Você sabe o que é retorno sobre os ativos líquidos (ROA)? Ou já ouviu falar ao menos sobre o indicador de retorno sobre os ativos líquidos? Existem muitas maneiras de uma companhia agregar mais valor ao seu lucro, como por exemplo economizar ao contrário gastos desnecessários, ampliar sua receita e assim por diante. E quando falamos sobre lucros, precisamos levar em consideração os ativos, pois ele possuem um papel fundamental nos lucros. Afinal de contas são através deles como “mercadoria”, que uma empresa lucra. Existe um indicador bastante específico chamado de retorno sobre os ativos líquidos (ROA), que aponta a capacidade que uma companhia possui em gerar lucro através de seus ativos.
Definição de ROA
O termo retorno sobre o ativo vem do inglês “Return On Assets”. Ele é um índice que aponta a rentabilidade de uma empresa. Ou seja, ele demonstra a capacidade de renda que uma companhia possui em uma ligação com os seus ativos. Através desse índice é possível ter um panorama da eficácia da administração de uma determinada companhia ao utilizar os seus ativos para produzir lucro. Resumindo, o ROA vai apontar quais foram os ganhos feitos através do dinheiro que foi investido em ativos pela empresa.
Existem outros índices de rentabilidade, como é o caso do Roa, que destacamos logo a seguir:
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Valor presente líquido anualizado (VPLa);
- Índice de custo/benefício (IBC);
- Valor Presente líquido (VPL).
Vale lembrar que o conceito de rentabilidade defende o retorno sobre o investimento que foi realizado por uma determinada companhia em um prazo específico.
A fórmula para calcular o retorno sobre o ativo
É muito fácil encontrar os componentes da fórmula do retorno sobre o ativo dentro das demonstrações econômicas de uma companhia. Seu cálculo é o seguinte:
Lucro Operacional ÷ Ativo Total Médio = Retorno sobre o Ativo
Ressaltando que o lucro operacional é encontrado dentro do Demonstrativo do Resultado de Exercício, mas conhecido como DRE. É necessário achar seu resultado anteriormente aos resultados financeiros e dos impostos. Depois basta diminuir o valor pelo imposto d e renda e a contribuição social diante do lucro. Enquanto que o número do Ativo total médio pode ser achado nos dados fornecidos pelo balanço patrimonial. O total do cálculo, isto é, o resultado é sempre em porcentagem.
Informações úteis sobre o ROA
- Quanto mais elevado for o valor do ROA, isso significa que a empresa está lucrando com seus ativos.
- Se um ativo traz um retorno inferior à média do mercado, isso significa que tais ativos não estão sendo explorados da forma correta.
- O ROA não é o mesmo em todas as empresas, por isso é sempre mais indicado que as companhias realizem o cálculo do ROA comparando com os valores dos anos anteriores da companhia, ou pelo menos com os valores de uma companhia que possua um perfil parecido e que atue no mesmo setor.
As razões principais que levam um ROA para baixo são:
- Investir em estratégias que não trabalham adequadamente com os ativos e não utilizam todo o seu potencial.
- Quando os ativos produzem muito pouco, quando não são atuais, ou seja, muito obsoletos para o mercado atual.
- Quando existem muitos gastos para a produção e demais gastos operacionais, que poderiam ter sido descartados.
- Empresas que não dão prioridade por ativos mais modernos, com técnicas de manuseio atuais e que podem ser fontes econômicas para um possível lucro.
- Empresas que muita das vezes não levam a séria uma interpretação do retorno sobre os ativos líquidos (ROA) mais exata e comprometida, disposta a fazer os ajustes necessários para melhorar seu potencial de lucro.
- Interpretar o Roa é muito fácil, se comparado com outros tipos de indicadores, já que o mesmo aponta o resultado em porcentagem, fato que facilita muito para que os investidore possam fazer outros cálculos e análises utilizando o resultado do ROA. Portanto este é um indicador bastante prático e eficaz.
Funções importantes do ROA
Dentre as funções do indicador de retorno sobre os ativos líquidos (ROA) está a medição da capacidade de alocação de ativos de uma companhia. Todo investidor que precisa decidir sobre investimentos em ativos, deve antes de mais nada fazer uma análise sobre todos os gastos e vantagens que tal negócio vai trazer-lhe. Investimentos mais positivos tem uma carteira de ativos com uma utilização muito mais eficaz e lucrativa. Ou seja, se o valor do exemplo de retorno sobre os ativos líquidos (ROA) for bom, isso é um ótimo sinal.