Você sabe o que é o mercado à vista de ações? Estamos falando de todas as operações ou transações de compra de ações que são feitas através de uma Bolsa de valores, cujo preço é estabelecido através de um pregão. Mas o que é de fato um pregão? Esse termo bastante utilizado refere-se a uma espécie de “janela” ou sessão onde as negociações de compra e venda da bolsa de valores são realizadas. Trata-se de uma modalidade de licitação em muitos países como é o caso do Brasil. Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas (empresas) podem participar dos pregos, e por tanto ter acesso ao mercado a vista de ações. A seguir veremos a definição e como é o funcionamento do mercado à vista de ações.
Definição de mercado à vista
Agora que já aprendemos o básico sobre o que são os pregões, ficará mais fácil compreendermos a definição e o funcionamento do mercado à vista de ações. Como os pregões estimulam a competitividade dentro da bolsa de valores, as transações do mercado à vista se tornam cada vez mais comuns. O termo à vista em inglês é “cash market” e faz referência às transações de compra e venda que são realizadas através dos pregões das bolsas de valores, e que cujos preços são estabelecidos através das forças de procura e oferta. Portanto, quando maior for a produro mais altos serão os preços, ao passo que, quanto maior for a oferta no mercado à vista, mais em conta serão os valores.
Mercado à vista versus mercado de futuros
O mercado à vista se for analisado parece ser um dos mercados mais simples de operar, já que logo três dias após o pagamento, vendedor deve entregar as ações, portanto, trata-se de um mercado ágil e de fácil trato. Além do mais, em boa parte dos países ao redor do mundo, as negociações que são realizadas através desta indústria costumam ocorrem por intermédio de sistemas eletrônicos. Mas qual a diferença entre o mercado à vista e o mercado futuro?
Quando falamos sobre mercado de futuros, referimo-nos a um tipo de mercado um pouco distinto, pois os contratos serão liquidados somente no futuro, ou seja, a ação ou o que for vendido somente irá para as mãos do comprador em uma data futuro, conforme o que for estabelecido previamente no contrato da negociação. E para que este tipo de operação seja justa e segura para ambos os lados, uma série de medidas cautelosas devem ser tomadas. Por exemplo, o preço deve ser fixo, porém as variações das taxas de juros que podem ocorrer no decorrer do contrato também devem ser consideradas.
Uma cobertura ou margem (depósito de garantia) também podem ser exigidos do comprador, para que o vendedor tenha uma certa segurança de que não perderá com a negociação caso o comprador não cumpra com todas as exigências até a liquidação do contrato. Essas características básicas já nos dão uma idéia de quanto o mercado á vista é muito mais simples de ser operado.