Na língua Portuguesa, a moeda Oficial do Afeganistão pode ser chamada de diversas formas, seja afegane ou afegani não importa estamos falando da mesma dívida monetária. Aliás a moeda é dividida em cem pules e seu símbolo da afegane original é o ” ؋”. No entanto, para facilitar nosso lado na hora de identificar a mesma, o seu código ISO 4217 e o “AFN”. O fato é que a moeda, assim como seu país de origem teve uma história marcada de diversos acontecimentos. A quem diga que a moeda mais importante era a rupia de Cabul. No entanto, muitas outras moedas já foram utilizadas, como por exemplo kiran, abbasi, paisas. A seguir nós veremos um pouco sobre o valor da Afegani, sua definição completa e como foi a trajetória da moeda do Afeganistão até se tornar o que é hoje.
Breve história antes da moeda afegane entrar em circulação
Outras moedas antecederam a afegani ao longo da história do Afeganistão como veremos a seguir, porém esta nova moeda foi estabelecida com todas as mudanças em vigor nos dias de hoje a partir de 2002. O novo nome substituiu o antigo, emitido pela administração do ex-presidente Rabbani, que agora chegava a 0, 001 do novo afegão. No caso da moeda emitida pelo senhor da guerra Dostum, eles eram iguais a 0, 002 do novo afegão. Esta foi uma tentativa de parar a inflação fora de controle resultado principalmente do confronto terrível contra os Estados Unidos, que devastou o país.
Um dado interessante é que antes, as moedas do país acabavam por ficar nas mãos dos grandes poderosos chamados por muitos de “senhores da guerra”, no entanto, com a introdução da afegane (afegane em inglês é “Afghanis) foi o Banco Central do país que passou a ser o responsável não somente pela emissão das notas, mas também pelas políticas monetárias que o país deseja estabelecer ano após ano. Outro dado interessante é que muitos dizem que a maioria das empresas ainda não começaram a usar moeda, pois ainda é relativamente fraco. Além disso, as cidades corn as fronteiras com o Irã e o Paquistão utilizam principalmente moedas iranianas e paquistanesas.
A rúpia Afegã
Antes da introdução dos afegãos em 1925, o país estava usando a rupia afegã e outras moedas indianas que foram adotadas em 1891. A influência Indiana era enorme no país e durante este período, a dívida em circulação era dividido em 100 pul e um amani era igual a 20 afegãos. As moedas da rupia foram usadas até sua remoção completa em 1978. Antes desta remoção, as primeiras notas afegãs foram introduzidas em 1935. Como o país já teve que atravessar por diversas guerras, sejam elas civis e de nível internacional, muitas mudanças aconteceram no país, sendo algumas delas extremas. A rúpia Afegã, que antecedeu a definição de afegane, também sofreu alterações em suas políticas monetárias ao longo de seu curso.
Com exceção do período durante a Primeira Guerra Mundial, as forças de mercado sempre controlavam a taxa de câmbio no Afeganistão. No entanto, às vezes os bancos tinham uma taxa de câmbio fixa para lidar com as constantes mudanças na taxa de câmbio. Por exemplo, Bank-e Milli elaborou tal plano em 1935, no qual uma rúpia indiana foi fixada em 4 AFS. A criação do Banco Central do Afeganistão ajudou muito o país a monitorar sua moeda e elaborar estratégias visando sua estabilidade. Mas como nem tudo são flores, mais uma guerra viria para atrapalhar a economia do país, e trazer ainda mais problemas para sua moeda em circulação.
Após o estabelecimento do Da Afghanistan Bank, as taxas foram regulamentadas de perto, mas os esforços foram frustrados pela guerra civil nos anos 80. Por exemplo, governos disfuncionais e senhores da guerra começaram a criar suas próprias moedas sem qualquer forma de regulamentação ou padronização. Cerca de 100 trilhões de afegani afegã foram declarados sem valor em 1996. As coisas pioraram quando os EUA invadiram o Afeganistão em 2002. Em setembro de 2002, um dólar dos EUA chegou a 52.000 af. A média da cotação de hoje do afegane para real, por exemplo, é de 19,0672 AFN.
Dados importantes sobre a moeda Afegane
O Afeganistão tem uma moeda oficial, a afegane, porém outras moedas são utilizadas em algumas das cidades que possuem fronteiras com outros países. A unidade monetária oficial do Afeganistão é conhecida como afegã, que é indicada pelo sinal “AFS”, como mencionamos anteriormente. A moeda atual é emitida e colocada em circulação através do Afghanistan Bank, que é uma espécie de banco central do país. As primeiras notas começaram a ser emitidas pelo Banco Nacional do Banco Afegão em 1935. Posteriormente, foi criado o “Banco do Afeganistão Sim”. E em 1939, este último começou a emitir novas notas nacionais. Nos dois bancos antes da Segunda Guerra Mundial, as cédulas foram trocadas livremente por prata.
A moeda atualmente existe em diferentes valores entre eles: 1Af, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 Afs. Existem apenas três moedas em circulação no valor de 1 AF, 2 AF e 5 AF. Além dos afegãos, os cidadãos do Afeganistão, em menor grau, também usam o dólar americano junto com a afegane Afegã.Teve um momento em sua história, que também precisamos mencionar, quando após a revolução de abril, o dinheiro afegão foi impresso na União Soviética. Nos anos noventa, o Afeganistão usou os serviços russos nesta questão. No entanto a União Soviética ruiu e com ela todo o seu poder de controle em outras nações. A moeda que estava no país antes da retirada das tropas soviéticas em 1991 perdeu sua força, mas houve algum tempo em circulação.
O valor da afegane
O valor da Afegane ainda é extremamente baixo, até mesma se comparada as moedas de seus países vizinhos,por essa razão, não sombra de dúvida de que está definitivamente não é uma moeda tão preferida nas negociações do mercado Forex, por exemplo. Além do mais a maior parte do território do estado do Afeganistão nos pontos de venda aceita dólares americanos. Embora o significado de afegane seja positivo para o país, nas regiões remotas, apenas a moeda nacional do Afeganistão está em circulação. Em lugares como Kandahar e Jalalabad, você pode pagar com rúpias paquistanesas ou, como são chamadas, Caldari.
No distrito de Herat, por exemplo, por conta da proximidade com a República Islâmica do Irã, o rial Iraniano participa da circulação. Portanto a moeda ainda não possui uma hegemonia total, digamos assim. Ao mesmo tempo, atenção deve ser dada ao fato de que, ao pagar por bens e serviços com qualquer outra moeda, a entrega é emitida, como regra, o mesmo em afegane. Essas transações não são lucrativas para os compradores, pois os vendedores consideram isso longe da taxa oficialmente estabelecida.