Você sabe o que é Ripple? Se és um entusiasta do mercado financeiro, é muito possível que já tenha escutado ou lido em algum momento algo que citasse o Ripple. Isso tudo porque o Ripple é a segunda criptomoeda que mais cresce no mercado. Para termos uma idéia, outras criptomoedas foram criadas através dos mesmos fundamentos técnicos projetados pela Ripple Labs, Inc. empresa responsável pela criação e desenvolvimento deste promissor ativo financeiro. Através deste artigo iremos mostrar um pouco sobre o perfil Técnico da Ripple, bem como o conceito projetado pela sua fundadora, a Ripple Labs, Inc, que acabou sendo expressado também em outros produtos criados pela mesma.
Origem da criptomoeda Ripple
A Ripple atualmente é a segunda criptomoeda mais valiosa do mundo. E certamente existem diversas razões que colocaram-na nesta posição. A Bitcoin também ganhou ainda mais valor no último ano, fato que a mantém consolidada na posição de criptomoeda mais valiosa do mundo. Vamos lá, o Ripple é uma criptomoeda. No entanto, o aspecto mais interessante do Ripple é sua rede e os elementos que o compõem. Tudo começou em 2013 e o protocolo é a criação criada pela OpenCoin, fundada em torno de Chris Larsen e Jed McCaleb. A Ripple criptomoeda nasceu em 2013 e hoje representa uma das alternativas mais importantes em comparação às criptomoedas Ethereum e Bitcoin.
Venha com o monograma digital dessa família, após o dia do Ripple, ele não se baseia em um valor físico, mas vem da Internet. No total, se não houver contatos: o valor digital (XRP), o prêmio e uma rede de pagamento.
O que é o Ripple
Ripple é uma criptomoeda alternativa disponível apenas na Internet. Dois outros elementos fundadores da moeda em questão são o Ripple Consensus e o Ripple Consensus Ledger. Nesse sentido, tentaremos destacar todas as características da rede e das quais a moeda virtual opera, das quais aparecem as ações relacionadas ao Bitcoin. O objetivo da cripto Ripple, de acordo com o que seus criadores disseram, é eliminar e superar as dificuldades e desvantagens do Bitcoin, então tentaremos destacar todas as diferenças entre as duas moedas virtuais posteriormente. Foi criado, feito para outra criptomoeda, para eliminar e superar as dificuldades e desvantagens do Bitcoin.
Quem adere a todas as ondulações se garante a possibilidade de transferir o valor para diferentes. A criptomoeda Ripple opera de forma descritiva e em vermelho do aberto, o que significa que é desejável ou significativo intervir e sempre modificá-lo seguindo as regras de uso da moeda virtual. A ideia por trás do Ripple é a do sistema monetário P2P, ou seja, ponto a ponto: o objetivo é eliminar ou, em qualquer caso, reduzir os custos de intermediação em transações financeiras.
Como já mencionado, o termo Ripple significa tanto a criptomoeda quanto toda a rede em que opera. Ele continua a se desenvolver na sede da Ripple, o Ripple Labs, em San Francisco, Califórnia. Eles usam o algoritmo Ripple Consensus para estabelecer e registrar transações em um banco de dados distribuído seguro: o Ripple Consensus Ledger. Devido à sua natureza distribuída, a RCL oferece a imutabilidade de transações sem a necessidade de um operador central.
A fama positiva do Ripple no mercado atual
O Ripple ganhado cada vez mais espaço e vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Embora no papel o valor da ondulação possa parecer inexpressivo, a empresa hoje possui uma capitalização de dezenas de bilhões de dólares e o preço baixo nem sempre é um aspecto negativo: é consideravelmente mais barato comprar do que os outros. Sua operação é muito simples. De fato, eles permitem replicar o valor de um ativo e suas variações sem necessariamente possuir o produto. O mundo das moedas virtuais está em constante expansão e em constante mudança.
Cada ano são criadas diversas moedas digitais no mundo, no entanto, nem todas conseguem se firmar no mercado. Em mundo cada vez mais tecnológico as moedas digitais vem invadindo até mesmo os mercados mais antigos e tradicionais, como a bolsa de valores. Uma das principais expressões dessas mudanças é a criptomoeda Ripple, uma moeda virtual particularmente interessante. Mas além das inovações a criptomoeda Ripple possuem características que tornam transaçõe online muito mais rápidas. Quem os utiliza tem a capacidade de abrir e fechar posições, mas também de maximizar seus lucros graças à alavancagem, ou seja, um multiplicador que permite que você ganhe muito mais do que o capital investido.
Como o Ripple funciona
Assim como o Bitcoin, o Ripple opera em um ambiente completamente descentralizado dentro de uma rede aberta (código aberto). Assim como o Bitcoin, o Ripple coin opera em uma plataforma descentralizada e em uma rede de código aberto, o que significa que os desenvolvedores têm o direito de intervir e modificar sempre de acordo com as disposições dos regulamentos para o uso da moeda virtual. Uma diferença com o Bitcoin é a presença de logs de transações chamados Ledgers, que permitem monitorar trocas e concluir transações em questão de segundos.
Isso significa que os desenvolvedores têm a possibilidade de modificar ou intervir de acordo com as regras de uso e emissão desta criptomoeda. De fato, lembramos mais uma vez como o termo Ripple identifica a criptomoeda e toda a rede em que opera. Outro elemento característico da rede Ripple é a capacidade de trocar e transferir dinheiro entre moedas distintamente diferentes. O Ripple XRP representa a rede e a própria criptomoeda (XRP). Para entender isso, no entanto, é necessário introduzir outro elemento que ainda não foi levado em consideração: os créditos de “IOU” (que significa “eu tenho que eu”). Esses créditos, dentro da rede Ripple, nada mais são do que moedas (dólar, euro, iene etc.).
As transações realizadas não são rastreáveis, enquanto na realidade com o Bitcoin existem logs de transações, os chamados livros contábeis que permitem ver todas as trocas. Um elemento muito importante da rede Ripple é a capacidade de trocar e transferir dinheiro sem bloqueios. Um recurso da rede Ripple que não pode ser encontrado no Bitcoin é a presença de logs de transações chamados Ledgers, que permitem monitorar trocas e concluir transações em alguns segundos.
Outro elemento característico da rede Ripple é a capacidade de trocar e transferir sem continuidade de forma: posso transferir dólares para um destinatário que, em vez disso, receberá euros. Aliás, muitas “Ripple notícias”, costumam destacar este fato.
Portanto, também é possível transferir euros para um destinatário, que receberá dólares.
Principais características do Ripple
A seguir destacamos uma das características mais peculiares da criptomoeda Ripple:
- Seus componentes mais relevantes são: Network de pagamento (rede de pagamentos); Bolsa de Valores e moeda. Podemos considerar o Ripple e sua rede como uma versão mais moderna do atual sistema de intermediários financeiros, pois grande parte do seu funcionamento é baseado em confiança, mas vamos em ordem e tentar esclarecer um exemplo.
- SEgundo consta em notícias Ripple, a empresa trabalha no mecanismo de confiança, que é colocado em prática por meio de créditos de IOU (que são, em todos os aspectos, moedas reais);
- Ripple e Bitcoin possuem uma ligação, no sentido de que o XRP geralmente segue a tendência do Bitcoin: quando o Bitcoin cai, o XRP também cai e quando o Bitcoin sobe, o XRP também aumenta;
- O que é enviado dentro da rede são créditos que são “convertidos” em “gateways de ondulação”. Portanto, todas as transações devem ocorrer entre indivíduos que estabeleceram um vínculo de confiança. As transações de cascata são irreversíveis, gratuitas e especialmente instantâneas.
- O Ripple preço vai depender da cotação do dia, no entanto, a cotação atual (02/2020) é de R$ 1,21, variando entre 1 e 2 por cento no início do mês de fevereiro.
- Filosofia consciente: A alavancagem, também o coloca em alto risco de perda. todos nós sabemos que a alavancagem é um recurso que deve ser utilizado com muita cautela. Muito pode ser feito, mas o capital pode ser significativamente corroído da mesma maneira. Perdas podem ser evitadas no entanto, com as medidas corretas. Como resolver o problema da alavancagem excessiva? O Ripple promove uma espécie de conscientização em relação aos princípios de gerenciamento de dinheiro. Isso significa, por exemplo, dividir o capital em pequenas partes e alocar cada uma a um ativo diferente.
- Além de poder garantir as taxas de câmbio entre as moedas fiduciárias (as moedas normais que estamos acostumadas a usar), o Ripple também pode ser usado com segurança nas taxas de câmbio entre moedas digitais, que certamente se tornarão cada vez mais difundidas.
- O XRP funciona apenas no sistema Ripple. A moeda é divisível até seis casas decimais e todas as ondinhas foram criadas até um máximo de cem bilhões.
- É comum sempre comparamos a Bitcoin com as outras criptomoedas, em razão desta ser a primeira do mercado. Se o Bitcoin e outras criptomoedas usam sistemas descentralizados, o mesmo não se aplica ao Ripple, que usa uma plataforma de código aberto não descentralizada, mas aberta. Muitas moedas digitais da nova geração vem sendo desenvolvidas com um sistema integralmente ou parcialmente descentralizado. Isso significa claramente que cada desenvolvedor poderá dar sua própria contribuição com intervenções e modificações sempre reguladas por regulamentos precisos de uso.