Você já ouviu falar sobre o que é PPI dos Estados Unidos? O PPI ( Índice de Preços ao Produtor) é um indicador que consegue medir como anda a inflação, porém do ponto de vista, isto é, da perspectiva dos preços para o produtor. Este índice é considerado um dos mais avançados no que diz respeito a calcular e conseguir uma medida para os níveis de inflação. Além deste ser considerado um dos mais avançados, também é tido como um dos mais utilizados, em razão de sua facilidade para ser calculado e aplicado.O índice é medido todos os meses, para que um mês possa ser comparado ao outra, e para que assim, o governo, os bancos e as empresas consigam ter uma idéia das variações que ocorrem no decorrer de um ano, e como a inflação tem se movimentado, se positivamente ou negativamente.
Muitos se perguntam, qual é o Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos Estados Unidos? Para conhecer essa resposta e muitas outras de grande utilidade, vamos para as próximas explicações.
Definição de Índice de Preços ao Produtor (PPI)
O índice Preços ao produtor, conhecido também por sua sigla original PPI é um indicador muito utilizado que calcula de uma certa forma a inflação, pois mede a variação dos preços que são enviados para os produtores locais do país, que produzem bens de consumo e serviços. Esse indicador faz a medição de tais preços de acordo com a visão do produtor e não do consumidor final. Através do mesmo, três setores de produção são avaliados: As companhias do setor da indústria, os bens de consumo de base, e as companhias fundadas em sua etapa de processar. Basicamente esta é a definição de Índice de Preços ao Produtor (PPI) em uma perspectiva mais objetiva.
Sempre que o produtor local de um país tem que pagar mais caro por um bem de consumo ou um serviço, eles acabam consequentemente aumentando a elevação das despesas, isto é, o custo das mercadorias para a população local que é a principal consumidora. Por essa razão o PPI é tido como um indicador de nível avançado que consegue medir a inflação e os preços que chegam para o produtor. Um adendo interessante para auxiliar na interpretação do índice de Preços ao produtor (PPI) é que caso os preços sejam muito maiores do que o esperado, isso significa que os mesmos podem ser considerados altos para o dólar, porém em caso de valores muito baixos, se comparado ao esperado, tais valores devem ser considerados negativos e inferiores para o dólar.
Índice de preços ao produtor dos Estados Unidos
O Índice de preços ao produtor dos Estados Unidos é um dos indicadores mais utilizados, porém não somente pela população Norte-americana, como seus economistas, investidores e profissionais do mercado financeiro. Ele é um índice amplamente utilizado em todo o mundo. E a razão disto talvez seja um dado óbvio, a economia dos Estados Unidos, em especial a que vive do consumo, é atualmente a maior do mundo, e isso se dá não somente a sua grande população e território, mas principalmente por conta de seu sistema de capitalismo, que muitas vezes foi apelidado de “capitalismo selvagem”, por incentivar o consumo desenfreado a todo e qualquer custo. Como os Estados Unidos são uma das economias mais poderosas do globo, consequentemente eles possuem também mais força para influenciar e impactar a economia global.
Então quando os investidores de outros países fazem no uso desse índice, eles estão tentando entender na verdade as variações que ocorrem mensalmente nos preços nos EUA, já que o Índice de Preços ao produtor (PPI) é um excelente medidor da inflação Norte-americana. Qualquer variação no valor do dólar, e neste caso conta também as mudanças que ocorrem em função da moeda ter sido impactada pelo valor da inflação, afeta diretamente os mercados financeiros ao redor do mundo, assim como o valor da moedas, e o preço de bens de consumo e ativos de extrema necessidade e valor, como é o caso do petróleo.
O valor do petróleo ainda está intimamente ligado ao dólar, inclusive existe o termo “petrodólar” que é utilizado para referir-se ao petróleo como um ativo diretamente conectado ao dólar, já que ainda nos dias de hoje, quase todas as transações de compra ou venda de petróleo do mundo são realizadas através do dólar. A China, a Rússia e outros países, têm tentado desvincular o dólar do petróleo, através de transações utilizando outras moedas. O Irã por exemplo, já não utiliza mais o dólar em suas operações de venda de petróleo, e com as fortes sanções impostas pelo presidente Trump, o país, que é grande produtor do ativo, além de ser o maior produtor de gás natural do mundo, tem ainda mais motivos para evitar colocar o dólar como a moeda base em suas transações.
A utilidade do IPP dos Estados Unidos
Muitas pessoas que estão começando a operar dentro do mercado financeiro, já deve ter se deparado com algum tipo de notícia informando o que é PPI dos Estado Unidos. Como informamos acima, tudo o que ocorre na economia Norte-americana, e em especial as variações de preços, gerada pela inflação, terão efeito direto e indireto no resto do mundo. Se você é um investidor que opera na Bolsa de valores ou tem a intenção de tornar-se um no futuro, este índice será de muita utilidade. Saber se existe uma tendência que mova o dólar para um subida de preço ou para uma queda de preço faz toda a diferença na hora de negociar ativos. Além do mais, os investidores precisam ficar atentos e aprender a conhecer a fundo como o mercado se comporta.
Os Preços ao produtor (PPI) – Estados Unidos são uma excelente forma de tentar a partir dos seus resultados mensais, especular o que pode acontecer nos próximos meses, se a moeda Norte-americana apresentará uma subida ou queda em seu valor, e quais serão os níveis de inflação do país. Muitas vezes, conforme os resultados O Banco Central Norte-americano, mais conhecido como Fed acaba intervindo no preço do dólar através de políticas, como por exemplo a emissão menor anual da moeda, ao imprimir meno notas do que o que estava planejado, criando assim uma demanda maior do que a oferta de dólares dentro do mercado. Então, podemos dizer que o PPI dos Estados Unidos, de fato é um medidor de muito importância.