Entenda o conceito de ativo real em uma definição simples

As definições de valores monetários são muito importantes para aqueles que desejam começar a operar com qualquer tipo de ativo, seja na bolsa de valores ou no mercado do Forex. Conhecer os termos e  a linguagem utilizadas dentro da economia pode facilitar a vida de um investidor, que dessa forma compreenderá rapidamente do que se trata certa notícias ou artigos inerentes a esse setor, tão complexo e em constante movimento. Então se você já sabe o que é um ativo, mais não tem um conhecimento mai profundo sobre o que é um ativo real, nós estamos aqui para lhe ajudar.

Conheça agora uma definição objetiva e completa do que é um ativo real, quais são as suas características principais e seu papel no mercado.

O que é um ativo real

Ativo real é um tipo de ativo monetário. Muitas pessoas quando querem citar uma definição de ativo real mais simples, mencionam que os ativos reais são todos aqueles que são palpáveis, ou seja, que você pode tocar. Mas precisamos ir um pouco mais a fundo na descrição completa deste tipo de ativo. Mas antes, precisamos explicar o que é um ativo. Um ativo é um bem, que pode ser também um valor, um crédito. Eles podem estar nas mãos de companhias, corretoras, instituições bancárias, investidores ou pessoas comuns. Existem basicamente dois tipos de ativos, o ativo real, que falaremos agora a cerca do mesmo e o ativo financeiro, que abordaremos a seguir neste presente artigo.

Cada investidor normalmente tem uma preferência. E o que vai determinar se essa tal preferência será pelo ativo real e financeiro é seu perfil, e seus interesses nos negócios. Mas é importante ressaltar que é muito importante estudar para chegar a uma conclusão de qual tipo de ativo é o mais apropriado para o seu perfil. Os ativo reais são investimentos feitos ao adquirir um bem ou uma posse física, como mencionamos anteriormente, palpável. Esse tipo de ativo é concreto e não abstrato, como é o caso de alguns ativos financeiros, que nós podemos possuir, mas não podemos tocá-los.

Entenda o conceito de ativo real em uma definição simplesOs ativos reais são muito positivos, pois acrescentam valor ao perfil do investidor, isto é, quanto maior for o patrimônio do investidor em ativos físicos, mais ativos reais ele possui. Os ativos reais podem agregar uma receita valiosa, além de serem uma das formas mais estáveis e seguras de investimento, já que normalmente o valor de um ativo real tende a subir conforme ao tempo, e não se desvalorizar, como pode ocorrer com outros tipos de ativos. Esses ativos normalmente também salvam muitos investidores de efeitos gerados pela inflação ou hiperinflação.

Exemplo de ativo real

O exemplo de ativo real mais conhecido é o ouro. O ouro é um investimento seguro e certeiro para aqueles que não gostam de correr riscos e querem ter em mãos um ativo que dificilmente perderá valor, pois seu preço costuma ser estável e sua demanda muito maior do que a oferta, afinal de contas, não é possível encontrar outro em qualquer lugar. Vale lembrar que o ouro é um dos ativos de grande valor mais antigos do mundo, e esteve presente em toda  a história, sendo um dos primeiros ativos utilizados como moeda de troca, e seu valor e estabilidade seguem firmes e fortes até os dias de hoje.

O ouro

O ouro ainda é o ativos reais mais procurado, e é muito provável que ainda deseja o mais desejado até mesmo entre todos os outros demais tipos de ativos, em razão de sua ausência de riscos. Normalmente o perfil do investidor que opta pelo outro de caracteriza por alguém que gosta de escolher a via mais segura e com menos riscos possível. Nem mesmo crises financeiras ou inflação deixam o ouro menos desejável.

Mas é importante enfatizar que até mesmo um ativo real como o ouro pode apresentar inconstâncias e instabilidade em alguns momentos, e por essa razão é necessário estudar bastante esse ativo  e compreender como o seu mercado funciona, para assim conseguir identificar o melhor momento de comprá-lo (quando seu preço estiver mais em conta) e também a hora certa de vendè-lo (normalmente em situações de crise, quando o seu valor aumenta). Mas o que faz este ativo ser tão interessante é que mesmo após muitos séculos ele ainda é considerado um dos mais sólidos dentro do mercado.

A vantagem desse ativo real

A compra deste tipo de ativo normalmente pode ser realizada na Bolsa de mercadorias e Futuros (no Brasil), mais conhecida como BM&F Bovespa. Através da mesmo é possível comprar lotes ou frações. Uma das vantagens em relação ao investimento no ouro é a proteção adquirida contra perda de valor. Além do mais o ouro é um ativo privilegiado em razão de sua durabilidade, e pode ter seu valor ainda mais elevado em situações de crise. Um fato que reforça o argumento sobre a vantagem em investir em ouro, é que mesmo décadas a fim após a era do metalismo, o ouro continua em crescente ascensão.

Ativo real versus ativo financeiro: Saiba quais são as principais diferenças

Normalmente, quando maior for a riqueza de um país, mais potencial produtivo o mesmo tem. Ou seja, quanto mais bens de consumo e serviços as pessoas conseguem produzir, maior é a riqueza material de uma nação. É claro que isso não significa e nem garante que tal país terá uma distribuição de renda justa ou uma igualdade social, pois esses fatores dependem de uma série de outros aspectos complexos. O potencial de produção de uma nação passa também pelo tema dos ativos reais.

Em um significado de ativos reais, podemos dizer que os mesmos são aqueles que podem ser tocados, ativos físicos, como por exemplo: metais como o ouro, imóveis, e etc. Os ativos reais tem a capacidade de dar valor de uma forma direta e líquida no setor econômico, ou no mercado econômico.

Mas quando falamos sobre ativos financeiros, estamos querendo mencionar aqueles que não contribuem com o potencial de produção de um país ou mercado. Como por exemplo: títulos do governo, ações. Ou seja, papéis ou informações armazenadas em um computador e tudo aquilo que não possui um valor concreto, pois uma folha de papel em si não é algo valioso. os ativos financeiros são uma espécie de garantia de que as pessoas terão acesso aos ativos reais.

Por exemplo, quando alguém faz o investimento na compra de uma casa, a carta de crédito que corresponde ao valor da casa neste caso é o ativo financeiro. Ou exemplo, uma pessoa que não tem condições financeiras de comprar uma grande empresa que produz petróleo e gás, mas pode investir em ações daquela determinada companhia e adquirir uma fatia de seu lucro, que corresponde ao tamanho de sua ação. Os ativos financeiros garantem o lucro ou a renda resultante dos ativos reais.