Guia básico sobre a criptomoeda Stellar Lumens (XLM)

A tecnologia inovadora da plataforma Stellar Lumens foi desenvolvida pelo mesmo criador da criptomoedas Ripple. No entanto existem diversas diferenças entre ambas, e o exemplo mais contundente é que enquanto a Ripple possui  um sistema centralizado, a Stellar é completamente descentralizada. A idéia de Jed McCaleb foi tão inovadora que gerou uma parceria com a gigante IBM, resultando em diversos estudos sobre o blockchain, bem como o desenvolvimento de um novo setor dedicado a uma plataforma de nível mundial, inovando mais uma vez no ramo monetário global. A seguir veremos o que é Stellar Lumens e como é seu funcionamento.

O que é stellar Lumens

A lumen XLM (Lumen stellar ou XLM) é a unidade  monetária eletrônica que pertence a rede Stellar. A rede stellar é uma plataforma que viabiliza transações monetárias de forma muito rápida. Quando falamos sobre o projeto Stellar ou rede Stellar estamos nos referindo a uma espécie de plataforma com recursos para a realização de diversos tipos de transações monetária. Tais transações costumam ser entre moedas de diversos países, como por exemplo o yen, dólar, libra esterlina, euro, real e etc. A Stellar Lumens notícias normalmente referem-se às informações atualizadas sobre a rede.

Suas transações facilitam o mundo cambial, já que possibilita que indivíduos ao redor do mundo tenham acesso  a compra e envio de moedas de forma inteiramente legal, e muito mais rápida do que outras plataformas. Um diferencial é em relação ao custo, já que costuma ser muito mais baixo do que em outras opções. Uma de suas características (Stellar Lumens explicada) mais marcantes é o sistema que realiza a confirmação das operações através de um código de prova de consenso, diferentemente de outras criptomoedas.

Rede descentralizada

Criptomoedas como a Bitcoin, que provavelmente é a mais conhecida entre todas, possuem o algoritmo “Pow” (Proof of Work), no entanto este não é o caso da Stellar Lumens. Como suas redes são descentralizadas, diferentemente do que ocorrem com outras criptomoedas, as pares não dependem um dos outros para serem executados. Na criptomoeda Stellar Lumens a fonte primária também não a condutora, mas sim uma distribuição bem arquitetada de redes com servidores. Quanto maior for a quantidade de servidores que não possuem quase nenhum tipo de dependência, mas bem executada será a rede Stellar. O sistema descentralizado também permite um livro-razão muito mais distribuído.

Esses livros são sempre conectados aos livros anteriores de formaGuia básico sobre a criptomoeda Stellar Lumens (XLM) criptografada, criando assim todo um registro que será ligado até o livro onde “tudo começou”, conhecido como “livro razão gênese”. A criptomoeda da Stellar, a Stellar Lumen (XLM), alimenta a rede de pagamento Stellar através de conexões com entidades bancárias, pessoas comuns, sistemas de pagamento online e outros meios. Para comprar Stellar Lumens o processo é bem simples, basta encontrar uma corretora confiável, isenta de fraudes e com um histórico idôneo mercado.

O preço da Stellar lumens (XLM) e previsões

De acordo com o ranking da CoinMarketCap, em termos de capitalização de mercado, está entre as dez principais criptomoedas, e sua capitalização de mercado, calculada para janeiro de 2019, é de USD 1.969.844.728. Muitos afirmam que seu sucesso ocorre graças a rapidez com que as transações são executadas, Estima-se que levam cerca de incríveis cinco segundos para que seja feito a execução e verificação, número menor até mesmo que os números da Bitcoin.

As previsão da stellar lumens são positivas, especialmente graças a grande parceria que o projeto Stellar possui com aIMB, o que garante uma das maiores equipes de profissionais, e anda mais do que isso, profissionais altamente habilitados do que diz respeito ao desenvolvimento e melhoria de tecnologias.Ainda sim, existe muito para ser aprimorado. O sistema ainda depende da fundação, o que faz com que alguns investidores tenham um pouco de desconfiança. Outro fator é o preço da Stellar Lumens, que costuma ficar em sintonia com o da criptomoeda Ripple, em função de ter tido um início parecido, com o mesmo fundador.

Mineração

Uma curiosidade é que a Stellar Lumens não estão sujeitas a mineração. Este fato se dá em razão de seu estoque ter sido emitidos em conjunto com o começo do criação da rede. Toda sua distribuição é administrada pela Stellar Development Foundation. Estão se você estava pesquisando a respeito da Stellar Lumens minar a resposta é não.