Se você começou a operar no mercado financeiro agora, ou tem interesse em dar o primeiro passou nesse universo tão interessante e complexo, talvez esteja se perguntando: “ O que é padrão gráfico de diamante?” O fato é que existem diversos padrões de gráficos que são essenciais para sua análise como negociante ou investidor, principalmente se você deseja ter sucesso em suas aventuras nesta indústria. Aprender todos os padrões ou pelo menos os mais utilizados, bem como quais são os mais adequados para o seu tipo de negociação, é uma peça chave para agilizar suas análises. Por essa razão decidimos elaborar uma explicação completa, porém objetiva com o gráfico de diamante explicado.
Definição do padrão de gráfico de diamante
O diamante possui um padrão de gráfico de preço que tem como principal utilização a confirmação de uma inversão na tendência de no caso da situação no gráfico. Na maioria dos casos ele costuma vir à tona nas tendências de alta. Como este padrão ocorre? Dentre as características principais de sua formação estão duas linhas de tendência com limites, que representam dois suportes ou resistências. O padrão gráfico de diamante aparece quando existe reversões de tendências. São parecidos com a união de dois triângulos que se iniciam com um alargamento e OCOs. Ao decorrer deste tipo de padrão o volume costuma ficar mais elevado do que a média o início da figura, e na segunda parte se torna menor pouco a pouco. Em seguida acontece sua definição e logo após, outro aumento de volume.
De fato, podemos dizer que um dos maiores benefícios que os padrões de gráficos trazem para os investidores e negociantes é a identificação de mudanças que ocorrem muito rapidamente. Ainda sim, devemos destacar que, embora o diamante seja um padrão de gráfico, ele está longe de ser um padrão comum. Sua evolução depende de mercados que estejam ativos e é bastante raro vê-lo ocorrendo como uma reversão de fundo. Seu volume costuma se tornar maior na primeira metade, e menor na segunda, ampliando-se assim em relação a perfuração. Ele é bastante parecido com as formas de um triângulo ou ombro e cabeças. É observando o ponto de perfuração que veremos os preços se movimentarem.
Como interpretar o gráfico de diamante
O gráfico de diamante costuma apresentar um padrão descrito como cabeça ou ombro com um pescoço em forma da letra “V”. Depois de algumas oscilações passa a ser uma espécie de triângulo. Sua forma costuma ser bastante perfeita e quase nunca assimétrica. Sua formação está ligada a distribuição forma-se no topo. Não estamos falando de um padrão comum neste caso, já que o padrão gráfico de diamante pode ser considerado razoavelmente raro. Para facilitar a sua identificação, basta imaginarmos uma espécie de OCO com uma linha de pescoço em formato de “V”, além da união de um triângulo duplo. Caso sua sinalização esteja no topo, ele deve ser observado como uma reversão de baixa. Em contrapartida, se sua sinalização for de fundo, o padrão gráfico de diamante pode ser interpretado como uma tendência de alta.