Você sabe o que é uma posição? Existem alguns termos que são considerados básicos e essenciais para o universo das negociações. Um deles é a posição. A posição de um trader faz toda a diferença e seu conceito pode ser bastante amplo, a depender do ponto de vista em que estamos observando ou focando. Quando falamos “o trader mudou de posição”, a frase em questão está relacionada a mudança de status ou estratégia. No entanto,quando mencionamos a seguinte sentença “Gustavo abriu uma posição”, neste caso estamos querendo dizer que Gustavo iniciou uma negociação de um determinado ativo. Porém, hoje não iremos falar sobre o segundo contexto, mas sim o primeiro, que está diretamente ligado aos interesses dos investidores e negociantes. A própria Universidade de Harvard realizou estudos que comparam ambos os valores e o resultado ficou bastante interessante.
A seguir explicaremos de forma simples o que é uma position trading (posição de negociação).
O que são posições em negociação
O conceito de posição é bastante simples. Existe inclusive um método desenvolvido pelo Universidade de Harvard, que citamos brevemente em nossa introdução, que ensina a diferenciar os interesses das posições em uma negociação. Uma estrutura de negociação em que as partes envolvidas (pessoas, grupos, funções ou organizações) tendem a encontrar um acordo através de uma mudança progressiva de sua posição, geralmente caracterizada por uma única variável (preço, tempo, escasso reembolso em geral). Milhares de posições são negociadas todos os dias nos diversos mercados financeiros que existem. Neste contexto, podemos dizer que uma posição pode ser tanto uma negociação que se inicia ou encerra-se, quanto o próprio status de uma negociação.
Em uma definição de position trading (posição de negociação), podemos dizer que: Uma posição no mundo das negociações em um contexto mais generalista está diretamente ligada a forma concreta que um determinado acordo, contrato assume. A negociação de posição não exige uma longa preparação e o resultado é um compromisso, alcançado em virtude da necessidade de se chegar a um acordo: geralmente deixa as partes insatisfeitas ou não completamente satisfeitas, pois não vem com uma revisão do objetivo inicial. aceito como válido.
Vale lembrar que neste caso estamos falando em um contexto muito mais generalistas, já que cada mercado financeiro dará seu próprio sentido a palavra “posição”, embora tais sentidos serão parecidos em si, como é o caso do mercado de troca de moedas estrangeiras (Forex, o Foreign exchange) e a própria bolsa de valores.
Position trading explicado
Se levarmos em consideração os múltiplos significados que a palavra possui, uma position trading (posição em negociação) explicada pode ser descrita das seguintes possíveis formas:
- O ato de está localizado ou está localizado em algum local, status, ou ponto; tomar partido a favor ou contra;
- Ocupar um determinado lugar em um contrato, negociação, acordo;
- Ter uma situação ou condição específica em uma negociação e a mais conhecida, bolsa de valores, saldo de títulos e valores mobiliários, débito ou crédito, oriundos de operações de compra e venda.
Posições versus interesses nas negociações
O método de Harvard defende que os interesses devem ter mais prioridade do que as posições, isto é, são eles que movem suas ações e fazem as “coisas” acontecerem. Para que possamos compreender melhor o que é uma posição de negociação e o que são interesses, vamos imaginar o exemplo a seguir:
Pedro e Luís querem dividir uma laranja. Depois de pensarem bastante, concluem que a melhor solução seria parti-la ao meio. Porém, após a divisão, ambas percebem que na verdade o Luís queria somente o suco da laranja, enquanto que Pedro estava querendo somente a casca para fazer uma sobremesa. A partir deste caso já podemos concluir em relação a um princípio básico nas negociações: Não sabemos sempre o que o outro deseja, além do mais, também não é sempre que ambas as partes possuem o mesmo desejam. Outro fator que precisamos ter cuidado é o seguinte: Não é porque duas pessoas possuem posições contrárias que seus interesses também serão contrários, afinal de contas uma position trading (posição de negociação) não é o mesmo que interesses.
O que ocorre em muitos casos é que, muitos investidores e negociantes acabam por apegar-se a suas posições, este pode ser um erro, já que o emocional nunca debe está acima dos interesses em uma negociação, para que uma batalha de egos não se sobreponha ao que realmente importa, que é o lucro. Por essa razão é de suma relevância realizar sondagens específicas para que seja possível entender quais interesses a outra parte possui. Isto é, de qual position trading a outra parte precisa que a fará satisfeita, ou seja, quais são seus interesses mais essenciais. Além do mais, também é interessante expor seus interesses, para que a outra parte fique a par daquilo que não desejas abrir mão.
A importância das posições
A negociação é uma ferramenta fundamental que, para obter o que esperamos dos outros, nos coloca em relação a eles em formas que podem ser as mais diversas. Negociar não é uma maneira de ganhar ou perder, mas para que um determinado negócio tenha sucesso, é necessário ter conhecimento de como os outros pensam e, portanto, o respeito e a compreensão de suas visões são necessários. As posições entram neste contexto de forma direta, pois elas são os instrumentos principais em uma negociação. Devemos superar a convicção de que um negociador qualificado é uma pessoa sem escrúpulos e ética: de fato, em nossa cultura, a negociação é frequentemente associada a fraude e astúcia. Deixar claro o position trading (posição de negociação) na maioria das vezes pode ser algo necessário, neste caso na maioria das vezes, já que revela também seus interesses.
De um modo geral e resumidos, podemos dizer que existem dois tipos de negociação básicas, uma na qual as partes competem na distribuição de um valor que é considerado fixo e imutável, de modo que o sucesso de uma parte ocorre às custas da outra. Em ambas a posição e os interesses estão sempre presentes.