Conheça mais detalhes sobre a conta T e como utilizá-la

Todos que possuem empresa e estão sempre buscando saber como ocorre a contabilidade de sua companhia, ou então, aqueles que possuem interesse em contabilidade, setor econômico ou mundo financeiro no geral, já devem ao menos ter ouvido falar da conta T.

Em uma concepção mais básica, a conta T seria uma ferramenta para lhe dar suporte, e para lhe ajudará compreender como as operações de uma companhia ou instituição são realizadas de acordo com a sua área de contabilidade. Mas é claro que sua definição é muito mais abrangente e complexa, englobando uma série de detalhes importantes, que fazem toda a diferença.

O que é a conta T

Muitos especialistas em contabilidade costumam também chamar a Conta em T de gráfico de T, ou estrutura da Conta T, em razão de seu formato. É neste gráfico onde os contadores colocam todas as informações da área financeira na empresa, e seu formato facilita todos os lançamentos da contabilidade. Do lado esquerdo por exemplo, são efetuados os lances das diminuições, isto é dos débitos, daquilo que a empresa deve. E já do lado direito são realizados os lances relacionados ao crédito, ao capital, patrimônio líquido da empresa, ou seja, quando os ativos se tornam menos, o crédito que a companhia possui. E deste formato que se origina o nome “T”, fazendo alusão a forma da letra “T”.

Em uma síntese, os razonetes possuem muita relevância, em especial para a aprendizagem, pois ele promove a compreensão acerca de como as transações de uma companhia, por exemplo, acontecer, em sua parte de cálculos. O local onde é extraído todas as informações confiáveis a respeito da contabilidade é um documento chamado de “balancete”, através do livro diário, que costuma guardar todos os dados e números de grande relevância.

Formas de criar a conta T

Já existe ERP que cria automaticamente a conta T, além de vir com inúmeros recursos para facilitar todo o processo, que envolve administrar a contabilidade como um todo, a etapa de escrituração fiscal e a folha de Pagamento de uma empresa. Normalmente o ERP é mais utilizado por profissionais, que realmente possuem domínio de contabilidade, como um contador por exemplo, contratado para a função de responsável pela área contábil  de uma empresa, e neste caso, toda a área, não somente a parte de caixa, por exemplo, ou unicamente a parte fiscal, mas sim tudo o que for da parte contábil da companhia.

Neste caso é muito recomendado a utilização de um ERP, já que o mesmo automatiza os processos, acelerando-o, além de possui uma quantidade enorme de ferramentas que coletam dados de extrema importância e organiza todas as etapas, facilitando consideravelmente o trabalho do contador.

Mas para aqueles que não desejam gastar mais dinheiro, que querem acompanhar de perto o que se passa no setor contábil de sua empresa, possuindo os próprios controles, sem  ter que contratar os serviços automatizados de um ERP, nós temos outra opção de como criar conta T, a planilha do Excel.

Como criar uma conta T no excel de forma automática

O livro diário é quem informa os lançamentos contábeis que irão alimentar a planilha do excel. Assim que abrir a planilha, você irá se deparar com: “Digite os lançamentos”. Ao fazer um clique nesta parte, o excel abre a planilha onde você deve preencher com os lançamentos contábeis e de acordo com as informações contidas no livro, que os chamados “razonetes” serão criados.

Em seguida clique em “gerar contas T”, onde será criada as contas T baseada nas informações do livro que você digitou. Vale ressaltar que também é possível utilizar o recurso “analisar contas T”. O excel mostra todos os gráficos de acordo com a quantidade que estão nas suas contas e a fórmula de cálculo do débito de do crédito, facilitando a compreensão, e apresentado resultados de uma forma muito organizada.

Definição

Em uma breve definição e exemplo da conta T, podemos dizer que a mesma é um recurso ou ferramenta utilizada para auxiliar a compreensão das contas contábeis de cada indivíduo ou empresa, e as consequências que cada operação gerou. A conta T promove uma organização, que faz uma espécie de síntese breve das operações. A conta é um recursos muito necessário e de extrema necessidade para aqueles que querem ter seus balancetes em mãos de uma forma rápida e bem organizada, facilitando ainda mais a organização de suas finanças. A seguir abordaremos mais sobre a estrutura que fez da conta T uma ferramenta muito conhecida e utilizadas, em razão de sua praticidade, e também abordaremos alguns exemplos úteis para facilitar ainda mais sua compreensão sobre o que é a conta T.

Exemplos de conta T

No livro diário:

20 mil reais em gastos com livros (crédito)

20 mil reais em dinheiro (débito)

No livro dos razonetes:

Para tipos variados de contas, os débitos e créditos significam o aumento ou a diminuição, enquanto que o débito deve sempre ser posicionado no lado esquerdo do “T” e o crédito do lado direito do gráfico “T”.

Conta T explicada

Se quisermos falar sobre a conta T explicada, podemos dizer que a mesma é uma conta T ou uma conta contábil nada mais é do que uma palavra de uso informal que engloba um grupo de históricos e registros contábeis que serão calculados através de suas entradas, a de crédito e a entrada de débito. Seu nome mais conhecido é “T” em razão de sua aparência, já que o seu gráfico tem a aparência exata de uma letra “T”. Este recurso é muito utilizado e proveitoso para aqueles que querem ter um controle contábil, razoavelmente fácil de ser feito e simples de ser compreendido, abordando os registros mais importantes de débito e crédito em seu gráfico.

Estrutura da conta T

Sem sombra de dúvida, um dos fatores que fizeram com que a conta T, se tornasse tão popular e utilizada, até mesmo no meio das pessoas mais leigas, que não possuem muito conhecimento sobre contabilidade, foi a sua estrutura fácil de ser compreendida. A conta T, possui esse nome, não é à toa, é em razão do formato de sua estrutura corporal, formando a silhueta de um “T”. Essa silhueta torna a aparência do gráfico muito mais simples de ser compreendido, já que se comparado a outros gráficos da área de contabilidade, que apresentam formatos muito mais complexos e de difícil análise, a conta T é muito mais acessível para o entendimento das pessoas mais leigas.

Por exemplo, Os elementos da conta T são basicamente os débitos e os créditos, onde o débito é colocado na parte esquerda e o crédito é apresentado na parte direita de cima do gráfico, formando a estrutura de cima da conta T.