Talvez você já tenha escutado alguma notícia sobre política pública austera em tempos de crises. A política de austeridade em economia é um instrumento muito importante, que tem auxiliado diversos países a sair de grandes déficits de dívidas, e tem sido aplicada com vigor ao longo de muitas décadas.
Definição de austeridade em economia
No setor da economia, podemos dizer em uma definição de austeridade, que é um controle forte dos gastos de um país. Várias nações tiveram que utilizar, ou ainda fazer o uso nos dias de hoje, de políticas públicas de austeridade. Esse tipo de ação se dá em razão da necessidade de administrar os gastos para que o nível de déficit do país seja amenizado. Por esse motivo o corte nos gastos costuma ser uma ótima opção. Então qual é a resposta para pergunta sobre o que é austeridade: É o termo utilizado para designar um rigor em relação aos gastos.
A política de austeridade
Muitos países conseguiram mudar o rumo de suas economias através de políticas e projetos voltados para o corte de gastos. Uma líder que serve de estudo e referência para os estudos sobre o controle dos gastos é a Margaret Thatcher, conhecida como a “dama de ferro” por ter implementado uma série de planos de austeridade com o objetivo de estabilizar a economia de seu país, através da reconstrução de sua constância fiscal e do pagamento de dívidas, através das economias resultantes destes planos de austeridade.
Um exemplo bem sucedido de política de austeridade
O Canadá também foi um dos países que implementou uma das políticas de austeridade mais severas de todos os tempos. O governo, através da pessoa de Jean Chrétien cortou duramente os gastos e diminuiu o padrão de vida de toda a população canadense, com o mesmo objetivo de reconstruir a estabilidade fiscal do país.
O fato é que, até os dias de hoje, o Canadá tem colhido frutos muito positivos, graças a esta política de austeridade que foi implementada e muito bem executada. O país segue atualmente com um desenvolvimento econômico muito sadio, com uma moeda forte e com valor estável, além de possuir uma saúde fiscal muito positiva. Hoje o Canadá é um dos países que servem como referência de sucesso econômico e desenvolvimento social sadio.
A austeridade e a economia
Não é necessário possuir um conhecimento técnico ou teórico muito profundo para ter a noção de que nenhum país que gasta muito ou que possui dívidas muito altas, consegue ter uma estabilidade econômica e social. Nem mesmo os Estados Unidos, que possui um pouco mais de chances de ter dívidas (graças ao Fed) e mesmo assim ser uma potência, conseguiria administrar uma dívida que não fosse controlada apropriadamente. A austeridade é um instrumento muito valioso e eficaz quando uma nação possui um desequilíbrio fiscal muito grande. E a razão é muito clara, quanto maior for o controle do governo em relação aos gastos, e quanto maior for a sua economia, menor serão suas dívidas, e mais facilmente poderão quitar débitos e gerenciar possíveis desequilíbrios.
Um fato interessante é que um dos requisitos que o Fundo Monetário Internacional exige dos países aos quais empresta dinheiro é que os mesmos implementem planos de austeridade, para que possam economizar e conseguir arcar com as dívidas. E o mesmo requisito é exigido para os países que já possui dívidas antigas com o FMI e desejam refinanciar as dívidas.