Saiba o que é a variação de emprego não agrícola (ADP) 

A variação de emprego não agrícola (ADP) é conhecida também como Relatório Nacional de emprego ADP dos Estados Unidos. A mesma aponta a variação dos trabalhos privados da categoria não-agrícola. Para que as informações necessárias sejam colhidas, a entidade solicita folhas de pagamentos de mais de quatrocentos mil clientes (empresas) que funcionam nos Estados Unidos. Um dado relevante sobre estas folhas de pagamento, é  que as mesmas sempre devem ser anônimas. A divulgação dos resultados colhidos sempre antecedem a divulgação oficial da taxa de emprego do país portanto serve como uma informação antecipada de como será a taxa de variação de emprego não agrícola dos Estados Unidos.

Como a ADP funciona

Conforme mencionamos, os dados coletados advém de uma quantidade enorme de empresas que opera nos EUA e referem-se as folhas de pagamento do setor não-agrícola.  A identidade do portador de cada folha não é divulgada para a preservação dos mesmos. Pois o que interesse não é a quem pertencem as folhas e sim a quantidade de folhas de pagamento desta área de trabalho. O resultado obtido sempre costuma se divulgado dois dias antes da divulgação oficial do governo Norte-Americano a respeito dos índices de emprego do país. Vale ressaltar que este índice ajuda os economistas a prever quais serão as próximas variações, embora trata-se de um indicador muito volátil.

O nome original na língua para o indicador é: “ADP United States Nonfarm Employment Change”.

Saiba o que é a variação de emprego não agrícola (ADP) 

O motor do mercado de NFP ADP é emitido pelo instituto privado Automatic Data Processing e mostra quantos novos empregos foram criados no mês de referência nos Estados Unidos. Todos os meses resultados são divulgados e cada um deles tem impacto na economia e principalmente na moeda do país. Um resultado além das expectativas por exemplo, causa um efeito de alta no dólar, enquanto um valor abaixo do esperado pelos analistas pode causar uma fase de fraqueza.

Economistas e investidores do mundo todo ficam atentos aos resultados, já que dependendo de como for, o indicador pode apontar uma boa hora para investir em certos ativos ou até mesmo no dólar Norte-Americano. Além do mais, todos nós sabemos que o que acontece na economia de uma das maiores potências do mundo (para o bem ou para o mal) tem impacto direto e indireto no mercado internacional, bem como em outras economias ao redor do mundo.

O que este indicador não leva em conta

A variação de emprego não agrícola é um importante indicador econômico que aponta a quantidade de novas posições que foram abertas em setor que possuem grande impacto na economia dos Estados Unidos. Um adendo que precisamos fazer é que o mesmo não leva em consideração a situação dos postos agrícolas e por essa razão é nomeado de “emprego não-agrícola”, já que existe outro indicador específico para a aferição desta área. Portanto o mesmo aponta somente  a quantidade de novos empregos gerados no setor privado não agrícola e por esta razão não deve ser visto como uma medição adequada para os demais setores, que costumam possuir indicadores próprios.