Saiba o que significa “dealer” e sua definição na economia

Se você tem interesse no setor econômico, seja como um estudante, investidor ou operador, já deve ter ouvido falar em dealer, dealer do mercado aberto ou até mesmo de câmbio. Então vamos aprender o que é dealer, através de uma definição fácil e objetiva.

O que é dealer

Dealer é o nome que se já para as corretoras e instituições bancárias/financeiras que operam para o banco central do país como uma espécie de ponte para o open market ou mercado aberto no português. Essas instituições possuem ligação direta com o mercado aberto e por essa razão, por muitas vezes é apelidada de dealers do open market. São essas entidade financeira, ou seja, os dealers que controlam e tentar equilibrar a liquidez da indústria aberta. Uma das formas dos dealers atuarem é através do controle da emissão e do bloqueio de capital que vai circular no mercado. Então essa é a resposta mais breve para a pergunta: O que é dealer?

Qual tipo de perfil uma instituição financeira precisa ter para poder ser considerada uma dealer?

O Banco Central é muito criterioso e não permite que qualquer instituição financeira seja considerada uma dealer, em razão das grandes responsabilidades que uma entidade dealer possui. Um dos critérios mais relevantes para que uma instituição financeira seja atestada como uma dealer é a sua idoneidade,o nível de qualidade ao prestar seus serviços e a quantidade de negociações que a mesma possui e dá andamento.

Saiba o que significa "dealer" e sua definição na economiaUma entidade considerada dealer também precisa apresentar total transparência ao disponibilizar suas informações para o Banco Central do país, pois o mesmo precisa saber da natureza de suas operações, assim como outras informações cruciais para ter certeza que essa entidade é de fato confiável e poder executar esta função apropriadamente.

Tipos de dealers

Existem vários tipos de dealers, mas vamos abordar os mais conhecidos.

Entidades que operam com o aval do Banco Central:

Dealers podem ser companhias bancárias, por exemplo, que possuem autorização do Banco Central para fazer parte de leilões sem formalidade, mas que devem tornar os leilões visíveis para as instituições bancárias.

Os Dealers que operam no mercado de troca de moedas estrangeiras:

São empresas ou entidades que operam dentro do mercado de câmbio. Também são utilizadas como uma espécie de ponte do banco Central com o mercado de troca de moedas. Eles possuem o poder de trabalhar com os valores das moedas e de dar suporte a proteção da moeda local, de acordo com a política monetária vigente no país, obviamente. Neste caso também se encontram os dealers Forex.

Pessoas que atuam operando como corretores para si ou para outros indivíduos:

Nos Estados Unidos por exemplo, um dealer é quem opera a compra e venda de produtos sem que seja necessário a intermediação por parte de entidades. Os dealers que atuam como corretores, prestando serviço para outros indivíduos são os mais populares.

O que todos esses tipos de dealer tem em comum?

Todos eles possuem a responsabilidade e o comprometimento de informar ao Banco Central todas as quantias que foram negociadas, e todos os demais dados que o Banco Central exigir, por serem importantes para a segurança das operações.