Valor Nominal: Entendendo o seu conceito e como calcular

Valor nominal é um termo frequentemente utilizado tanto da área de finanças, quanto em contabilidade. Algumas pessoas que estão começando a operar no mercado financeiro e não possuem muito conhecimento ou experiência tem a dúvida sobre o que é valor nominal, e no que ele difere em relação ao valor real. A diferença mais notória se compararmos um com o outro é que, no nominal a evolução dos preços na economia (o fenômeno da inflação) não é considerado. O valor nominal também pode ser chamado de “valor de face” ou “valor declarado”. No entanto a nomenclatura mais utilizada é “valor nominal”. Para que você compreenda melhor o que é valor nominal e quais são suas principais características, vamos explorar sua definição completa.

Definição de valor nominal

Para ações, é a fração do capital social representada por uma ação. O valor representativo da parte de um título serve como referência para o preço de mercado. Para títulos, é a quantia na qual os juros são calculados. O valor nominal permanece inalterado ao longo do tempo e não é afetado pela situação financeira do emissor. O valor que aparece impresso em um meio de pagamento é seu valor nominal. Isso pode ser diferente do valor do metal puro de uma moeda ou do valor de mercado do produto. Medalhas, por exemplo, por definição, não têm valor nominal.

Quando falamos sobre valor nominal de ações, só pode ser modificada por uma resolução que altere a escritura de incorporação com conseqüente divisão ou agrupamento de ações. Valor Nominal: Entendendo o seu conceito e como calcularEm economia e finanças com valor nominal (por exemplo, de um ativo, um título ou uma moeda), o valor “teórico” (ou “papel”) do mesmo ativo é indicado. É o preço teórico associado a um bem, a uma moeda e, em geral, a uma garantia. O valor nominal não coincide necessariamente com o valor de emissão (as ações podem ser emitidas por valores superiores ao valor nominal, ou seja, com um prêmio; os títulos podem ser emitidos, além do par acima, mesmo abaixo do par), nem com o valor de mercado da garantia.

Exemplos de valor nominal para nos ajudar a compreender como calcular o valor nominal de uma ação.

Exemplo 1 de valor nominal

Uma companhia que possui um capital social de $1000.000. Pode ser dividido em 100.000 ações com um valor nominal de 1000.000/100.000 = 10$ por ação ação.

Exemplo 2

Vamos imaginar hipoteticamente uma taxa fixa, com um cupom de 5,0%, um valor nominal de $100 e um preço de emissão de $100,0. A parte que assina esta obrigação terá de pagar um montante igual a $ 100,0 e receberá no momento do destacamento do cupom, com juro calculado sobre o valor nominal e igual a $100 x 5,0% = $10,0.

Agora que nós já descrevemos a definição de valor nominal, e vimos um exemplo onde a fórmula do seu cálculo é aplicada, vamos para mais informações importantes sobre o valor nominal.

Sobre o valor nominal no setor de finanças:

  • O conceito de valor nominal expressa o valor da parcela do capital social (ação) ou empréstimo (obrigação ou título do governo) que  representa.
  • As ações sem valor nominal são um dos tópicos onde existe um conhecimento que não podemos ignorar se quisermos desenvolver uma certa formação da cultura financeira.
  • No contexto de um aumento de capital, a diferença entre o valor nominal e o valor real de uma ação é chamada de prêmio. Um dos critérios pelos quais os elementos de capital de uma empresa podem ser avaliados é o de valor nominal. Esse aumento é uma função de quanto o valor da sociedade aumentou ao longo de sua vida. É um valor já expresso em moeda: por exemplo, o valor estampado em notas e moedas, que está escrito em cheques e letras de câmbio.
  • O critério do valor nominal em finanças é normalmente utilizado na avaliação do dinheiro em caixa, contas correntes bancárias e postais, dívidas e contas passivas.
  • Os recebíveis e letras de câmbio, em vez disso, são normalmente avaliados com base no valor de realização presumido.
  • Esse valor pode ser diferente do valor de mercado, que expressa o valor reconhecido pelo mercado para aquela empresa/título e, portanto, o preço pelo qual o ativo é realmente trocado.
  • A fórmula do valor nominal é uma das mais simples e mais amplamente utilizadas em todo o mundo.
  • Mais útil do ponto de vista puramente didático, comparado com o mais prático que é típico daqueles que investem em ações, este argumento, apesar da intervenção realizada, em várias ocasiões, pelo legislador, sofre de uma certa dificuldade em determinar um preciso definição, bem como na indicação de exemplos práticos que possam esclarecer o próprio conceito
  • Valor nominal em finanças (dos títulos) representa a parcela da dívida indicada na obrigação e sobre a qual os juros são calculados. Para ações, é a fração do capital social representada por uma ação.
  • Para títulos, é o valor pelo qual o emissor se comprometeu a reembolsar o título no vencimento e é o valor sobre o qual os juros são calculados.
  • As obrigações são instrumentos de crédito que atribuem ao detentor o direito de cobrar, no termo do preço de resgate indicado na obrigação, ou seja, o montante pago pela empresa pela extinção da obrigação, que geralmente coincide com o valor nominal, mas pode ser ainda maior se incluir um prêmio de reembolso.
  • O valor nominal pode ser tido também como o  valor que o emissor de um título se compromete a pagar no final do empréstimo.
  • O esclarecimento é útil observar que uma obrigação pode ser emitida ao par, acima do par ou abaixo do par.
  • O valor nominal ou o significado de valor nominal também pode ser o valor de um título igual ao valor que será devolvido ao investidor no vencimento.
  • Não deve ser confundido com o preço do título, que aumenta e diminui de acordo com os fatores de oferta e demanda. Aqui o rendimento coincide com o cupom separado em uma base anual.