Se você já opera no mercado financeiro ou tem interesse de no futuro fazer parte deste mercado, precisa buscar conhecimento e conhecer as diversas entidades internacionais que atuam prestando vários tipos distintos de serviços seja para o mundo dos negócios e para os muitos mercados financeiros que existem. Por exemplo, você sabe o que é BIS (Bank for International Settlements)? O Bis é uma instituição bancária de nível internacional que realiza compensações, isto é, pagamentos. O BIS existe desde 1930 e sua sede encontra-se na Suíça.
Características e funções do BIS
Os países membros do Bank for International Settlements são cerca de 55 que são representados pelos seus Bancos Centrais. O principal objetivo do Bank for International Settlements é justamente promover a interação de tais entidades bancárias tão importantes, para que exista uma promoção da estabilidade monetária. Tanto os bancos centrais como o sistema financeiro mundial beneficia-se dos relatórios estatísticos informativos do BIS – Bank for International Settlements. A instituição tem um grande e relevante trabalho de pesquisa e publicações. Eles também contam com um instituto próprio que visa também a promoção da estabilidade financeira.
Sobre a missão do BIS
O próprio site da entidade internacional fala o seguinte sobre sua missão: “Fomentar a discussão facilitando a colaboração entre os bancos centrais, apoiando o diálogo com outras autoridades responsáveis pela promoção da estabilidade financeira, realizando pesquisas e análises de políticas sobre temas relevantes para a estabilidade monetária e financeira, atuando como principal contraparte dos bancos centrais em suas transações financeiras. Atuando também como agente ou curador em conexão com operações financeiras internacionais”. Podemos dizer que este trecho descreve bem a essência do BIS, que resumidamente é fazer com que os bancos centrais ao redor do mundo cooperem um com os outros, com o objetivo de garantir a estabilidade e harmonia economia no mundo.