No Brasil o dia 13 de agosto é reservado para comemorar o dia do economista. Mas será que todos nós sabemos o que faz um economista? Que a profissão é uma das mais importantes não somente para o setor financeiro, mas para o equilíbrio das finanças de um país como um todo não é nenhum segredo. No entanto existem diversas atribuições que são responsabilidade de um economista, e no caso, algumas delas não são tão óbvias como a maioria de nós pensa. Os bons economistas possuem um papel fundamental da construção de um país mais desenvolvido, por exemplo. É possível encontrar os profissionais economistas é diversos setores da sociedade, como por exemplo no governo, na indústria, na área de serviço, na agricultura e muitos outros.
Através deste presente artigo, iremos discutir a importância que o economista tem para a sociedade, e mais do que isto,abordar todas as competências e responsabilidade da profissão de economista.
Afinal, o que faz um economista?
Algumas profissões, como a de média, o professor ou o advogado possuem um perfil que nos facilita a compreensão de quais são as suas verdadeiras competências. No entanto, como a profissão de economista possui diversas facetas, talvez se torne um pouco mais difícil de entender o que faz de fato um economista. Um economista pode atuar tanto no setor público, auxiliando o governo em tudo o que diz respeito à economia, quanto no setor privado, e neste caso estamos falando sobre empresas que operam na bolsa de valores, no setor de agricultura, com análise financeira, e uma série de outros fatores. Portanto, cada economista vai escolher a área que prefere atuar e buscar as devidas especializações.
Nível microeconômico em empresas
Desde a gestão de orçamento, despesas e receitas, até a operação a nível microeconômico, por intermédio das empresas privadas, um economista pode realizar um trabalho de gestão de custos, controladoria, planejamento estratégico de uma determinada empresa ou grupo empresarial, bem como outras atividades inerentes a uma companhia.
Como autônomo
Existe ainda o trabalho de consultoria, onde o economista pode trabalhar como autônomo oferecendo serviços de consultoria e análise para empresas. De fato alguns profissionais dão preferência por atuar desta forma, dado a liberdade que esta modalidade proporciona, onde o profissional é o “próprio chefe” e “dita a próprias regras”, como horário, tipos de serviços prestados e etc. Dentre as áreas de consultoria estão: perícia econômica, gestão de custos, cálculos trabalhistas, planejamento estratégico, formação do preço de venda, treinamento de equipes.
Nível macroeconômico
Além do setor privado, um economista também pode exercer cargos relacionados ao comércio exterior, bem como gestão de superávit do governo, taxa de juros, de troca de moedas estrangeiras e assim por diante. Podemos observar então, que as oportunidades de emprego de economista são diversas, e que tudo vai depender da preferência de cada profissional.
A média salarial de um economista
Óbviamente a média de salário de economista vai depender do país onde ele trabalha, de sua formação acadêmica, tempo de experiência e área em que atua em economia. No entanto, o salário médio nacional de um Economista no Brasil é de R$6.872. Logicamente um economista Júnior e um sênior irão ganhar valores diferentes. fatores como o tempo de experiência e a área em que o profissional escolher se especializar fazer toda a diferença. O setor de troca de moedas, por exemplo, é uma área que costuma pagar valores bastante positivos. Por essa razão, se você está cogitando escolher a graduação de economia, estude também o mercado, para saber quais são as suas chances de acordo com a área.
A profissão de economista e a sociedade
Não é difícil conhecermos nomes de economistas famosos, que vimos com frequência apresentando suas análises e perspectivas para o futuro da economia do país. Portanto, podemos identificar a parti deste tipo de atuação, que um economista faz muito mais do que administrar custos de uma empresa ou um governo, ele pode também alertar a população a compreender melhor como se encontra o quadro econômico de seu país. Ele nos ajuda a entender o que pode ser feito, por exemplo, por parte das autoridade, para que a economia de uma nação ganhe mais estabilidade,ou consiga, ao menos, controlar, por exemplo, uma realidade marcada pela alta inflação. Além do mais, nós sabemos que nossos governantes na maioria dos casos, não são as pessoas mais adequadas para entender o panorama econômico do país.
Então eles tem aos economistas para recorrer, em busca de política monetárias que podem enxugar os gastos financeiros a fim de conter o descontrole em relação a dívidas. A análise economia é mais do que fundamental para que um governo consiga colocar sua situação econômica “nos trilhos”, ela é a peça essencial que um governo possui para consertar erros do passado e uma situação econômica ruim. Existem, por exemplo, diversos economistas Angolanos que procuram fazer análises da situação atual da economia local, como é o caso do profissional João Neves. Portanto, está análise é um instrumento muito eficaz na realização de políticas que visem estabilizar a situação da moeda local, bem como todo o contexto econômico de uma nação.
A importância do economista
Do nascimento da ciência econômica aos mais recentes desenvolvimentos teóricos: o pensamento dos grandes economistas do passado, as revoluções científicas, o florescimento de idéias, os eventos históricos que os geraram, a maneira como eles lutaram, a economia de livre mercado pensamento socialista. Os economistas têm a licença para “passear” por todos estes assuntos e nos dar um “norte” sobre a nossa história e sobre o que pode ser feito no presente, para que o futuro não seja comprometido negativamente. Desde a atuação na macroeconomia, até na ajuda que os economistas dão para que as empresas possam traçar estratégias mais adequadas, um economista possui uma diversidade ampla de campos de trabalho.
O importante é valorizarmos o trabalho de um economista ético, como um agente de extrema importância para a melhoria da sociedade em que vivemos, já que praticamente tudo que nos cerca no mundo moderno, passa diretamente pela economia, Se a economia vai bem, o país tem muito mais chances de se desenvolver, tanto financeiramente, quanto socialmente, desde que este crescimento acontece de forma igual, isto é, que não fomente ainda mais a desigualdade social, que já possui níveis enormes ao redor do mundo. Portanto, ser um economista é poder “navegar” nos mais diversos níveis da economia, tanto macro, como micro, e contribuir de uma forma para o desenvolvimento por intermédio da análise técnica da mesma.balho e a base média salarial para diferentes perfis de economistas