Talvez você já tenha lido alguma notícia que afirmava, que o índice de preços ao produtor apresentou uma queda no último ano. Mas de fato, você sabe o que é o índice de preços ao produtor (IPP)? Basicamente este índice abrange os preços da indústria extrativa e os de transformação. Mas é claro que existem outros fatores que devem ser levados em consideração, para que possamos compreender melhor como ele funciona. Por essa razão elaboramos esse presente artigo, que lhe mostrará a definição do índice de preços ao produtor (IPP) e como sua metodologia funciona.
O índice de preços ao produtor explicado
O Índice de Preços ao Produtor, conhecido também por sua sigla IPP, abrange as indústrias extrativas e de transformação. Seu foco está voltado para a medida da mudança média nos preços de venda recebidos pelos produtores do país, responsáveis pelos de bens de consumo e serviços. Ele também indica as tendências inflacionárias de curto prazo de uma nação. No setor da macroeconomia, este indicador possui um papel fundamental, pois é um ótimo recurso de análise. Ele disponibiliza informações muito úteis, que auxiliam as empresas a realizarem suas escolhas e decisões relevantes.
O que o IPP costuma analisar
Através do índice de preços ao produtor, centenas de companhias passam por uma investigação. Essa investigação checa dados como os valores dos preços recebidos pelo produtor (como sugere o próprio nome do índice), as taxas, tarifas, custo do frete, e outras informações importantes na avaliação. Cada bem de consumo precisa ser descrito, com riqueza de detalhes, desde o seu tamanho e o tipo de operação comercial. Através destes dados é possível realizar uma comparação dos mesmos com outros produtos no decorrer de um período. Então, cerca de cinco mil preços são coletados ao mês.
Funções do índice de preços ao produtor
Os preços dos bens de consumo e serviços tendem a sofrer variações, já que não são estáveis, pois a economia está sempre em movimento. Quando a variação é ascendente, ocorre uma inflação, isto é, um aumento generalizados dos preços dos produtos disponíveis no mercado. Com tantas variações, analisar a evolução de variáveis da macroeconomia se torna mais difícil. Por essa razão existem diversos índices no mercado, para promover uma análise mais efetiva.
O IPP é um tipo de índice de preços. Esse tipo de índice serve para expressar as mudanças que ocorrem no setor monetário, especificamente em relação aos produtos e serviços. Eles estabelecer uma ligação entre os preços que foram checados em períodos distintos. Dentre os índices de preços mais relevantes estão o IPC (índice de preços ao consumidor, e o IPP (índice de preços no produtor). Este primeiro, tema do presente artigo, calcula os bens de consumo e serviços finais já determinados em relação a composição, e identifica também a mudança no custo do referido cabaz entre o ano que serviu de base, e o que será levado em consideração. O cálculo da inflação também leva em consideração o seu resultado.
Já a metodologia do índice de preços ao produtor avalia a variação do valor de diversos produtos, a partir do período em que saem de seus produtores. Tal análise costuma ser realizada para um ano em específico, considerando também um ano base pré estabelecido. O índice também é avaliado um ano determinado, levando em consideração o ano base, assim como a IPC. Em uma suma, podemos dizer que o IPP desempenha uma função muito importante ao avaliar a tendÊncia de evolução dos valores executados pelos produtores. e isso possibilita uma associação de tais valores com a situação da estrutura em que os produtores estão inseridos.