Você sabe o que é canal de tendência horizontal? Saber identificar tendência do mercado, ou seja, para onde ele está indo é uma das habilidades mais importantes que um trader novato deve desenvolver. Tal aprendizagem não ocorre de uma hora para outra, ao contrário, é fruto de tempo dedicado a conceitos, significados de expressões e muita prática. Quando mais o negociante estuda e experimenta, mas ele aprende e consequentemente terá maiores chances de obter sucesso em suas operações. Existem diversos tipos de tendência, como por exemplo, tendência lateral, tendência de alta e baixa, e assim por diante. Por essa razão, iremos falar sobre o canal de tendência, qual é a sua definição completa e como ele pode ser identificado.
Definição de canal de tendência
Um canal pode ser identificado através de uma linha de tendência. Muitos traders consideram os canais de tendência como a melhor estratégia de operar dentro do mercado de Forex, na bolsa de valores ou qualquer outro tipo de mercado financeiro. Dentro do mercado existem estruturas de alta e estruturas de baixa. Para identificar por exemplo, uma estrutura de alta é relevante colocar uma linha e suporte (ao encontrar fundos), e o mercado poderá fazer movimentos em um formato zig zag. Posteriormente é possível colocar uma linha de resistência. Através dos fundos que é possível encontrar as oportunidades de compra, enquanto que as chances de vendas podem ser encontradas no topo (chamada de estrutura de alta).
O canal de tendência horizontal em trading nada mais é do que, uma técnica para que uma tendência de preço possa ser projetada de forma gráfica. Ou seja, são uma maneira de exibir tendências e intervalos em um gráfico e podem indicar níveis em que o preço provavelmente reverterá a direção.Os movimentos que descrevemos acima não acontecerá permanentemente, já que em algum momento este tende a romper. Porém na maioria das vezes que ele rompe, em seguida volta no reteste (ou seja, encontra uma resistência), e em seguida uma estrutura de baixa é iniciada. Então, através deste exemplo podemos identificar uma resistência e um suporte. O trader deve ter o seu foco em comprar no suporte e vender nas resistências. Agora que nós já entramos no assunto sobre como o canal de alta tendência e de baixa são formados, vamos explorar outros aspectos.
Informações relevantes sobre como construir um canal de tendência horizontal
Para traçar um canal horizontal de tendência, primeiro precisamos entender se estamos diante de uma tendência ascendente ou descendente (tendência de alta ou de baixa). Sempre que o preço de um bem (moeda, ações, índice, etc.) é negociado dentro dos limites de duas linhas de tendência por um período prolongado, diz-se que o ativo é negociado dentro de um canal. Construir um canal em ascensão requer que o mercado crie altos e baixos mais altos em um ritmo relativamente constante e, da mesma forma, para projetar um canal descendente, o mercado terá que formar máximos mais baixos e mínimos mais baixos com o mesmo constância. Uma vez que a linha de tendência esteja posicionada corretamente, é necessário desenhar uma linha paralela com o mesmo comprimento e inclinada no mesmo ângulo da linha de tendência e projetá-la no futuro.
Um canal pode ser desenhado a partir de duas linhas de tendência ou de uma ferramenta automática dentro do seu software gráfico (plataforma de negociação). Ou seja, a formação do canal de tendência horizontal não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Quando o mercado está em tendência, a linha de tendência está abaixo da ação do preço. As linhas de tendência de baixa devem ser traçadas entre picos de resistência (ou seja, quando o mercado está em declínio, a linha de tendência aparece acima do preço. A forma mais fácil de usar um canal de negociação é assumir que o ativo negociado permanecerá dentro dos limites.