famosa seqüência de Fibonacci, que está tão intimamente ligada à análise técnica e ao mercado de ações em geral. Os canais de Fibonacci são muito populares entre os traders em análise técnica e amplamente utilizadas no comércio. Eles podem ser calculados pelo trader a partir dos valores do preço do ativo com referência aos recentes altos e baixos do gráfico. Para usar o indicador de preço de Fibonacci, a principal regra a ser lembrada é a seguinte: Quando a correção de uma tendência começa, o preço pode atingir um máximo de 61,8% da estrada coberta pela tendência levada em consideração, caso contrário, significará que não será mais uma correção, mas outra tendência de direção contrária à que foi analisada.

Além do mais, as principais plataformas de negociação, como a Metatrader, têm um indicador de Fibonacci que permite que esses níveis sejam obtidos sem a necessidade de cálculos tediosos. O indicador desenha um nível de 100% no ponto de partida escolhido e um nível de 0% no ponto de chegada. Como você pode ver na figura, o gráfico de preços cria máximos e mínimos.

Os retrações de Fibonacci

Os números que derivam da proporção áurea que nos interessam são: 61,8 – 38,2 – 50 – 23,6. O último número exclui porque, na minha opinião, tem menos importância, e os transformamos em porcentagens: 38,2% – 50% – 61,8%. Combinando dois extremos recentes com ou use o indicador que apresente padrões na maioria das plataformas gráficas. Os números que derivam da proporção áurea que nos interessam são: 61,8 – 38,2 – 50 – 23,6. O último número exclui porque, na minha opinião, tem menos importância, e os transformamos em porcentagens: 38,2% – 50% – 61,8%. Estamos falando portanto, das retrações de Fibonacci, que assim como os canais de Fibonacci, são uma ferramenta excelente de trading.