Se você tem interesse em economia ou até mesmo em operar na bolsa de valores, deve ficar atento aos termos e expressões que comumente são utilizadas pelos especialistas desse setor tão complexo e interessante. Terminologias como “ativo desvalorizado” e “ativo subvalorizado” são usadas todos os dias para denominar tipos específicos de ativos que são negociados no mercado. Mas será que quando você lê a respeito desses termos sabe de fato o que é um ativo subvalorizado? Será que você conhece a fundo quais são as suas características mais importantes e o que o diferencia dos ativos valorizados?
Quando mais conhecimento você tiver sobre a linguagem que é utilizada no setor em que opera ou possui algum tipo de interesse, mais chances de sucesso em suas negociações você terá.
O conceito de ativo subvalorizado
O termo “ativo subvalorizado” é uma tradução do termo original na língua inglesa “Undervalued asset”. E pensando em lhe ajudar em sua trajetória, que decidimos explicar de uma forma simples a definição de ativo subvalorizado. A expressão é utilizada para classificar ou categorizar um título ou investimento que está passando por um processo de venda com um valor abaixo do que ele vale no mercado, ou do que foi investidor para que o mesmo fosse adquirido. É claro que se tratando de mercado econômico, tudo implica riscos. Até mesmo um ativo valorizado pode ser depreciado, ou um ativo subvalorizado pode ser apreciado. Ou fator é que não existe uma forma exata para indicar o valor de uma ação, por exemplo. Então, neste caso os estudos para deduzir um valor são de extrema importância e ajudam os investidores a chegarem em um número próximo.
faz parte de um conceito que aborda os investimentos em valor. Muitos investidores optam por realizar investimentos em contramão ao que o mercado indica, tomando decisões baseadas em suas próprias conclusões. Algumas pessoas por exemplo não gostam de bebidas alcoólicas, então optam por não investir em ativos dessa natureza, mesmo que existam fortes evidências que esse tipo de ativo pode ser bastante lucrativo.
Como identificar uma ação ou ativo subvalorizado
Para encontrar uma ação subvalorizada, por exemplo, é preciso realizar uma análise em relação às demonstrações econômicas da companhia, bem como seu conceito, fluxo de caixa, o que recebeu através de seus ativos, qual é sua renda em lucro, como a companhia administra seu capital, para que dessa forma seja possível apontar o preço da ação. A compra de ativos subvalorizados é uma estratégias que muitos investidores utilizam, e teve origem com Warren Buffet. A chave mais importante é vender a mesma por um valor mais elevado do que ela custo.
Mas normalmente um estoque ou volume com ativos subvalorizados costuma possuir seu valor abaixo do visto no mercado vigente. E se uma companhia tem seu valor em ação analisado como abaixo da média do mercado, isso quer dizer que sua ação não é valorizada. Por essa razão, os investidores precisam ficar atentos ao adquirir ativos. O mais indicado seria adquirir ativos que custam menos que a média do mercado, porém que apresentam fortes chances de apresentarem uma valorização no futuro, para que dessa forma, esses ativos possam produzir algum tipo de lucro para seus proprietários. Então é um significado de ativo subvalorizado, podemos dizer que o mesmo é aquele que apresenta um valor abaixo do valor da média que encontrarmos sendo ofertado no mercado.
Ativos subvalorizados versus ativos valorizados
Uma ação subvalorizada é como uma página aberta para diversas interpretações e entendimentos. Já no caso do ativo supervalorizado ou valorizado a situação é um pouco diferente, pois ele possui um valor acima do que é encontrado no mercado E muitas vezes possui um valor acima do que é identificado que realmente vale. Então a diferença mais básica e importante entre ativos subvalorizados e ativos valorizados está em seu preço, quando comparado ao preço médio disponível nas ofertas no mercado.
O ativo valorizado tem um valor maior do que a média, enquanto o ativo subvalorizado possui um valor abaixo da média. Porém em ambos os casos seus preços podem sofrer alterações, devido a diversos fatores, dentre eles a quantidade de oferta e procura por tais ativos. Por esse motivo, realizar análises é tão fundamental para aqueles que querem se aventurar no mercado da bolsa de valores. Pois praticamente quase nada é imutável, tudo está sempre em constante movimento, e um ativo que possui um valor hoje, talvez não tem esse mesmo valor no dia de amanhã.
Ativos subvalorizados como uma estratégia de investimento
O que muitos investidores optam por fazer é: investir em ativos desvalorizados, isto é, que custam menos no mercado, isto é, que custa abaixo do preço da média, como uma forma de investimento. É claro que não é algo sábio investir em um ativo, somente em razão de seu baixo custo. É preciso chegar a um entendimento se aquele tal ativo tem chances de se valorizar em um futuro a curto, médio ou longo prazo. Por essa razão também é tão importante ter acesso a uma explicação sobre ativo subvalorizado.
Mas quando as análise são feitas da forma mais correta, é possível fazer a compra de ativos subvalorizados como uma maneira de investir e conseguir um lucro no futuro. Vale ressaltar que este tipo de estratégia é para investidores com mais paciência, que não esteja buscando uma forma de lucro tão rápida. Pois é preciso esperar que o ativo ganhe valor, para que possa ser vendido e gerar renda. Existem investidores, que quando se deparam com o aumento do valor de tal ativo, decide continuar com o mesmo e investir ainda mais. Tudo vai depender do perfil do investidor e de como ele avalia o ativo.
Métodos que avaliam o potencial de um ativo
Uma vantagem do mundo moderno e da tecnologia é que ficou muito fácil e acessível encontrar métodos e cálculos que ajudam o investidor a chegar a tão desejada concluse sobre o perfil do ativo, se o mesmo pode lhe render um lucro favorável no futuro ou nao. De fato um ativo subvalorizado pode ser a causa de muito preocupação para um investidor. Mas essas preocupações podem ser minimizadas através de métodos como o value investing, que ajuda a prevenir a compra de ativos que são considerados subvalorizados, e mais do que isto, que não apresentam chances consideráveis de trazer um retorno positivos para seu proprietário. Os ativos subvalorizados são a prova de que nem sempre tudo é completamente exato, e muita das vezes o mercado exige uma espécie de feeling ou timing do investidor na hora de tomar suas decisões, além de muito estudo acerca do que opta para investir.
FAQ sobre ativos subvalorizados