No setor econômico e comercial, o capital de giro significa o conjunto de empréstimos de curto prazo e ativos líquidos. fazem parte do mesmo as reservas de matérias-primas e produtos acabados, isto quer dizer, os produtos não destinados a continuar no estoque por um período muito longo, pois são destinados ao consumo direto da população, créditos e contas de curto prazo, que poderiam ser transformados em capital, por exemplo. E neste contexto das operações e movimentações da economia e do mercado financeiro, sempre poderemos encontrar o termo “ativo financeiro”.
Mas você de fato o significado de ativo financeiro? Independente de sua responsa, nós elaboramos este texto com uma explicação detalhada no que é um ativo financeiro, quais são os tipos de ativo financeiro mais populares e quais são suas características mais relevantes.
O que é ativo financeiro
Ativo financeiro, em uma explicação mais simplória e objetiva, pode ser tudo aquilo que as pessoas investem o seu dinheiro ou o seu tempo para: comprar, construir, adquirir, ou até mesmo ganhar, que lhe dará retorno em lucro. Então um indivíduo pode investir seu capital, seu tempo, sua energia, para construir, comprar, adquirir, ou ganhar determinados ativos, títulos, valores propriedades e etc… que vão gerar lucro ou uma espécie de compensação financeira.
Ou seja, uma característica do ativo financeiro é que o mesmo tem que gerar algum tipo de renda. Existem vários tipos de ativos financeiros, mas podemos defini-los em um significado geral como um ativo líquido tangível que adquire seu preço através de uma negociação contrato. O dinheiro, os títulos de ações, valores em depósito bancário podem ser considerados ativos financeiros. De acordo com as Normas internacionais de relatório financeiro, são considerados ativos financeiros “instrumentos patrimoniais de outro patrimônio (um certificado de ações, por exemplo), um direito contratual de receber um ativo financeiro de outra entidade, um direito contratual de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade sob condições favoráveis ou um contrato que irá liquidar nos instrumentos de capital próprio da própria entidade.”
Quais são as categorias de ativos financeiros mais negociadas no mercado
Existem algumas categorias de ativos financeiro bem interessantes, e fáceis de serem identificadas. Entre as categorias, as mais importantes são as seguintes:
- Ativos financeiros de propriedade: Onde o indivíduo é o proprietário deste tipo de ativo.
- Empréstimo como um ativo financeiro: Nesta categoria o indivíduo realiza um empréstimo do próprio dinheiro que possui para alguma instituição (pública ou privada) ou pessoa. Existem por exemplo, os seguintes investimentos:
- Investimentos em fundos, onde o indivíduo se depara com uma instituição, um agente, operando e realizando investimentos por você, ou seja, agindo como intermediário em sua operação. A operação vai depender de qual modalidade o investimento está inserido, de acordo também com a aptidão ao risco, com o contexto em que a economia se encontra, com prazos, rentabilidade, e muitos outros fatores relevantes.
- Investimentos alternativos.
Os principais tipos de ativos financeiros
Dentro das categorias abaixo, existem vários tipos de ativos financeiros. Abaixo iremos abordar os mais importantes para a economia.
- Ativos de “propriedade”:
- Neste tipo de investimento a pessoa é dona do próprio ativo. Os investimentos de propriedade hoje em dia que são considerados mais relevantes são as ações. Outro exemplo de investimento de propriedade também importante são os imóveis. No caso de um imóvel, por exemplo, você construí-lo, adquiri-lo através de uma compra ou herdá-lo (existem também os casos de doações). As ações também possuem um mecanismo similar. se você comprou uma ação, então podemos dizer que você a construiu.
- Se as ações foram compradas pela empresa de um pai, e o pai veio a falecer, as ações serão herdadas pelo o seu filho(s) ou filha(s). Os negócios edificados também podem ser considerados um ativo financeiro de propriedade, desde que gerem lucro.
- Um adendo interessante é que um objeto precioso e valioso, também pode ser considerado um investimento, isto é, um ativo financeiro, desde que não gere despesas que correspondam a um valor muito superior ao seu valor estimado. Ou seja, os objetos preciosos só podem ser encaixados na definição de ativos financeiros, quando o indivíduo que é o seu proprietário consegue lucrar com o mesmo.
- Algumas maneiras de obter lucro através de um objeto valioso que seja oficialmente seu, isto é, legalmente de sua propriedade, é através da venda, de exposições pagas de uma coleção de objetos de grande valor e estima ou até mesmo alugando, como é o casos de algumas companhias especializadas em alugar jóias caras, para clientes que desejam comparecer a eventos importantes com as mesmas. Esses objetos também podem ser o exemplo para a resposta sobre o que é um ativo financeiro.
- Ativos de “empréstimos”: É dentro desta categoria que encontraremos a maior quantidade de tipos de ativos financeiros que são mais comuns e mais acessíveis, de uma certa forma, para os investidores iniciantes.
- Tesouro direto: Neste caso o indivíduo não é o proprietário do título, pois ele empresta dinheiro ao governo, e como recompensa o governo disponibiliza um título que garante que você emprestou o dinheiro, e que também pode garantir uma rentabilidade, que possui prazo de rendimento e outras variáveis do tesouro.
- CDBs, certificado de depósito, LCI, LCA, LC, todos podem ser considerados como investimentos de “empréstimos”.
- Vale ressaltar que: Sempre que existe um investimento deste tipo, existem também uma parte que está emprestando dinheiro, e existe outra parte que está capitalizando. Por exemplo, quando um investidor faz a compra de um CDB, ele está de uma certa forma, emprestado o seu capital para o banco. E no momento em que o banco pega esse capital, nós podemos dizer que esta instituição está capitalizando este capital para utilizá-lo de acordo com os seus interesses e estratégias (dentro da normas e regras de permissão do Banco central).
- Se no tesouro direto, é o governo quem emite o título, nas debêntures, (títulos privados) os emissores dos títulos são companhias particulares.
Em uma análise sobre o significado de ativos financeiros, vamos observar a seguinte pergunta: O que todos estes ativos possuem em comum? A resposta é muito simples, todos eles geram ou podem gerar renda ou lucro.