Você já ouviu falar, ou leu algo a respeito sobre o Relatório de Emprego dos Estados Unidos? Tanto os percentuais de emprego e desemprego dizem muito sobre como anda a situação econômica de um país. Não é atoa que existem diversos indicadores e pesquisas que tem como objetivo principal, identificar as taxas de emprego e desemprego de uma nação. Nos Estados Unidos os dois mais conhecidos e tidos como referência mundial são o Relatório de Emprego (Payroll) e o não-agrícola (Nonfarm Payrolls). Ambos indicam a quantidade de novos empregos que foram gerados nos diversos setores que alimentam a máquina capitalista e o super mercado de consumo Norte-americano. Mas para entender melhor o que é o Relatório de Emprego dos Estados Unidos, vamos para a definição a seguir.
O Relatório de Impacto sobre o Emprego dos Estados Unidos
Como mencionamos de forma objetiva acima, tanto o Payrolls, quanto o Nonfarm Payrolls compõem o indicador que representa a quantidade de empregos novos que são gerados no país. Todos os setores da economia, são levados em consideração, exceto servidores públicos como militares, e outros casos similares. Vale ressaltar que atualmente tal indicador é o mais importante que trata do tema e serve como uma espécie de termômetro da situação econômica do país. Para interpretar o resultado não é preciso de muito, já que quanto maior for o nível ou taxa de empregos novos, melhor está a situação financeira e econômica da nação.
Também não é nenhum segredo que indivíduos com salário, isto é, empregados, passam a consumir mais e consequentemente aquecem o mercado local do país, e fazem com que mais dinheiro circule no mesmo. E qual é o motivo de estarmos destacando este fato, é muito simples, os Estados Unidos são nada mais do que o maior mercado consumista do mundo. Então, podemos dizer que o consumo sem sombra de dúvidas é de extrema importância para a economia do país, já que representa uma parte significativa de seu PIB. Então, consequentemente, quanto maior for o resultado do Relatório de Emprego dos Estados Unidos, maiores serão também os níveis de consumo do mercado.
Importância deste indicador
O indicador possui um papel fundamental principalmente pelo fato de mostrar os números que irão “mover o mercado”, já que são os trabalhadores que irão produzir cerca de 80 por cento dos bens de consumo e produtos que são comprados dentro do território Norte-americano e que serão importados. Por conta deste adendo o relatório foi apelidado de ” indicador que move os mercados.” Dentre as áreas de trabalho que são consideradas no relatório estão: operadores de negócios, saúde, profissionais do mercado financeiro, profissionais que trabalham com mineração, manufatura, comércio, transporte, estoque e armazenagem, lazer como spa e esporte, construção civil e outros setores menores.
Um outro fato interessante sobre a importância do Relatório de Emprego dos Estados Unidos é que, o resultado de sua publicação costuma gerar um clima volátil na indústria de troca de moedas estrangeiras. Por essa razão, o dólar dos Estados Unidos costuma se beneficiar, ganhando mais valor em sua cotação, se comparado a outras moedas. Portanto quando o resultado do indicador é elevado, a economia dos Estados Unidos ganha como um todo, já que sua moeda se valoriza ainda mais e o mercado fica aquecido, já que os trabalhadores empregados irão ter mais gastos e consequentemente consumiram mais, trazendo mais lucro para o mercado e promovendo o crescimento econômico do país.