O dólar de Hong Kong é a unidade monetária na região. No entanto, o que nem todos sabem é que na China continental e em Macau a moeda também é utilizada. Outra curiosidade é que a unidade monetária está na posição de número nove no ranking das moedas mais negociadas do mundo, isso mostra a sua força perante o mercado Internacional. Não é nenhum segredo que a economia de Hong Kong vem se desenvolvendo a cada ano mais rapidamente, em especial por conta do setor de tecnologia. E este fato, sem nenhuma sombra de dúvidas impacta o dólar de Hong Kong hoje.
Valor da moeda
A unidade monetária é dividida em moedas de 10, 20, 50 cents (centavos na língua Inglesa), 1, 2, 5 e 10 dólares e notas de 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 dólares. O seu código ISO 4217 é o HKD. Um dado interessante que vale a pena ser mencionado é que Hong Kong possui o que é chamado de “economia menos restrita do mundo”, além de ser considerado atualmente como a região que possui uma das maiores economias que existem, estando na trigésima posição do ranking mundial.
Atualmente, se compararmos o dólar de Hong Kong e euro em uma cotação, 1 EUR = 8,63298 HKD e 1 HKD = 0,115835 EUR. Em razão de sua economia aberta e expansionista a região possui grandes chances de crescimento para os próximos anos, mesmo tendo atravessado a grande crise Asiática a décadas atrás. No entanto, o governo do local já deixou claro que mais do que grande crescimento, visa manter a estabilidade de sua unidade monetária como forma de equilíbrio econômico. Até o presente momento as políticas públicas mais recentes parecem estar funcionando, já que seu banco central a cada ano ganha uma posição de maior destaque entre os outros ao redor do mundo.