Na área de estudo de produção e lucro econômico existem dois tipos de custo mais importantes, o custo total médio, conhecido popularmente como o custo total, e o custo marginal. Hoje falaremos brevemente sobre o que é o custo total médio de longo prazo.
Definição de custo total médio de longo prazo
O custo médio total nada mais é do que as despesas totais divididas pelo número que representa a quantidade de bens de consumo produzidos. Logicamente que poderão haver variações de acordo coma quantidade de bens produzidos.
Como calcular o custo total médio
A fórmula do custo total médio a longo prazo é a seguinte:
Cme = CT/ Q, onde “Q” representa a quantidade saída, e “CT” o custo total.
Custo variável total versus custo fixo total
Os custos fixos totais são os custos totais suportados pela empresa para os fatores de produção fixos, tais como a renda do estabelecimento, a locação dos equipamentos e maquinaria ou, no caso de estes serem propriedade da empresa, eles, depreciação do valor, seguro e assim por diante. Os custos fixos são isentos de variações e não alteram o nível de produção da empresa.
Os custos variáveis totais, em contrapartida podem sofrer mudanças constantes, pois são aqueles custos que a empresa suporta por fatores de produção variáveis, como as matérias-primas usadas na produção, a energia necessária para operar as usinas, os salários dos trabalhadores designados à produção, as sementes e as fertilizantes utilizados para a produção agrícola e assim por diante. Ambos fazem parte do conceito de custo total médio de longo prazo.
Ao contrário dos custos fixos totais, esses custos variam em relação à quantidade produzida: quanto maior a produção, maior a disponibilidade da planta e, portanto, a energia necessária para sua operação, o uso da mão de obra e do pessoal e assim por diante, quanto maior o custo total necessário para remunerar esses fatores variáveis. Ou seja, a variação aqui é constante e parte da produção.